Estamos, cada vez mais, vendo discussões sobre as aplicações da inteligência preditiva. Este é um campo nascente, mas que está ganhando popularidade rapidamente e por razões muito boas. Saiba o que é inteligência preditiva e como ela está mudando o marketing digital.
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O que é inteligência preditiva?
Apesar das intensas discussões, muitos ainda não sabem o que esse termo significa. Mas, em linhas gerais, a inteligência preditiva é o processo de primeira coleta de dados sobre os consumidores e seus potenciais comportamentos e ações de uma variedade de fontes, combinando com dados de perfil sobre suas características.
Esses dados são, então, minuciosamente investigados e interpretados, muitas vezes automaticamente, por algoritmos sofisticados. A partir dos dados obtidos são feitos um conjunto de previsões e, baseados nessas regras, são desenvolvidas comunicações relevantes para persuadir os consumidores a se envolver com uma empresa e atender seus objetivos.
Além disso, os dados coletados são essenciais para a construção de planejamentos estratégicos de marketing, produção de conteúdo e gestão de redes sociais. A partir deles, é possível traçar as principais táticas de comunicação e as melhores formas de abordar os leads em potencial e, até mesmo, os consumidores já fiéis.
A inteligência preditiva é muito vista como a aplicação de modelos matemáticos para melhor prever a probabilidade de um resultado. São usados todos os tipos de fontes, incluindo desde dados de CRM, de marketing e de estrutura, assim como taxas de cliques ou níveis de engajamento.
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As ações relevantes que são realizadas com base nestes dados interpretados vão prever e, em seguida, executar a melhor mensagem de marketing para clientes específicos e/ou clientes potenciais através do canal de marketing ideal. De uma forma muito simplificada, a inteligência preditiva analisa se é melhor usar mídia social ou e-mail para alcançar determinadas metas de marketing da sua empresa, por exemplo.
Ao usar a inteligência preditiva, você está se comunicando de uma forma que é simultaneamente mais relevante e preferida pelos seus clientes (ou clientes em potencial), o que torna mais provável que seus esforços resultem em alcançar determinado objetivo de marketing. Essencialmente, você define o que é o objetivo de marketing e os algoritmos de inteligência preditiva fazem uso dos dados coletados para encontrar a melhor maneira de alcançar seu público.
A inteligência preditiva visa fornecer conteúdo com base nas necessidades do cliente adaptando a experiência para a pessoa que recebe as informações. Esse tipo de estratégia é empoderada por dados e gera experiências muito mais personalizadas para o marketing, deixando-o também mais alinhado com as metas da empresa.
Segundo a Idio Platform, a empresa de pesquisa Aberdeen Group realizou uma pesquisa profunda sobre análise preditiva em serviços financeiros, em que entrevistou 123 empresas deste setor, descobrindo que aquelas que utilizam a análise preditiva normalmente conseguiram alcançar um aumento de 11% no número de clientes. Além disso, eles viram um aumento de 10% no número clientes potenciais em comparação com aqueles que não utilizaram a análise preditiva.
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Além disso, um levantamento da Forbes Insights com 306 executivos de empresas com 20 milhões de dólares ou mais em receita anual constatou que, das empresas que têm realizado iniciativas de marketing preditivo há pelo menos 2 anos, 86% deles tiveram um melhor retorno sobre investimento como um resultado de suas estratégias.
Até agora, a inteligência preditiva é mais utilizada por empresas B2B para analisar quantidades absurdas de dados sobre cliente e comportamentos de clientes potenciais a partir de uma variedade de fontes, fornecendo automaticamente insights para a geração de leads numa velocidade impressionante.
A inteligência preditiva permitiu que as empresas B2B adequassem a abordagem de marketing e as mensagens de acordo com as ações e comportamentos dos clientes correntes e potenciais nas diferentes áreas onde os dados foram coletados.
A verdade é que se espera ver muito mais do que isso, tornando este processo ainda mais refinado e sofisticado. Além disso, a inteligência preditiva também avança para o mundo B2C, especialmente depois de uso frequente em setores da indústria B2B ter provado sua eficácia, criando uma credibilidade real, principalmente com ferramentas que permitem realizar uma análise emocional.
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Nem todo mundo sabe, mas existem algumas pequenas empresas de inteligência preditiva no mercado, além de grandes nomes como IBM ou Salesforce. Muitas dessas empresas estão oferecendo softwares de inteligência preditiva intuitivos, fáceis de entender e acessíveis. Isso reduz uma barreira que, às vezes, é imposta a pequenas empresas que não tem como investir muito em marketing.
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