Facebook Pixel

O que você precisa saber antes de gravar um podcast

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você já se perguntou como gravar um podcast? Se você está ingressando no marketing digital agora, é uma questão que vale a pena considerar. Afinal, o podcast é o veículo de informação do momento e sua tendência é de crescer cada vez mais.

O que você precisa saber antes de gravar um podcast Fonte: freepik.

Leia:

Mas o que é um podcast? Trata-se da transmissão de informações através do áudio. O nome “podcast” é uma fusão dos termos “iPod” (o aparelho da Apple) e “broadcasting”, que significa “transmissão” em inglês. O primeiro agregador de podcasts foi criado pelo ex-VJ (video jockey) da MTV, o empresário estadunidense Adam Curry. Ele utilizou o Applescript (linguagem de computador que age sobre a interface do sistema operacional da Apple) para realizar essa tarefa e depois disponibilizou o código na internet, para ser usado gratuitamente. Assim, outros programadores puderam dar continuidade ao seu trabalho.

O que nos leva ao nosso mundo contemporâneo, onde os podcasts são uma mídia de imenso sucesso. Em 2018, 64% de cidadãos nos Estados Unidos declararam já terem ouvido falar de podcasts. Esse número só tende a continuar a aumentar. No Brasil, a febre é intensa, ao ponto de alguns declararem 2018 como “o ano dos podcasts no Brasil“.

Os podcasts são uma mídia de imenso sucesso.
Fonte: freepik.

Diante de tudo isso, como empresário, talvez você possa se perguntar como usar o podcast como um veículo de marketing, e, então, como gravar um podcast. Nesse artigo, vamos examinar essas duas questões.

O podcast como ferramenta de marketing digital

O podcast pode ser uma ótima maneira de realizar marketing de conteúdoIsso porque gravar um podcast é uma forma de disponibilizar conteúdo relevante e de qualidade para os usuários, o que é uma característica básica desse estilo de publicidade.

Funciona da seguinte forma: através de pesquisa e análise de dados, você monta uma persona, ou seja, um cliente ideal, que corresponda a quem é o seu público-alvo. Essa persona deve conter dados como o gênero, a idade e a localização do perfil de pessoa que estaria mais interessado no seu serviço.

O podcast pode ser uma ótima maneira de realizar marketing de conteúdo. 
Fonte: freepik.

Após criar a sua persona, o próximo passo é identificar a dor da persona, ou seja, um problema que você vai se propor a resolver através da sua produção de conteúdo. Atenção: apesar do termo “dor”, esse não precisa ser um problema grave, apenas uma questão que leve o usuário a digitar palavras-chave na barra de busca, usando o Google para procurar uma solução para o problema.

Aí entra a produção de conteúdo. Esse conteúdo pode vir de diversas formas, como vídeos, textos ou aúdio. Chegamos então ao podcast: ele pode desempenhar um excelente papel para fornecer esse conteúdo.

O que considerar para gravar um podcast

Por conta de tudo isso, há algumas coisas que você precisa levar em conta para gravar um podcast.

O que considerar para gravar um podcast Fonte: freepik.

A primeira delas é estabelecer um objetivo para alcançar com esse conteúdo. Como em qualquer outra ferramenta de marketing, o podcast deve ser produzido com uma estratégia por trás. Então antes de partir para a gravação, se pergunte o que você quer atingir com aquele conteúdo. Tráfego para o seu site? Leads? Vendas? Independentemente do que for, você precisa ter em mente antes de partir para a prática.

O outro ponto que é preciso considerar para gravar um podcast é que você precisa definir seu tópico e a abordagem muito bem. Lembre-se de que as pessoas costumam ouvir podcasts enquanto realizam outras atividades. Assim, é melhor apostar numa abordagem mais leve em que o usuário não se perca se se distrair um pouco.

Por fim, tenha em mente que um podcast precisa de constância. Afinal, se alguém ouvir e gostar, a pessoa vai se interessar em ouvir mais. É preciso, então, criar um fluxo de conteúdo constante.

O que você precisa saber antes de gravar um podcast

Agora que você já sabe o que pensar antes de gravar um podcast, resta começar a gravar o seu. A Agência IMMA oferece o serviço de marketing digital para ajudar você. Entre em contato com a gente!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?