Uma maneira de aumentar sua taxa de cliques é com os Sitelinks do Google. Mas o que são os Sitelinks do Google e qual sua importância? E o mais importante: como fazer para obtê-los? São muitas perguntas e é melhor começar pelo início.
Todo mundo sabe a importância de estar no topo dos rankings dos mecanismos de busca. Isso ajuda a obter um bom tráfego orgânico, o que torna o site mais popular. E enquanto os rankings são importantes, você também precisa que mais pessoas cliquem no seu link nos resultados de busca para que seu site possa subir de posições.
O que são Sitelinks?
Os Sitelinks do Google são pequenas sub-listas que aparecem logo abaixo do primeiro resultado da pesquisa. Isso acontece muito quando procuramos por marcas ou empresas famosas. Você já deve ter se deparado com eles em inúmeras ocasiões.
Fonte: Google.
O propósito dos Sitelinks do Google é ajudar os usuários a navegar nos sites. Um usuário que procura por “Google”, por exemplo, pode não querer ver a página inicial. Em vez disso, ele pode estar interessado em ir diretamente para o Google Maps, por exemplo. Os Sitelinks removem um passo deste processo de navegação, colocando links importantes dentro dos resultados da pesquisa.
Ou seja, eles direcionam os usuários para os melhores resultados no menor espaço de tempo, tornando seu site mais proeminente nos resultados de pesquisa, o que é importante para uma marca se destacar na rede.
Sitelinks já existem há mais de uma década
O Sitelinks começaram a aparecer em torno de 2005 e, em 2007, se tornaram uma característica regular nos resultados de pesquisa, mas com um visual muito mais simples. Desde então, passaram por várias mudanças para chegar ao que vemos hoje.
Se você procurar um site novo, desconhecido ou mal otimizado, há uma boa chance do Google não mostrar os Sitelinks dele. O Google também chega a mostrar uma quantidade variável de Sitelinks e até, em certas ocasiões, uma barra de pesquisa especial para o site, dependendo de seu desempenho.
A ideia do Google é mostrar Sitelinks somente para resultados úteis e relevantes para o usuário. Se a estrutura do site não permite que os algoritmos do Google encontrem bons links para o Sitelinks, então a plataforma não mostra esses detalhes.
Por que não tenho Sitelinks no meu site?
Pode-se dizer que o Google pode não mostrar Sitelinks devido a duas razões:
- A estrutura do site não permite que os algoritmos encontrem bons Sitelinks ou
- Os Sitelinks encontrados não são relevantes para a consulta do usuário.
Embora você não possa controlar o que os usuários pesquisam, você pode criar em seu site formas de melhorar a descoberta de Sitelinks.
Mas por que os Sitelinks são realmente importantes?
Para os usuários que realizam pesquisas, os Sitelinks economizam tempo e fornecem resultados relevantes. Para os donos de sites, os Sitelinks podem oferecer alguns benefícios, tais como:
1. Melhora na CTR (taxas de cliques): além do ranking, seu CTR é um dos maiores fatores na geração de tráfego orgânico. Segundo o site moz.com, em média, os três primeiros resultados representam quase 55% de todos os cliques. Porém, quando o primeiro resultado obtém Sitelinks, que dominam a metade superior da página, o primeiro resultado obtém 20% de cliques extras.
Ou seja, se você quiser que mais pessoas cliquem em seu site nos resultados de pesquisa ou nos anúncios, obtenha Sitelinks do Google.
2. Criam mais confiança e credibilidade: os Sitelinks são uma métrica importante para determinar a confiabilidade de um site. Quando você vê Sitelinks, é um sinal de que o Google confia no site o suficiente para fornecê-los. Se você estiver procurando por um site obscuro e impopular com classificações de confiança pobres é possível que você não veja Sitelinks para ele.
O Google sabe que os Sitelinks ocupam quase todo o topo da tela, empurrando os outros resultados de pesquisa para baixo. E uma vez que o Google está empenhado em dar aos seus usuários a melhor experiência possível, jamais promoveria links que não ajudassem os usuários. O algoritmo do Google não é perfeito, ele comete erros, mas está ficando cada vez melhor com o passar do tempo.
3. Aumentam a consciência da marca e seus produtos: os Sitelinks são, geralmente, links para as páginas mais importantes de um site do ponto de vista do Google. Frequentemente, estas são páginas sobre a empresa ou produtos. Isso torna os Sitelinks uma ótima maneira de educar as pessoas sobre seus produtos e melhorar a conscientização em relação à marca.
4. Permitem aos usuários navegar em páginas mais profundas: quando um usuário visita o seu site, as chances são de que eles naveguem a partir da página inicial. Geralmente, visitam algumas páginas antes de decidirem sair. Mas será que eles vão visitar o seu blog? Ou encontrar a página de recursos que melhor converte? Provavelmente não.
No entanto, com os Sitelinks, esses links populares aparecerão nos resultados de pesquisa, direcionando o tráfego para suas páginas mais importantes. E isso ajuda a enviar tráfego para páginas que realmente oferecem melhores resultados para você (leads, assinantes ou até vendas) em vez de simplesmente direcionar pessoas para a página inicial do seu site.
Sitelinks são ótimos para tornar seu site relevante e referência em determinados assuntos. Por isso, faça o seu site se tornar popular para que as pessoas conheçam sua marca ou empresa pelo nome e pelo prestígio. Isso aumentará o número de pessoas que pesquisam sobre ela, aumentando exponencialmente as chances de obter Sitelinks. Além disso, invista em otimização porque você quer que pessoas descubram seu site com apenas uma única consulta.
Para uma estratégia eficaz no processo de captação de leads e melhora no seu posicionamento no Google, contrate uma agência especializada em otimização de sites e marketing de conteúdo. A Agência IMMA é a opção ideal para ajudar você a fazer sua empresa crescer. Um site bem otimizado pode ser o começo para se destacar antes da concorrência. Conheças os serviços da agência de marketing digital e tire todas as suas dúvidas, faça um orçamento conosco.