Você sabe o que é SMS marketing? Atualmente, com o grande crescimento dos aplicativos de mensagens, as mensagens de texto dos celulares, os famosos SMS, tem caído em desuso pelos usuários mobile. Quando uma pessoa quer enviar uma mensagem para alguém, ela logo pensa em “mandar um WhatsApp” e não mais em SMS.
Entretanto, a grande verdade é que o SMS marketing ainda é uma ótima ferramenta de relacionamento com o cliente para as empresas. Isso porque 90% das mensagens de texto são abertas logo nos primeiros três minutos em que são recebidas.
Além disso, há também dados que revelam que 58% dos usuários mobile acessam o celular a cada hora. São números bem expressivos e que acabam estimulando a comunicação de empresas com clientes através do SMS marketing.
Se comparados com as taxas de e-mail marketing, que muita gente ainda pensa que não funciona, os números são ainda mais empolgantes. E, no caso dos e-mails, eles podem ficar dias sem serem lidos e abertos, o que, segundo a pesquisa, é bem diferente do caso do SMS.
Saiba o que é SMS Marketing
SMS (sigla para Short Message Service) marketing trata-se de uma estratégia de marketing digital muito eficiente. Ele consiste, basicamente, em utilizar mensagens de texto no celular para que as empresas façam uma comunicação direta com o cliente.
O celular, por ser um dispositivo que as pessoas estão frequentemente usando, permite esse contato próximo com o público em diferentes períodos do dia. É uma forma eficiente de passar informações e que custa muito menos do que outras estratégias mais complexas.
Porém, se você realmente quer entender o que é SMS marketing, é preciso que saiba que ele só atenderá o objetivo final se for utilizado de maneira certa. Se abusar demais, os clientes em potencial podem se sentir desconfortáveis e você pode acabar afastando-os.
Dicas para usar o SMS marketing como estratégia para sua empresa
Evite erros gramaticais ao máximo
Se você já entendeu o que é SMS marketing e percebeu o quanto ele pode ser usado como um canal informativo, já imagina que ele não pode conter erros de gramática. Esse tipo de falha traz muitos prejuízos para sua empresa, pois sua reputação se torna negativa aos olhos dos clientes.
Antes de enviar, revise o conteúdo do SMS o máximo de vezes e, se possível, peça para que outra pessoa leia. Isso porque, às vezes, nos olhos “acostumam” com os erros e eles passam despercebidos por quem escreveu.
Se o seu SMS marketing foi enviado com erros de ortografia, isso passa a imagem de falta de profissionalismo ou, pior, podem achar que se trata de uma mensagem enganosa, como os golpes já conhecidos que são aplicados através desse canal.
Vale ressaltar que os pontos de exclamação e interrogação, cedilha, acentos, cifrão entre outros devem ser evitados também. Isso porque esses caracteres podem chegar ao usuário de um jeito diferente do que você escreveu, gerando uma certa dificuldade na leitura e entendimento da mensagem.
Seja objetivo
Se você sabe o que é SMS marketing, sabe também que ele precisa ser objetivo. O que você tem de espaço para criar o texto da sua mensagem gira em torno de 160 caracteres. Com um espaço tão pequeno, é sua obrigação ir direto ao ponto com seus clientes.
Esse é o famoso caso do “menos é mais”. Utilize essa ferramenta para propagar mensagens curtas que tenham um objetivo bem delimitado.
Tenha sempre um CTA
Alguns profissionais de marketing que usam o SMS marketing acabam cometendo um erro grave que deve ser evitado. Por saberem da restrição de caracteres e que a mensagem deve ser curta, acabam ignorando o uso do call to action, ou CTA, que são as chamadas para ação.
Mesmo sem muito espaço, é preciso dar ao cliente um norte do que fazer assim que terminar de ler aquela mensagem, a menos que o SMS seja apenas para informar. Fora isso, é preciso pensar em expressões como “compre agora” ou até mesmo o clássico “clique aqui”.
Quando uma estratégia é construída por alguém que sabe bem o que é SMS marketing, os CTAs serão devidamente usados e da forma certa. O uso dessas expressões simples pode mudar significativamente as taxas de conversão.
Saiba respeitar os horários certos
Já pensou se depois de uma semana cansativa de trabalho, você quer dormir um pouco mais no final de semana e uma empresa te acorda com um SMS às 6h da manhã? Bem desconfortável, não? Por isso, saiba respeitar os horários ideais de envio de um SMS marketing.
Ainda que você veja a sua informação/oferta com algo muito importante e imperdível, se você envia algo na hora errada, o cliente ficará aborrecido por ser incomodado em um momento inconveniente e nem dará a atenção que você espera para sua mensagem.
Sendo assim, tenha bom senso e escolha o horário apropriado para realizar os envios. Uma boa dica é aproveitar os horários comerciais e os dias úteis.
Faça uma segmentação do seu público
Entender o que é SMS marketing é também saber como segmentar o seu público. Crie mensagens específicas para cada tipo de público, considerando sempre seus interesses e características.
Faça uma segmentação das mensagens a partir da interação dos contatos com seus produtos. Aproveite os gatilhos criados em cima de cliques em determinados links dos seus e-mails marketing ou para usuários que preencheram um formulário em seu site.
Ao utilizar esses e outros dados para o desenvolvimento de mensagens segmentadas, você dá informações específicas para cada faixa etária, sexo ou público de determinada localização.
É muito fácil entender o que é SMS marketing. Entretanto, é preciso sabedoria para utilizá-lo e contar com quem entenda do assunto. A Agência IMMA, agência de marketing na internet, realiza o envio de SMS marketing e pensa em estratégias ideias para o seu negócio.
Se está buscando por esse serviço, entre em contato e faça um orçamento.