O marketing digital conta com muitos ramos, oferecendo, portanto, diversas possibilidades para o crescimento. Uma delas é o marketing de indicação. Mas o que significa esse termo? Como essa estratégia funciona? Se você não sabe qual é a resposta para essas perguntas, não se preocupe: Neste artigo, vamos ajudar você a saber tudo que você precisa saber sobre o que é marketing de indicação e sobre o seu funcionamento. Continue com a leitura para saber mais!
Entenda o que é marketing de indicação e como ele funciona
O marketing tradicional, no contexto da internet, não é uma tática publicitária muito eficiente. A maioria dos usuários não gosta de anúncios por considerá-los “muito intrusivos”. Sendo assim, é preciso buscar outros caminhos para promover uma marca no mundo online.
Um desses caminhos é o marketing de indicação. Também conhecido pelo seu nome em inglês, “referral marketing“, esse tipo de marketing gira em torno de indicações de outros consumidores. Ou seja, seu principal veículo não é uma iniciativa sob controle da empresa em questão, mas sim algo que se baseia nas opiniões dos clientes que já compraram com a marca antes.
E por que isso é mais efetivo do que um anúncio? Para entender melhor, procure se colocar no lugar do cliente. Em quem você confia mais: Um comercial de televisão ou as palavras de um amigo ou de um parente?
É claro que a resposta será a segunda opção. E a maioria das pessoas é dessa forma, confiando mais em recomendações de pessoas conhecidas do que em qualquer iniciativa de marketing direto. Afinal, uma estratégia da empresa tem um objetivo maior de gerar uma transação, enquanto que uma recomendação pessoal busca apenas a satisfação da pessoa para quem o cliente está recomendando o produto ou serviço em questão.
Essa modalidade de marketing também é conhecida como o marketing boca a boca, e é uma ferramenta efetiva para ampliar o público de uma marca. É esse o valor do marketing de indicação: A possibilidade de vender mais sem, necessariamente, precisar criar estratégias de marketing digital voltadas especificamente para isso.
No entanto, é importante entender que os produtos que você oferece devem ser muito bem elaborados para que o consumidor se sinta na obrigação de compartilhar isso com amigos e parentes. Ou seja, sua marca deve se esforçar para ser diferenciada, não ser a “mais do mesmo” das empresas que estão no seu segmento de mercado.
A partir do momento em que você se diferencia dos demais, sua empresa acaba chamando a atenção dos consumidores inseridos no seu nicho de atuação, o que desperta uma necessidade de consumir seus produtos e, consequentemente, fazer parte da comunidade da sua marca.
Mas para poder desenvolver esse desejo no consumidor, é necessário, também, fazer um trabalho de valorização do relacionamento entre sua marca e seu cliente. Hoje, é fundamental que uma marca se aproxime de cada cliente, entenda suas necessidades e entregue o que ele acha relevante para consumir. A partir do momento em que uma empresa entrega esse serviço, ela já ganha um espaço no coração do consumidor.
Mas, diante de tudo isso, resta a pergunta: Como o marketing de indicação funciona?
Já ficou claro que, diferentemente de outras modalidades de marketing, o marketing boca a boca não depende apenas de uma iniciativa da empresa. Pelo contrário: Ele deve partir dos clientes da forma mais espontânea possível.
Mas isso não significa que você, como empresário, não possa fazer nada para encorajar essa tendência no seu público. E o primeiro passo é garantir uma boa experiência para o cliente, fazendo com que quem compre com você tenha razões para recomendar a sua marca para outras pessoas, como já dito anteriormente.
Além disso, também é possível oferecer incentivos específicos para recomendações, como descontos ou promoções para quem indicar o serviço a um determinado número de amigos. Finalmente, é crucial estar sempre acompanhando o feedback dos seus clientes, para avaliar se a experiência positiva que você almeja criar está realmente se concretizando para o público.
Esses incentivos com promoções servem como uma forma de dar a oportunidade de compra de determinados produtos sonhados pelo consumidor. Por isso, a partir do momento em que você dá essa oportunidade de compra para o consumidor, ele se mostrará grato pela sua empresa, o que aumenta a possibilidade de fidelizá-lo e fazer com que ele chame conhecidos para consumir seus produtos e serviços.
Por isso, valorizar o incentivo ao relacionamento entre empresa e cliente e entender bem quais são as necessidades desses consumidores é essencial para conseguir indicação. Dessa forma, seus consumidores se tornarão fiéis e poderão incentivar os amigos e parentes deles a consumir sues produtos.
Os primeiros passos para este processo de fidelização são, antes de tudo, as técnicas e estratégias de Inbound Marketing. Antes mesmo de ter clientes, é preciso saber como atraí-los para sua marca fazendo uso de conteúdo direcionados e relevantes para o seu público de acordo com as características do seu segmento de mercado.
Faça uma estratégia de marketing com a ajuda de uma empresa especializada
Agora que você já sabe o que é marketing de indicação e como ele funciona, é hora de colocar esse conhecimento em prática e criar uma estratégia para a sua empresa. E a melhor forma de fazer isso é com ajuda especializada. Para isso, uma agência de marketing digital é o ideal. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.
A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece um série de serviços relacionados ao marketing online e produção de conteúdo. Investir nessa área com uma empresa séria é fundamental para quem deseja ter sucesso no âmbito digital e aumentar as vendas. Além disso, investir em uma agência significa que você se preocupa com a forma que você se comunica com seu público nas mídias.
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