Sabe quando você acessa uma página sobre um produto e, logo em seguida, parece que você vê esse produto por toda a internet? Em espaços publicitários de sites, redes sociais e até nos lugares mais inusitados? Isso é retargeting, uma forma de publicidade online que está se tornando muito popular entre os empresários.
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Um site médio não converte todos os seus visitantes, mas com o retargeting você pode voltar a atingir as pessoas que ainda não se tornaram um lead ou realizaram uma compra. A visita inicial faz com que um pixel dispare, que então “segue” o visitante por um período predeterminado, geralmente entre 30 e 60 dias.
Você pode ter notado que, depois de procurar um determinado produto ou serviço na internet, anúncios dele vão segui-lo ao redor da web te mostrando várias vantagens de fechar negócio. Esse é o retargeting, que permite que marcas e empresas direcionem seus anúncios para pessoas que já visitaram seu website.
Por que fazer retargeting
Os números não mentem. Segundo o site B2 Marketing Mentor, os visitantes de um site impactados com anúncios gráficos de retargeting têm 70% mais chances de serem convertidos, tornando-se clientes. Além disso, a taxa média de cliques para anúncios gráficos é de 0,07%, enquanto a média de CTR para anúncios de retargeting é de 0,7%, ou seja, 10 vezes maior.
Segundo um estudo do site Your Escape From 9 to 5, 46% dos profissionais de marketing acreditam que o retargeting é a tecnologia de marketing online mais subutilizada. Isso significa que ainda há muito espaço para se investir, buscar por inovações na área e se destacar da concorrência.
Pense nisso por um segundo: será mais fácil vender para pessoas que já estão familiarizadas com sua marca ou para pessoas que ainda não ouviram falar sobre sua empresa? A menos que seus anúncios na web ou seu site estejam operando verdadeiros milagres, a primeira opção é a mais verdadeira. Qualquer pessoa que visita o seu site está, pelo menos, um pouco interessado em seu produto.
Se você não estiver exibindo anúncios de retargeting para esse público, estará deixando algumas oportunidades realmente boas para trás. Quase sempre vale mais a pena investir em anunciar para pessoas que já tiveram contato com sua empresa do que buscar públicos completamente novos.
Como iniciar uma campanha de retargeting
Se você deseja iniciar uma campanha de retargeting, buscar por ajuda profissional pode ser uma ótima opção. Afinal, uma campanha de retargeting não é como uma campanha de marketing digital comum e pode dar muito mais trabalho de ser desenvolvida e instalada. Uma agência de marketing digital pode ajudar neste sentido, oferecendo as melhores solução para sua empresa.
Começar uma campanha de retargeting deve ser encarado com muita seriedade por todas as empresas. Quando o trabalho não é bem feito, ter uma propaganda seguindo o usuário explicitamente por toda a internet pode ser realmente irritante. E isso, ao invés de converter um possível cliente, provavelmente levará a pessoa a repelir sua marca.
Um bom espaço para começar uma campanha de retargeting é o Facebook. Segundo uma pesquisa do Marketing Land, as taxas de cliques no feed de notícias do Facebook são 21 vezes maiores devido a novas possibilidades de segmentação que a plataforma tem oferecido em relação à segmentação padrão mais usual.
Além disso, outra pesquisa do Marketing Land mostrou que o custo por clique é 79% menor com o retargeting do Facebook do que com o retargeting padrão e o custo por aquisição é 63% menor, o que torna esta uma opção bastante vantajosa para empresas de todos os tamanhos e segmentos.