O que é o SEO técnico e como usá-lo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/12/2019
Otimização de Sites (SEO)

Que o SEO se refere ao conjunto de técnicas voltadas para a otimização de conteúdos e sites para obter um posicionamento melhor nos mecanismos de busca, você já sabe. Mas você já ouviu falar de SEO técnico? O que significa esse termo? Como ele influencia o desempenho da página em sites como o Google ou o Yahoo? Neste artigo, explicaremos as respostas para essas e outras perguntas a respeito do assunto. Continue lendo para descobrir quais são elas!

O que é o SEO técnico e como usá-lo

Fonte: freepik.

Aprenda o que é o SEO técnico

O SEO técnico, como o nome já sugere, é uma modalidade de SEO. Ele funciona como uma base para as estratégias de otimização para buscadores. Isso porque as suas modificações têm como foco a estrutura interna de um site ou página.

Desse modo, pode ser considerado como uma forma de SEO onpage. No entanto, ao contrário do SEO onpage tradicional, que engloba estratégias como a produção de conteúdo e o link building, o SEO técnico lida com o que está por trás das páginas, ou seja, questões estruturais, como o código e a arquitetura do site.

Mas qual é a importância do SEO técnico? Bem, ao modificar a estrutura do site, essa modalidade de SEO cumpre duas funções principais. A primeira delas é tornar o site mais reconhecível para o Google, através das modificações no código. Já a segunda é melhorar a experiência do usuário com a página. Quando você torna o seu site mais fácil de navegar, o Google percebe e vê isso como uma mudança positiva, o que resulta em uma melhora de posicionamento nas páginas de resultados.

Como melhorar o SEO técnico da sua página

Uma vez que você sabe o que é o SEO técnico e qual é a sua importância, é preciso entender como melhorar o SEO técnico do seu site. E existem algumas atitudes que podem ajudar muito nessa tarefa. Vejamos, a seguir, as principais delas.

Como melhorar o SEO técnico da sua página

Fonte: freepik.

Faça do seu site mobile friendly

Atualmente, cada vez mais usuários estão usando o Google através de dispositivos móveis, como smartphones. O Google sabe disso e, por consequência, prioriza sites que sejam mobile friendly, ou seja, que possam ser acessados através de um celular com facilidade e rapidez.

Desse modo, é fundamental adotar um design responsivo para o seu site. O design responsivo é uma modalidade de design na qual o conteúdo se adapta para qualquer tamanho de tela, funcionando da mesma forma em diversos tipos de dispositivos. Assim, com essa técnica, seu site poderá ser acessado tanto por alguém usando um computador desktop quanto por alguém usando, por exemplo, um tablet. Além de ser positivo para o rankeamento no Google, portanto, também ajuda a multiplicar o seu alcance, trazendo mais usuários para a página.

Melhore a velocidade da página

A velocidade de carregamento de uma página afeta muito a experiência do usuário. Por isso, uma das melhores estratégias de SEO técnico é aumentar a velocidade, fazendo com que o usuário possa navegar mais rapidamente pelo seu site. Para fazer isso, você pode reduzir os tamanhos das imagens e eliminar caracteres supérfluos do código.

Otimize as imagens

As propriedades das imagens oferecem muitas oportunidades para o SEO técnico. Sendo assim, procure sempre otimizar o nome do arquivo, o atributo alt e as dimensões utilizadas. Use palavras-chave e procure usar aquivos leves.

Otimize as imagens

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital pode fazer um bom trabalho de SEO técnico no seu site. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe de profissionais especializados capaz de realizar essa tarefa com maestria. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento para a sua página!

Veja também