O que é design responsivo e como usá-lo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/07/2019
Marketing Digital | Criação de Sites | Design Gráfico

Design responsivo é um conceito do qual você definitivamente já deve ter ouvido falar, se tem interesse em marketing digital. Mas o que ele significa? Para saber que tipo de design é esse e qual é a sua importância, precisamos examinar, entre outras coisas, a relação do design com o marketing digital, para então partirmos para entender o que é o design responsivo. Por isso, preparamos esse texto para ajudar você com todas as suas dúvidas. Confira.

O que é design responsivo e como usá-lo

Fonte: freepik.

A importância do design para o marketing digital

Antes de qualquer coisa, é necessário estabelecer que o design é uma peça fundamental de qualquer estratégia de marketing digital que você possa vir a querer adotar. Isso porque no mundo atual, em que a internet se tornou parte do nosso dia-a-dia e as redes sociais crescem cada vez mais, o aspecto visual se torna muito importante no universo online. Há muito conteúdo para consumir na internet, sendo impossível focar em tudo, então os usuários tendem a se voltar apenas para o que chama a atenção visualmente. Esse é, assim, o desafio que qualquer tática de marketing online precisa encarar: atrair o olhar de um cliente em potencial.

A importância do design para o marketing digital

Fonte: freepik.

É aí que entra a importância do design para o marketing digital. Afinal, é o design que vai modelar as suas estratégias de forma a torná-las mais atraentes para o público. Isso pode envolver diversas táticas, seja através de vídeos ou imagens.

Desse modo, a primeira conclusão que temos que ressaltar aqui é que não se pode subestimar o papel do design no marketing online jamais. Embora, evidentemente, o conteúdo em si também seja importante, você precisa primeiro fazer com que os usuários consumam o seu conteúdo, e essa é uma das funções que o design pode exercer. O texto puro não é o suficiente. Estatísticas demonstram, na verdade, que posts no Facebook com textos longos têm uma performance melhor se forem acompanhados por uma imagem. Por isso, nunca esqueça da importância do design na hora de traçar suas estratégias de marketing digital.

O texto puro não é o suficiente

Fonte: freepik.

O que é o design responsivo

Mas então ainda resta a pergunta: o que é o design responsivo? A resposta é bastante simples: o design responsivo é um tipo de design que responde às necessidades do usuário, ajustando-se de acordo com as especificidades do dispositivo que ele está usando naquele momento. É um conceito de otimização estrutural em que o design de um site, por exemplo, pode se adaptar a diferentes tamanhos de tela.

E por que isso é importante? Bem, porque atualmente, dispositivos móveis são tão usados quanto computadores desktop, ou até mais. Sendo assim, é importante que o que você produzir com a presença online da sua marca possa ser acessado também pelo celular. Do contrário, você pode perder uma parcela considerável de usuários.

O que é o design responsivo

Fonte: freepik.

Como usar o design responsivo

Para usar o design responsivo, é preciso ter em mente alguns princípios de design básicos. Esses são: simplicidade, acessibilidade e velocidade. A seguir, explicaremos a importância de cada um deles.

  • Simplicidade: O conteúdo do seu site não pode ser excessivamente complexo. Um conteúdo mais simples é mais fácil de adaptar com um design responsivo.
  • Velocidade: Ninguém gosta de perder tempo. Por isso, o seu conteúdo não deve apenas poder ser acessado em qualquer dispositivo, mas sim poder ser acessado em qualquer dispositivo rapidamente.
  • Acessibilidade: Talvez o princípio mais básico do design responsivo, e auto-explicativo. Tudo que você produzir deve ser acessível em diferentes dispositivos.
Simplicidade, acessibilidade e velocidade

Fonte: freepik.

No entanto, a melhor forma de utilizar o design responsivo é com uma equipe de profissionais especializada no assunto. Na Agência IMMA, possuímos profissionais voltados para o design e a criação de sites que podem ajudar você com isso. Entre em contato com a gente!

 

Veja também