O que é SEO on page e como usá-lo a seu favor

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/11/2020
Otimização de Sites (SEO)

Você sabe o que é SEO on page? Conhecer SEO é fundamental para promover uma marca na internet. No entanto, existem diferentes tipos de SEO, e é preciso saber a que cada um se refere e como usá-los a seu favor devidamente. Por isso, é importante conhecer esse conceito. Neste artigo, então, vamos explicar o que é SEO on page e como você pode utilizá-lo para promover a sua empresa com o marketing digital. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Sabemos que usar palavras-chave é fundamental para a sua estratégia de SEO

Fonte: freepik.

Entenda o que é SEO on page e como usá-lo a seu favor

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é SEO. SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Em português, isso significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar um conteúdo ou um site para torná-lo atraente para mecanismos de busca.

O Google, por exemplo, é o principal alvo das modificações feitas pelo SEO. Com as técnicas utilizadas, é possível fazer com que um site ou uma página obtenha um posicionamento melhor nos resultados de busca da plataforma. A consequência disso é que esses sites recebem mais cliques dos usuários, tendo um alcance muito maior.

O que é SEO on page e como usá-lo a seu favor

Fonte: freepik.

Dessa forma, um profissional pode fazer um texto muito bem escrito e montado com informações relevantes, mas ainda sim ele corre o risco de precisar mudar o texto e fazer com que ele fique bem posicionado de acordo com as técnicas e métricas de SEO. Essa é uma das maiores dificuldades, conseguir adaptar um texto e fazer com que ele fique bem escrito e bem otimizado ao mesmo tempo. Por isso, um texto para SEO não é apenas sentar e escrever, é preciso ter conhecimento de palavras-chave, mecanismos de busca e ter em mente as principais métricas da ferramenta que você utiliza.

Sabendo trabalhar bem com texto para SEO é fundamental para conseguir chegar nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, principalmente o Google. Até porque, se parar para pensar, o número de pessoas que buscam algo além da primeira página do Google é mínimo, por isso a importância de realizar um bom trabalho de SEO.

Por conta disso, entender como funcionam as técnicas de SEO é crucial para promover o site de uma marca na internet. E, para isso, é preciso compreender que existem dois tipos principais de SEO: o SEO off page e o SEO on page. O SEO off page se refere às otimizações que acontecem fora da página em questão, normalmente em formato de backlinks. Assim, quando um outro site inclui um link para o seu site em um artigo, por exemplo, trata-se de um backlink, ou seja, uma técnica de SEO off page.

Mas e o SEO on page? O que é?

Como o nome já sugere, o SEO on page é o conjunto de técnicas de otimização que acontecem dentro da página a ser promovida. São, portanto, mudanças internas, na estrutura do site em questão.

Desse modo, quando falamos de SEO de maneira geral, é provável que a maioria dos exemplos que lhe ocorram sejam exemplos de SEO on page. O mais popular deles, talvez, sejam as palavras-chave. As palavras-chave são termos que são digitados na barra de buscas do Google e que levam os usuários aos resultados que procuram. Assim, para otimizar um site ou um conteúdo, é essencial incluir palavras-chaves relevantes nele.

Para fazer uso correto dessas palavras, é preciso, antes, fazer uma breve pesquisa do que está sendo mais pesquisado no Google. Para isso, existe o Google Trends, uma plataforma do próprio Google que te ajuda a analisar quais são as palavras-chave mais utilizadas pelas pessoas quando elas pesquisam a respeito de determinado conteúdo. Dessa forma, você pode fazer uso dessas palavras apresentadas no Trends, aumentando as chances de o seu artigo ser visto.

É importante lembrar sempre que o SEO é um investimento

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Outra técnica de SEO on page importante é melhorar a velocidade de carregamento do site. Isso porque esse fator influencia positivamente na experiência do usuário. E, para o Google, isso é uma prioridade, o que faz com que a plataforma favoreça conteúdos que cumpram o requisito. Afinal, quanto mais usuários navegam pela sua página, melhor para a otimização dela – e, quanto mais rápido for navegar pelo seu site, mais usuários sentirão vontade de fazê-lo.

Um site muito travado aumenta a chance de que o mesmo seja rejeitado pelo público. Ou seja, de nada adiantará traçar estratégias de Inbound Marketing se o site que sua “isca” leva o público não é bem apresentado e fica travando muito.

Finalmente, como um exemplo de SEO on page, podemos citar a importância da otimização de imagens. Um site nunca é composto somente de texto, e otimizar as imagens incluídas, usando palavras-chave na hora de salvá-las e em seus atributos alt, é muito positivo em termos de otimização. Para isso, você pode salvar uma imagem, clicar nas descrições e colocar as informações de marca, título, comentários, estrelas e, ainda por cima, modificar as dimensões em algum programa, para evitar que a imagem fique muito grande, o que ajuda o site a travar.

Agência de Gestão e Otimização de Sites

Use SEO a seu favor com ajuda especializada

Agora que você já sabe o que é SEO on page, é hora de colocar esse conhecimento em prática com a ajuda de uma empresa especializada na área, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção.

Na IMMA, contamos com uma equipe especializada e qualificada na produção de conteúdo, comunicação visual e otimização de sites com SEO. Se você está interessado em investir no crescimento da sua empresa, invista no apoio de uma agência especializada que sabe lidar com as métricas e estratégias de SEO e otimização para sites de busca como a IMMA.

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