O que é SEO: saiba mais sobre essa importante técnica

Hoje em dia, navegar pela internet é algo que faz parte da vida das pessoas. Seja para uso pessoal ou para trabalho, a web está presente na rotina de todos nós. Por esse motivo e com toda essa presença online crescendo em todos os sentidos, é importante saber o que é SEO. Não está familiarizado com esse termo ainda? A Agência IMMA explica tudo para você!

Entenda melhor o que é SEO

Você já pode ter ouvido falar que “SEO é otimização”. Sim, é isso. Entretanto, para que você entenda o que é SEO, primeiramente é preciso saber o que esse termo significa. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou, em tradução livre, Otimização para Mecanismo de Busca.

O que é SEO: saiba mais sobre essa importante técnica

Fonte: Freepik

Ok, demos o primeiro passo. Mas, agora que você já sabe a sigla, ainda há uma dúvida permanente. Afinal, o que é SEO realmente e para que serve? A resposta é bem simples e fácil de entender, ainda mais para quem está super antenado no mundo da internet. Basicamente, o SEO trata-se de técnicas utilizadas nos sites para que eles sejam melhor ranqueados nos mecanismos de buscas, como o Google. Isso é otimização!

Para sites de negócios, o SEO é fundamental. Afinal, qual a empresa que não quer aparecer primeiro nos resultados de uma busca? Na otimização de sites, as estratégias adotadas devem ser as melhores possíveis. Assim, mais chances aquele site terá de aparecer nas primeiras páginas de uma determinada pesquisa. Dessa forma, aparecendo primeiro, o site também adquire mais acessos, gerando mais tráfego.

Saiba como o Google funciona

Para entender o que é SEO e traçar estratégias eficientes para o seu site, é necessário saber como o Google funciona. As buscas nesse mecanismo de pesquisa são divididas em dois grupos. O primeiro grupo é o dos resultados orgânicos, que não custam dinheiro para quem aparece. Já o segundo é o grupo dos resultados pagos, onde é necessário pagar para aparecer.

Saiba como o Google funciona

Fonte: Freepik

Resultados pagos aparecem logo no topo da página. Eles são sinalizados com uma marcação verde onde vem escrito “anúncio” ou “Ad”. Para estar no topo e ocupar esses espaços de resultados pagos, as empresas pagam por cada clique que recebem. Esse pagamento é feito através de uma ferramenta do próprio Google, que é o Google Adwords.

Logo abaixo dos anúncios estão os resultados orgânicos. Os sites que aparecem nas primeiras posições da busca orgânica são definidos pelos robôs do Google. Essa definição, por sua vez, é feita a partir do nível de relevância e autoridade que aquele site apresenta sobre o assunto pesquisado. Aí vem a importância de saber o que é SEO e como utilizá-lo da maneira certa, pois é ele que o levará até as melhores posições do mecanismo.

Pilares do SEO

Uma boa explicação sobre o que é SEO precisa mostrar os pilares dessa otimização. Os pilares do SEO são conceitos fundamentais para que um site seja considerado pelo Google como mais importante do que outros sobre determinado assunto.

  • Reputação do site: conceito técnico do site junto aos buscadores, como estrutura de programação e estabilidade do provedor de hospedagem;
  • Autoridade do site: relevância do site e do conteúdo que ele oferece dentro do nicho em que a empresa está inserida;
  • Popularidade do site: quantidade de links relevantes e de qualidade, que estão também dentro do mesmo nicho, que apontam para o site (é o famoso link building no SEO).
Pilares do SEO

Fonte: Freepik

É importante ressaltar que, ao fazer o trabalho de otimização, considerar e entender esses pilares é fundamental. Isso porque, ao descartá-los, você perderá tempo, visto que o SEO moderno dá prioridade a esses conceitos básicos.

Conteúdo é mais do que fundamental

Não tem como fugir: para atingir os melhores resultados nos mecanismos de busca e ficar por dentro de verdade sobre o que é SEO, você terá que fazer marketing de conteúdo! Se o site não recebe conteúdos atualizados e interessantes para o público e com as palavras-chave pertinentes ao seu nicho, fica muito mais difícil ficar bem ranqueado.

Isso porque, quando você produz muitos conteúdos usando palavras-chave que tenham a ver com seu negócio, é aberto um leque de possibilidades para sua aparição no Google.

Conteúdo é fundamental para o SEO

Fonte: Freepik

Exemplo: uma agência de marketing digital deve fornecer conteúdo sobre os variados assuntos que englobam esse universo. Assim, quando alguém pesquisar sobre algum deles, as chances de a agência aparecer na frente são aumentadas.

Para saber o que é SEO a fundo, é preciso muita pesquisa e estudos atualizados constantemente sobre o assunto. Se você quer aplicar técnicas de SEO no seu site sem se preocupar, deixa que a Agência IMMA cuida de tudo para você! Entre em contato e faça um orçamento.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.