Você já se perguntou como gravar um podcast? Se você está ingressando no marketing digital agora, é uma questão que vale a pena considerar. Afinal, o podcast é o veículo de informação do momento e sua tendência é de crescer cada vez mais.
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Mas o que é um podcast? Trata-se da transmissão de informações através do áudio. O nome “podcast” é uma fusão dos termos “iPod” (o aparelho da Apple) e “broadcasting”, que significa “transmissão” em inglês. O primeiro agregador de podcasts foi criado pelo ex-VJ (video jockey) da MTV, o empresário estadunidense Adam Curry. Ele utilizou o Applescript (linguagem de computador que age sobre a interface do sistema operacional da Apple) para realizar essa tarefa e depois disponibilizou o código na internet, para ser usado gratuitamente. Assim, outros programadores puderam dar continuidade ao seu trabalho.
O que nos leva ao nosso mundo contemporâneo, onde os podcasts são uma mídia de imenso sucesso. Em 2018, 64% de cidadãos nos Estados Unidos declararam já terem ouvido falar de podcasts. Esse número só tende a continuar a aumentar. No Brasil, a febre é intensa, ao ponto de alguns declararem 2018 como “o ano dos podcasts no Brasil“.
Diante de tudo isso, como empresário, talvez você possa se perguntar como usar o podcast como um veículo de marketing, e, então, como gravar um podcast. Nesse artigo, vamos examinar essas duas questões.
O podcast como ferramenta de marketing digital
O podcast pode ser uma ótima maneira de realizar marketing de conteúdo. Isso porque gravar um podcast é uma forma de disponibilizar conteúdo relevante e de qualidade para os usuários, o que é uma característica básica desse estilo de publicidade.
Funciona da seguinte forma: através de pesquisa e análise de dados, você monta uma persona, ou seja, um cliente ideal, que corresponda a quem é o seu público-alvo. Essa persona deve conter dados como o gênero, a idade e a localização do perfil de pessoa que estaria mais interessado no seu serviço.
Após criar a sua persona, o próximo passo é identificar a dor da persona, ou seja, um problema que você vai se propor a resolver através da sua produção de conteúdo. Atenção: apesar do termo “dor”, esse não precisa ser um problema grave, apenas uma questão que leve o usuário a digitar palavras-chave na barra de busca, usando o Google para procurar uma solução para o problema.
Aí entra a produção de conteúdo. Esse conteúdo pode vir de diversas formas, como vídeos, textos ou aúdio. Chegamos então ao podcast: ele pode desempenhar um excelente papel para fornecer esse conteúdo.
O que considerar para gravar um podcast
Por conta de tudo isso, há algumas coisas que você precisa levar em conta para gravar um podcast.
A primeira delas é estabelecer um objetivo para alcançar com esse conteúdo. Como em qualquer outra ferramenta de marketing, o podcast deve ser produzido com uma estratégia por trás. Então antes de partir para a gravação, se pergunte o que você quer atingir com aquele conteúdo. Tráfego para o seu site? Leads? Vendas? Independentemente do que for, você precisa ter em mente antes de partir para a prática.
O outro ponto que é preciso considerar para gravar um podcast é que você precisa definir seu tópico e a abordagem muito bem. Lembre-se de que as pessoas costumam ouvir podcasts enquanto realizam outras atividades. Assim, é melhor apostar numa abordagem mais leve em que o usuário não se perca se se distrair um pouco.
Por fim, tenha em mente que um podcast precisa de constância. Afinal, se alguém ouvir e gostar, a pessoa vai se interessar em ouvir mais. É preciso, então, criar um fluxo de conteúdo constante.
Agora que você já sabe o que pensar antes de gravar um podcast, resta começar a gravar o seu. A Agência IMMA oferece o serviço de marketing digital para ajudar você. Entre em contato com a gente!