Uma das maiores dúvidas que surgem é o tempo de retorno no marketing digital. E não sem razão: Afinal, quando você adota alguma tática, é natural querer saber quanto tempo levará até ela trazer resultados concretos para a sua empresa. Esse é um dado crucial para calcular o ROI (return over investment, ou, em português, retorno sobre investimento) de qualquer atividade. Isso leva as pessoas se perguntarem: Como funciona o tempo de retorno no marketing digital? E é essa a pergunta que buscaremos responder neste artigo. Continue com a leitura para descobrir a resposta!
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Entenda como se dá o funcionamento do tempo de retorno no marketing digital
Muitos empresários se sentem frustrados após investirem em estratégias de marketing digital pela primeira vez. Isso porque eles cometem um erro grave, que é o de achar que os resultados dessas estratégias são imediatos. Assim, quando a performance não é, de cara, o que eles esperam, a frustração vem.
No entanto, é preciso analisar os resultados de uma estratégia de marketing digital de forma realista. E, isso significa entender que o tempo de retorno no marketing digital pode variar. Principalmente, de acordo com tática utilizada.
A maioria das táticas mais populares de marketing digital tendem a ser estratégias que funcionam a longo prazo. Ou seja, devem ser usadas com paciência, sem a expectativa de um retorno instantâneo. Porém, existem também ferramentas que produzem um retorno mais rápido.
A questão, então, torna-se entender bem a natureza do recurso que você está utilizando. E assim, criar expectativas de acordo com uma perspectiva realista. Por isso, a seguir, vamos explicar qual, em média, é o tempo de retorno das estratégias de marketing digital. Confira!
Tempo de retorno imediato ou a curto prazo
Pode-se definir o retorno imediato ou a curto prazo como aquele que é instantâneo ou que leva até 6 meses para ser percebido. São poucas as estratégias de marketing digital que tem um retorno tão rápido, mas duas ferramentas que devem ser consideradas que se encaixam nessa definição são: A criação de um site e de perfis nas mídias sociais.
Esses passos, apesar de rápidos, aumentam muito o alcance da sua marca na internet. Isso é muito positivo para expandir o seu público no mundo online.
Tempo de retorno de curto a médio prazo
A seguir, temos as estratégias que levam por volta de 6 a 12 meses para produzir resultados. E a ferramenta mais efetiva que é possível citar nessa categoria é o link patrocinado, também conhecido como um anúncio pago que é realizado no Google.
Campanhas de links patrocinados são muito eficazes para alcançar usuários que possam ter interesse no que a sua empresa tem a oferecer. No entanto, é preciso esperar um pouco para avaliar se uma campanha realmente fez efeito nos seus níveis de vendas.
Tempo de retorno de médio a longo prazo
Finalmente, temos as estratégias que trazem retorno de médio a longo prazo, que corresponde ao período entre 12 e 24 meses. É importante pontuar que, embora essas táticas demorem mais para fazer efeito, elas são as que têm mais chances de se manterem lucrativas por mais tempo.
São essas: O marketing de conteúdo e o SEO. Isso porque ambos os recursos abordam fatores que demoram para se modificar, como a imagem que os usuários têm da sua empresa e a visão do algoritmo dos mecanismos de busca do seu site.
Agora que você já sabe como funciona o tempo de retorno no marketing digital, é hora de investir em algumas estratégias para a sua marca. E a Agência IMMA é ideal para ajudar você nisso. Para mais informações, entre em contato e faça um orçamento!