Você sabe o que é remarketing? As estratégias de marketing são a chave para o sucesso de qualquer empresa. Sem uma estratégia, as empresas não podem construir sua marca e expandir seus negócios. Por isso, para garantir que sua empresa esteja atingindo seu público-alvo, é imprescindível que sejam claras e concisas.
As estratégias de marketing são a chave para o sucesso. Sem eles, você estará perdido na multidão e seu negócio não prosperará. Entre as muitas campanhas de marketing digital que podem aumentar a taxa de conversão de uma empresa, o remarketing é uma que não deve ser esquecida.
Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia. Acompanhe nosso conteúdo e saiba mais. Confira!
Remarketing: o que é e como funciona
O remarketing é uma estratégia de marketing que ajuda as empresas a alcançarem seu público-alvo, mostrando a eles anúncios que já viram. O principal objetivo do remarketing é aumentar as conversões e as vendas exibindo anúncios relevantes para o comportamento anterior do usuário.
A maneira como funciona é simples – quando um usuário acessa o seu site, ele vê um anúncio do seu produto ou serviço em outros sites após essa visita. Ou seja, conteúdo de marketing é voltado para convencer potenciais clientes exibindo anúncios para pessoas que já estão familiarizadas com a marca e seus produtos.
Como funciona o remarketing?
O remarketing usa dados obtidos por meio de cookies em todos os sites que visitamos. Esses dados são coletados por navegadores da web e notificam as redes de sites que visitamos anteriormente. Isso permite que as redes de anúncios nos segmentem com anúncios que acreditam ser mais relevantes para nossos interesses.
É por isso que as pessoas costumam encontrar anúncios para os mesmos produtos ou produtos semelhantes logo após visitar o site de um produto. Isso ocorre porque o remarketing é empregado e os visitantes viram um anúncio em seu feed do Instagram, por exemplo. Quando as pessoas experimentam isso, elas não são alvo de espionagem ou qualquer coisa sinistra, mas simplesmente de uma estratégia de marketing.
A criação de campanhas de remarketing oferece uma oportunidade para você personalizar seus esforços de marketing e distinguir entre diferentes tipos de público. Essas campanhas podem ser segmentadas com base em uma variedade de comportamentos. Alguns exemplos são:
- Usuários que usam o carrinho mas não concluíram a compra;
- Usuários que visitaram um produto específico em seu site;
Usar dados contextuais de segmentação ou outros para criar listas de remarketing para posteriormente enviar anúncios personalizados pode ser uma ferramenta valiosa para as marcas.
Os segmentos de público criados incluirão pessoas que se encaixam no contexto da sua marca e, portanto, ter as informações mais recentes sobre como elas estão se envolvendo com o produto fornecerá informações diretas sobre o que as impulsiona.
Afinal, o tipo de anúncio que seria interessante mostrar para alguém que abandonou um carrinho não necessariamente seria interessante mostrar para alguém que já comprou de você. Os anúncios criados para cada grupo podem ser exibidos em banners, em buscadores e também em campanhas de e-mail marketing.
Benefícios do remarketing
O remarketing é uma das técnicas de marketing online mais poderosas que podem ajudar as empresas a aumentar sua receita. Isso possibilita a aumentar o ROI e conquistar mais clientes. Alguns dos benefícios dessa estratégia são:
- Aumenta o ROI, consequentemente ampliando as taxas de conversão e reduzindo o custo por aquisição.
- Aumenta a notoriedade da marca entre os clientes existentes, bem como os clientes potenciais;
- Ajuda a obter mais avaliações nas mídias sociais, o que pode ajudar a melhorar a reputação da sua empresa;
- Melhora os rankings de SEO, o que pode levar a um maior tráfego orgânico para seu site ou blog.
Como criar uma campanha de remarketing
A seguir, listamos o passo a passo para criar uma campanha de remarketing. Saiba mais:
Defina seu público-alvo alvo
Antes de mais nada, você precisa definir seu público. Para isso, considere usar um gerenciador de público-alvo como o Google Ads, por exemplo, que permitirá conhecer a origem do público-alvo e dividir cada grupo em listas de remarketing.
Crie uma campanha para cada segmento
Depois de criar as listas de remarketing, defina o tipo de anúncio que você deseja segmentar para cada uma delas. Os benefícios de ter essas listas são personalizar ao máximo os anúncios fornecidos a cada cliente. Por isso, faça bom uso dessa personalização e crie anúncios específicos para cada indivíduo.
Crie listas negativas
Você deve criar listas de pessoas que não estão qualificadas para receber anúncios, assim como faz com as listas de quem deve recebê-los. Esta é uma ótima maneira de não gastar dinheiro com aqueles que não estão interessados.
Crie landing pages
A implementação de uma boa landing page deve ser uma de suas principais prioridades ao realizar uma campanha publicitária. Estas devem ser eficazes porque colocam seu produto na frente de potenciais compradores.
Defina a quantidade de impressões
Antes de enviar seus anúncios de listas de remarketing (que permitem que os usuários sejam segmentados com anúncios específicos com base em seus interesses), determine quantas vezes eles serão exibidos.
Se você exagerar na publicidade, isso pode realmente irritar os consumidores e afastá-los do que você está oferecendo. Eles podem decidir evitar a compra de seus produtos ou serviços. Para influenciar positivamente a decisão de compra do consumidor, tome cuidado para que sua campanha de remarketing não seja invasiva ou chata, mas atraente.
Contrate uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe o que é e como funciona uma campanha de remarketing, é hora de colocar esse conhecimento em prática com ajuda especializada. E, para isso, vale a pena contratar uma empresa que trabalhe na área do marketing online, como uma agência de marketing digital.
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