O que você sabe sobre otimização para mecanismos de busca? A sigla SEO é uma das mais famosas quando se fala de marketing digital. Mas é fácil falar de termos como otimização, SEO e palavras-chave quando já se tem uma base sobre o assunto.
Se você é iniciante nesse campo, o ideal é aprender do começo o que significa SEO e por que usar essas técnicas é tão importante. Na verdade, para ter sucesso no marketing digital, é necessário investir em otimização para que você amplie o seu alcance e consiga ter sucesso nas demais estratégias de comunicação.
Por exemplo, investir em produção de conteúdo não dá tanto resultado se este conteúdo não for otimizado, pois serão as técnicas de SEO que ampliarão o alcance com um melhor posicionamento no Google.
Isso porque, ter um conteúdo ou um site na segunda página do Google significa que praticamente ninguém verá, já que as pessoas costumam se ater apenas na primeira página da plataforma.
Por isso, é tão importante investir em SEO, para que você esteja bem posicionado e consiga ter mais alcance, até para melhorar os resultados das suas estratégias de marketing.
Dessa maneira, explicaremos, neste artigo, um pouco mais sobre a otimização para mecanismos de busca. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é a otimização para mecanismos de busca
A sigla SEO significa Search Engine Optimization. Em português, a tradução disso seria otimização para mecanismos de busca.
O que é um mecanismo de busca? No contexto da internet, essas são as plataformas que permitem que os usuários procurem por termos específicos para encontrar links que os interessem. A mais popular dessas plataformas é o Google.
Sendo assim, o termo otimização para mecanismos de busca se refere a técnicas que são usadas para tornar um conteúdo ou um site mais atraentes para o Google. Isso porque o algoritmo da plataforma precisa ordenar os links resultantes de acordo com o que parecer mais relevante para os usuários.
É como se você pegasse a lista do Google de dicas para um artigo ideal e colocasse isso dentro do seu artigo, por exemplo: usar imagens com palavras-chave relacionadas ao texto, repetir a palavra-chave escolhida, usar um índice. Todas essas dicas ajudam a melhorar o posicionamento do seu conteúdo.
Desse modo, o ato de otimizar um site ou conteúdo é o ato de torná-lo mais relevante aos olhos do algoritmo do Google. E o resultado de uma otimização bem feita é um posicionamento entre as primeiras páginas de resultados.
E qual é a vantagem disso? O principal benefício de ocupar uma dessas posições é o aumento do alcance. A extrema maioria dos usuários não vai além da primeira página na hora de olhar os resultados de uma busca. Por conta disso, estar entre os primeiros resultados garante que o seu site vai receber mais cliques.
Além disso, a própria posição vem carregada de um ar de autoridade. Se você é o primeiro resultado do Google para alguma busca, o usuário assume que você tem o link mais relevante relacionado àquele assunto. Desse modo, para uma marca, esse local traz credibilidade, o que é sempre positivo.
Fica claro, então, que a otimização para mecanismos de busca traz muitas vantagens para empresas no marketing digital. A partir daí, no entanto, torna-se necessário perguntar: Como usar essa ferramenta?
O primeiro passo é usar as palavras-chave corretas. Uma palavra-chave é o termo que é digitado na barra de buscas do Google quando um usuário quer pesquisar alguma coisa (como, por exemplo, “o que é otimização para mecanismos de busca”). A plataforma apresenta links que contenham essa palavra entre os resultados.
Por conta disso, o ideal é que cada página ou conteúdo seu tenha uma palavra-chave. E é melhor que essa palavra seja específica, ou seja, mais detalhada do que buscas gerais (como, por exemplo, “marketing digital”). Dessa maneira, há menos concorrência entre os resultados, tornando mais fácil para o seu link alcançar as primeiras posições.
Além disso, é uma boa ideia melhorar a velocidade de carregamento do seu site. Isso porque o Google tende a priorizar os sites que oferecem as melhores experiências para os usuários, e uma boa experiência não pode vir com um carregamento lento.
Otimização de imagens
Neste artigo, também não podia passar despercebido a otimização de imagens. Essa é uma etapa primordial, principalmente para quem trabalha com criação de conteúdo e textos para blog.
A ideia é otimizar a imagem com palavras-chave, o que ajuda a fazer com que ela apareça nas buscas do Google Images, por exemplo. Assim, você amplia ainda mais o seu alcance. Mas você deve estar se perguntando como conseguir fazer essa otimização.
Simples: ao baixar determinada foto, você a salva com palavras relacionadas ao texto usando hífen e sem fazer uso de acentos. Com isso, uma imagem para este texto, por exemplo, ficaria “dicas-e-explicacoes-sobre-otimizacao-para-buscadores“.
Após este processo, é possível configurar a imagem para o site. Na aba do canto direito, pode-se encontrar caixas para inserir título, comentário, palavras-chave e classificação da imagem. Lá, você fará uso de palavras-chave ideias para o texto e colocará o nome do portal.
Depois, basta apenas diminuir as dimensões da imagem para que o site não tenha um carregamento lento. Não sabe como fazer isso? Basta abrir a imagem no paint, ir em redimensionar, pixels e colocar 600. Assim, a imagem estará otimizada e com o tamanho ideal para o carregamento do site.
Contrate uma agência para fazer otimização
Agora que você já sabe o que é otimização para mecanismos de busca, é hora de partir para a prática. A Agência IMMA pode ajudar você a otimizar o site da sua marca e os seus conteúdos. Nossa agência de marketing digital ainda é especializada em marketing de conteúdo, soluções em Inbound Marketing e criação de lojas virtuais.
E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!