O inbound marketing é um estilo de marketing digital que cresce cada vez mais atualmente. Por isso, vem sendo adotado por diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas. E ele pode ser muito importante para proporcionar crescimento para a sua marca na internet. Sendo assim, neste artigo, explicamos o significado desse conceito. E, além disso, o que não pode faltar na sua estratégia de inbound marketing. Continue lendo para descobrir!
Entendendo o que é o inbound marketing
O termo inbound marketing pode ser traduzido, em português, como “marketing da atração”. E seu nome expressa bem a essência por trás desse tipo de estratégia. O foco do inbound marketing é atrair os usuários até a sua marca através de diversas ferramentas.
Nesse sentido, é importante ressaltar que o inbound marketing é bem diferente do marketing tradicional. Pois, este último tende a ser mais interruptivo. Para entender melhor, pense em um comercial de televisão, por exemplo. Ele interrompe a programação a que os telespectadores estão assistindo para tentar vender um produto ou serviço. Desse modo, ele é bem direto e tende a ser mais agressivo.
Por sua vez, o marketing da atração se baseia na ideia de deixar o cliente vir até você. Mas isso não significa deixar o cliente à sua própria sorte. Na verdade, você deve produzir conteúdo informativo e relevante que faça com que os usuários se interessem pela sua marca.
Saiba o que não pode faltar na sua estratégia de inbound marketing
Diante disso, fica claro que o inbound marketing é um tipo de marketing digital que pode ser bem útil para o sucesso da sua marca. Mas, para bons resultados, é preciso aplicar sua filosofia de forma eficiente. Existem algumas coisas que não podem faltar na sua estratégia de inbound marketing. A seguir, vejamos quais são elas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito útil para trabalhar o seu relacionamento com os seus leads, o que é crucial no inbound marketing. Afinal, não adianta apenas atrair o usuário, é preciso também manter o seu interesse na marca. Por isso, vale a pena investir em envios regulares de e-mails com ofertas de conteúdo, newsletter e o que mais for positivo para manter seu lead interessado.
Conteúdo de qualidade e relevante para o usuário
O marketing de conteúdo é o carro-chefe de qualquer estratégia de inbound marketing. Por isso, estude o seu público-alvo e descubra quais temas são relevantes para a sua audiência, para então criar conteúdo com base nisso.
O conteúdo que você criar pode ter vários formatos diferentes. Postar textos em um blog, por exemplo, é sempre uma boa ideia, mas você também pode apostar no conteúdo visual, com um vídeo, ou até em algo mais inusitado, como um podcast. Desse modo, você consegue atrair uma vasta variedade de consumidores.
Marketing da influência
O marketing da influência consiste em um contato com um influenciador digital que concorda em ajudar a promover sua marca, apresentando-a para seus seguidores nas mídias sociais. Atualmente, essa é uma ferramenta muito importante para qualquer estratégia de inbound marketing, pois tende a gerar ótimos resultados.
Monte a sua estratégia de inbound marketing com a ajuda de uma agência
Agora que você já sabe o que não pode faltar na sua estratégia de inbound marketing, é hora de começar a montar o seu planejamento. E, para isso, o ideal é trabalhar em conjunto com uma agência especializada, como a Agência IMMA. Assim, você pode contar com profissionais altamente qualificados que sabem o que incluir nas suas táticas de marketing da atração. Para saber mais, entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!