Facebook Pixel

O que é link building

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é link building? Talvez você já tenha se deparado com essa expressão antes, mas é possível que não saiba direito o que ela significa. Afinal, como trabalhar com SEO e marketing digital pode ser algo muito complexo, às vezes a variedade de termos usados pode confundir um pouco e até ser levemente intimidante.

Mesmo assim, o link building pode ser muito útil para o crescimento da sua empresa no mundo digital, então vale a pena aprender o que ele é e como ele funciona. Por isso, separamos esse artigo para você entender como usar o link building a favor da sua marca. Quer saber mais? Venha com a gente e descubra!

O que é link building? saiba aqui Fonte: Freepik

Entendendo o que é link building

Antes de qualquer coisa, é preciso definir o que é link building. Essa definição, por si só, é bem simples: link building é uma técnica de SEO que busca fazer uma “construção de links” dentro de um texto, trabalhando com links internos e externos para promover o seu site.

E por que isso é importante para o SEO? Bem, para responder essa pergunta, precisamos antes explicar a diferença entre links internos e links externos.

Leia também: A relação entre Link Building e SEO 

Link building com links internos

Como já fica claro no nome, links internos são os links de uma página que direcionam o usuário para outras páginas daquele mesmo site. Então, se você faz um artigo sobre algum assunto e, no meio dele, menciona um artigo relacionado e coloca o seu link, está fazendo um trabalho de linkagem interna.

Esse tipo de técnica é útil para manter a permanência do leitor no seu site. Esse tempo de permanência é um dos indicativos de como está sendo a experiência do usuário, um dado que é importante para o rankeamento do Google.

Vale a pena tentar manter o usuário engajado com o seu conteúdo durante o máximo de tempo possível, e o link building interno é uma das formas de conseguir isso.

Punições do link building Fonte: Freepik

Com links externos

O link building com links externos, por sua vez, trabalha com links de outros sites que direcionam o usuário para o seu site. Esses são o que chamamos de backlinks, ou seja, links que outras páginas colocam para direcionar os usuários para sites de fora.

Esses backlinks são muito importantes para o SEO da sua página. Isso porque, na hora de ordenar os resultados de uma busca, o Google procura dar prioridade a sites que tenham relevância e sejam autoridades no assunto.

Ter muitos backlinks de sites legítimos é bom para a imagem do seu site, que será visto pelo Google como autoridade. Por consequência, a sua página acaba recebendo uma posição melhor.

links de outros sites que direcionam o usuário para o seu site, são links externos Fonte: Freepik

Leia aqui: Link Building, saiba mais sobre essa energia

Fazendo link building para a sua empresa

Existem muitas formas de fazer. Você pode, por exemplo, entrar em contato com um cliente que tenha um blog e pedir para incluir um link para o seu site. Ou pode buscar sites que sejam da sua área e se oferecer para fazer um guest post linkando o seu site.

Mesmo que você não receba um “sim” de imediato, vale a pena ter paciência e persistir nesse trabalho. Outra forma boa é contratando uma agência de marketing digital para cuidar dessa área para você. Afinal, profissionais especializados sabem o que é link building e podem fazer um ótimo serviço para contribuir para o crescimento da sua marca.

A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços de marketing digital e pode atender a qualquer demanda do seu negócio. Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa!

Agência de Gestão e Criação de Sites

 

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?