O que torna boa uma postagem de blog corporativo

É verdade que muitos blogs corporativos são horríveis, não só devido ao design equivocado, mas também porque geralmente quem escreve não está preparado para o trabalho. A pessoa pode até ter muito conhecimento sobre o nicho, mas não conhece conceitos básicos de marketing de conteúdo. Confira, então, o que torna boa uma postagem de blog corporativo?

Marketing de conteúdo

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Elas levam em consideração o público-alvo: descubra quem está comprando o que você está vendendo e escreva para essas pessoas. Se a sua empresa é especializada em produtos para outras empresas, por exemplo, é provável que você esteja vendendo para executivos e departamentos de compras, e não para clientes diretos, que compram em pequenas quantidades.

Neste caso, escrever um conteúdo para o blog corporativo que seja mais técnico pode ser uma boa ideia. Já se o seu negócio é para o público em geral, manter as coisas mais simples tende a ser a melhor saída.

Possuem entre 400 e 1000 palavras: as postagens do blog devem ser facilmente digeríveis durante uma pausa para café. Os leitores vão desistir de ler se eles precisarem rolar o texto muitas vezes. Para textos com mais de 1.000 palavras, pode ser interessante dividir a postagem em duas partes ou condensar algumas ideias.

Blog corporativo

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São rápidas e fáceis de ler: só porque algo é curto não significa que seja fácil de ler. Faça posts fáceis, como listas ou conteúdo em tópicos. A maioria das pessoas que leem uma publicação dão preferência àquelas que possuem palavras destacadas e conteúdos separados em tópicos simplesmente porque isso otimiza a leitura e ajuda a encontrar rapidamente o que se está procurando dentro do texto.

Têm algo interessante e útil a dizer: é certo escrever de forma simples para uma leitura rápida, mas certifique-se de que há algo interessante e útil sendo dito e que o texto está completo. Se o que você está escrevendo não ajuda o leitor a resolver um problema nem expõe uma ideia ou é informativo, talvez não valha a pena escrever sobre este assunto.

Elas não precisam ser obras de arte: provavelmente ninguém ganhará um prêmio literário por uma publicação num blog corporativo, mas isso não é um problema. Enquanto suas postagens forem úteis para os leitores, eles sempre voltarão para conferir as últimas novidades. Uma boa postagem de blog corporativo ajuda os leitores, ainda que nem sempre ocorra um reconhecimento quanto a sua importância.

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O que torna boa uma postagem de blog corporativo

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Boas postagens de blog mostram: não diga aos leitores que sua empresa é incrível. Escreva conteúdos excelentes para que esses usuários percebam e digam que sua empresa é incrível para outras pessoas. Use uma linguagem concreta e específica, apresentando exemplos ao longo do texto para criar confiança junto a seus leitores.

Título e introdução convincentes: deixe seus leitores querendo ler sua postagem imediatamente com um título convincente e um parágrafo inicial que explique o que os usuários devem esperar. Porém, nunca prometa algo que você não irá entregar. Pode ser uma ótima ideia dar um título ao texto só depois de finalizá-lo, para não cometer nenhum equívoco.

São otimizadas para SEO: não adianta ter um texto super interessante, rico em exemplos e com uma ótima escrita se ninguém consegue encontrá-lo. Para isso, é importante otimizar todas as suas publicações para SEO, utilizando palavras-chave pertinentes e populares, além de preencher todas as tags e metatags corretamente. E não se esqueça que otimizar as imagens também é fundamental.

Blog

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Incluem uma chamada para ação: mesmo que seja apenas uma chamada para comentar ou se conectar via redes sociais, postagens corporativas devem terminar com algo que leva os leitores para um próximo passo. No entanto, não peça às pessoas que comprem algo no final de uma publicação, pois isso pode fazer com que os leitores percam a confiança na sua empresa.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.