O SEO é uma ferramenta fundamental para o crescimento de uma marca na internet. Afinal, o alcance é um fator determinante para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, e o SEO influencia diretamente nisso. Mas, longe de ser simples, o SEO é um campo vasto com muitas facetas. Uma delas é o SEO writing.
Esse recurso pode ser muito benéfico para uma empresa que queira crescer com o marketing online. Mas o que é SEO writing? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar do que se trata esse conceito e como usar isso a favor da sua marca. Continue com a leitura para aprender!
Entenda o que é SEO writing e como usar com esse texto
O termo SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization. A tradução disso, em português, é otimização para mecanismos de busca. Trata-se, portanto, do conjunto de técnicas que visa otimizar um conteúdo ou um site para que este possa ter uma boa performance em plataformas de busca, como, por exemplo, o Google.
O SEO writing nada mais é do que uma forma de escrita que funciona a favor do SEO de uma página ou conteúdo. Assim, é uma maneira de escrever para produzir textos que obtenham bons rankeamentos nas páginas de resultados do Google.
Mas como fazer isso na prática? Felizmente, existem muitas formas de fazer SEO writing com qualidade. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Escolha palavras-chave específicas
Todo texto produzido para SEO deve conter uma palavra-chave. Esse é o termo que vai fazer com que o Google ligue certas buscas de usuários à página em questão.
No entanto, no SEO writing, um erro comum é escolher palavras-chave mais gerais. Essas são as chamadas head tails, termos que podem gerar muitas variações, como, por exemplo, “e-mail marketing”.
O ideal para a otimização, porém, é optar por palavras de cauda longa, as long tails, que são variações mais específicas dos termos gerais – como, por exemplo, “dicas para criar uma campanha de e-mail marketing”. Essas palavras carregam menos concorrência, produzindo melhores resultados.
Ao otimizar um site como o da agência, por exemplo, costumamos trabalhar com palavras como: “Agência de Marketing Digital”, “Agência de Gestão de Redes Sociais”, entre outras. Isso por conta dos nossos serviços, que passam a se destacar no Google.
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Use as tags de cabeçalho corretamente
Um texto organizado é positivo para a otimização. Desse modo, a estrutura do texto deve estar de acordo com as normas de SEO writing.
Isso significa que o título da página deve estar em H1, enquanto os subtítulos devem estar em H2. Outros subtópicos devem estar em H3 e assim por diante, sempre em ordem decrescente. Isso faz com que a estrutura do texto seja atraente para o usuário, o que é benéfico para a indexação da página.
Faça títulos de qualidade
O título de um texto é quase tão importante quanto seu todo. Afinal, é com base no título que um usuário decide clicar em uma página ou não, e o número de cliques que o texto recebe influencia na sua otimização.
Por isso, procure escrever títulos atraentes. Uma boa ideia é usar listas com números e apostar em adjetivos que mostram ao leitor o quão urgente é aquela informação. Tudo isso contribui para que mais usuários cliquem na postagem.
Dicas para otimizar melhor o seu site
Já que falamos de SEO writing, nada melhor do que destacar algumas dicas para ajudar você a otimizar melhor o seu site. Essas dicas vão além do que a otimização do conteúdo pode chegar, te ajudando, ainda, a otimizar as páginas do seu site de acordo com as palavras-chave específicas.
Se você quer ter sucesso na sua estratégia de tráfego orgânico visando a captação de leads, não pode perder as 3 principais dicas para otimizar melhor seu site. Quer saber mais? Então confira abaixo as 3 dicas citadas.
Melhore sua velocidade
O Google dá prioridade a sites que oferecem boas experiências para os usuários. Isso inclui a velocidade de carregamento, que deve ser alta. O ideal é que o usuário não precise esperar mais de 3 segundos para acessar qualquer coisa no site. Assim, o internauta passa mais tempo navegando por ele, o que, para o Google, é positivo, melhorando a otimização da página.
Otimize as imagens
Incluir imagens no seu site é importante para a comunicação visual com os usuários. Mas também pode ser benéfico para a otimização: O Google possui um serviço de buscas por imagens, logo, otimizar as imagens de um site aumenta as chances dos usuários o encontrarem. Isso pode ser feito através da inclusão de palavras-chave em atributos da imagem, como o nome do arquivo e o atributo alt.
Estude seu segmento
Estudar o segmento é essencial quando o assunto é otimização. Isso porque, ao otimizar, você começa a trabalhar diretamente com as palavras-chave que resumem seus serviços ou produtos.
Com isso, para ser mais assertivo na sua estratégia de palavras-chave, o ideal é otimizar seu site com algumas que representam bem sua empresa. Assim, você pode se posicionar bem no Google.
Um exemplo claro é uma empresa de construção civil. Ao otimizar o próprio site e os artigos de um blog, você pode escolher trabalhar com palavras como “Empresa de Construção Civil” ou “Serviços de Construção Civil”. Assim, quando alguém pesquisar por um serviço ligado ao ramo no Google, você será um dos primeiros a aparecer.
Contrate uma agência para produzir seus conteúdos
Uma agência de marketing digital sabe o que é SEO writing melhor do que ninguém. Portanto, vale a pena contratar uma para ajudar com a produção de conteúdo da sua marca.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo o serviço da produção de conteúdo para empresas de qualquer porte. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento!