Web Stories: o que é e como incorporar ao plano de comunicação da empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
20/09/2021
Marketing de Conteúdo

Você sabe como usar o Web Stories e como incorporá-lo na sua estratégia de comunicação? Hoje, as novas tecnologias e plataformas permitem que conteúdos sejam criados em diferentes formatos e de variadas maneiras, o que pode ser ótimo para quem trabalha com marketing.

Sobretudo na área de comunicação, saber como criar conteúdos em cada um dos formatos disponíveis pode ser uma carta na manga, principalmente quando falamos em marketing digital. Isso te dá um leque maior para a captação de leads e a possibilidades de fidelizá-lo, por exemplo.

O que é Web Storie

Fonte: Divulgação/Google

Neste sentido, o Web Stories entra como uma outra opção para quem precisa aumentar ainda mais o número de visitantes no site, ainda mais quando o assunto é acessos no blog. Por isso, entenda mais sobre o que é o Web Stories e como ele funciona.

Isso ajudará você a incorporar este formato ao seu planejamento de comunicação, agregando ainda mais ao conteúdo produzindo e melhorando a capacidade de geração de leads da sua empresa. Então, confira o conteúdo exclusivo da IMMA abaixo.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

O que é o Web Stories?

Como o próprio nome já nos induz a imaginar, o Web Stories funciona da mesma maneira que os Stories do Instagram ou do Snapchat, por exemplo. É uma forma de apresentar conteúdos no Google mais interativa e atraente.

Com eles, é possível mesclar conteúdos visuais e textuais para apresentar informações rápidas e relevantes para o seu público-alvo. Além disso, por ser uma forma rápida de gerar conteúdo direcionado, a possibilidade de captar lead é ainda maior.

Isso porque, não é sempre que alguém se interessa em ler um artigo inteiro sobre determinado assunto. Para isso, o conteúdo deve ser muito bem escrito e relevante. A justificativa para este fato é que os internautas costumam valorizar mais conteúdos que sejam rápidos e interativos, como os vídeos curtos do TikTok ou do Reels.

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Com o Web Stories, você pode apresentar o resumo de um artigo em algumas abas com imagens que chamem a atenção e sejam atraentes ao público. Este é um exemplo claro e um dos mais vistos quando abrimos o aplicativo do Google no Android ou IOS.

Quando o assunto é capacidade de engajamento, não podemos menosprezar uma ferramenta produzida pelo Google. Isso porque, de acordo com a plataforma, o Discover (parte do aplicativo do Google no Android e iOS) é usado por mais de 800 milhões de pessoas a cada mês.

“Navegar pelas histórias é simples. Ao tocar em uma história na estante, você entra em uma experiência em tela cheia e envolvente. Toque para avançar para a próxima página ou deslize para uma história totalmente diferente no carrossel”, afirmou o Google no lançamento da ferramenta.

Segundo eles, os autores dos Stories podem ter controle total da monetização, hospedagem, compartilhamento e adição de links, o que traz uma maior possibilidade de interagir com o público.

Além disso, a ferramenta oferece um dos maiores públicos para os criadores, com os editores já vendo bons resultados, conforme mostrado em pesquisas feitas pela empresa. Hoje, já vemos alguns dos usuários das Web Stories exibindo seus  conteúdos em sua página inicial, canais sociais, boletins informativos e muito mais.

“Para ajudar a alavancar o ecossistema de Web Stories, trabalhamos com um grupo diversificado de editores e ferramentas de criação nos Estados Unidos, Índia e Brasil este ano para colaborar no produto e desenvolver seus recursos”, explicou a empresa.

Crie seu Storie com Google

Fonte: Divulgação/Google

Como usar o Web Stories?

Você pode fazer uso de um plug-in específico para trabalhar com o Web Stories em WordPress e evitar ter que mexer com por meio de programação, por exemplo.

Um grande aliado que pode ser usado é o Web Stories. Ele pode ser adicionado na aba de “Plugins” no WordPress e clicando em “Adicionar Novo”. Logo em seguida, você faz a busca pelo plug-in que sinalizamos acima e faz o download.

Criação de Web Storie

Fonte: Divulgação/Google

Ao começar a usar a ferramenta, logo pode ser perceptível a aparência intuitiva e simples de usar, muito parecida com o Canva também.

“Ferramentas de arrastar e soltar, como o editor de histórias da Web para WordPress, MakeStories e NewsroomAI , facilitam a criação de histórias da Web em minutos para o seu site”, completou o Google.

A importância de criar conteúdo em diferentes formatos

O marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. Não é suficiente apenas criar conteúdo de alta qualidade, mas precisa estar em diferentes formatos para atingir pessoas com preferências diferentes, como o Web Stories.

Um dos principais motivos do marketing de conteúdo ser tão popular hoje em dia é o uso crescente de smartphones. De acordo com o Statista, havia 2,37 bilhões de usuários de smartphones em 2017 e esse número deve crescer 13% a cada ano. Isso significa que a maioria das pessoas está consumindo mídia em seus telefones e, quando o faz, assiste a vídeos ou lê artigos que são otimizados para o tamanho da tela do dispositivo.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Como usar o Google a favor da sua empresa

O Google é uma excelente ferramenta para qualquer negócio, mas pode ser usado de muitas maneiras diferentes. A primeira coisa a fazer com o Google é olhar para seus concorrentes. Você precisa saber quem está enfrentando para poder descobrir qual deve ser o próximo passo para o seu negócio.

Em seguida, descubra onde seus clientes em potencial estão procurando informações sobre o seu setor, para que você possa passar mais tempo nesses sites e menos em outros. Por fim, use as ferramentas do Google, como AdWords e AdSense, para ajudar a expandir seus negócios.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Existem muitos formatos de marketing de conteúdo, como vídeo, áudio, imagens visuais, histórias em texto, descrições de produtos, etc. Qual você deve escolher? Ter conhecimento e preparo para um pouco de cada pode ser a melhor opção. Caso contrário, é interessante contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA.

Nós contamos com profissionais especializados em diferentes serviços de marketing para ajudar a sua empresa a captar mais leads e se tornar ainda mais relevante no segmento de atuação. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar.

Veja também