Conversão de leads é uma expressão muito utilizada em círculos de marketing, principalmente no campo do marketing digital. Mas você sabe do que ele se trata?
Muitos empresários que ainda estão começando a ingressar no mundo da publicidade online não entende bem a importância da conversão de leads. Por conta disso, nós formulamos esse artigo para aprofundar um pouco assunto, e explicar porque a conversão é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Confira.
Entenda o que é conversão de leads
Podemos começar com uma definição básica. Um lead é um termo do marketing que descreve o início do interesse de um consumidor em um determinado produto ou serviço de uma empresa. Ou seja, é aquela faísca inicial que faz com que um cliente em potencial comece a olhar para a sua marca com outros olhos.
Por conta disso, muitas estratégias de marketing focam na geração de leads. Essa preferência tem lógica: embora nem todo lead vá ser um cliente, quanto mais leads você tive, mais poencial você tem para transformá-los em compradores.
É aí que entra a conversão de leads. Esse fenômeno se refere tanto ao momento em que um lead se torna um lead quando ao momento em que um lead se torna cliente, executando uma compra. No processo de marketing, essa segunda situação é o estágio final e mais desejado: a transformação de um lead em um cliente fiel.
Como conseguir leads
O processo de obtenção de leads é bem delicado. Ele ocorre quando um usuário fornece alguma informação pessoal para a sua empresa, como o seu e-mail, através de um cadastro ou formulário.
Essa informação é o que vai criar uma ligação entre o usuário e a sua empresa. A partir daí, cabe a você explorar essa relação com iniciativas de marketing digital. Uma boa ideia, por exemplo, é criar uma campanha de e-mail marketing quando você tiver um número considerável de leads.
O mais importante a se lembrar, no entanto, é que você deve continuar providenciando conteúdo de qualidade para o seu lead. Afinal, é por conta de um interesse na sua área que essa pessoa se tornou um lead em primeiro lugar. Logo, vale a pena estimular esse interesse através da produção constante de conteúdo informativo e útil.
Aprenda a aumentar a sua conversão de leads
Diante de tudo isso, você já deve ter percebido a importância da conversão de leads para um negócio. Esse é, para todos os efeitos, a etapa final do funil de atração do cliente, que culmina na compra.
Mas como alcançar esse objetivo? Existem algumas táticas que você pode adotar para aumentar sua conversão de leads. Vejamos algumas delas.
- Apostar em um conteúdo em vídeo: Um vídeo pode ser especialmente atraente, sendo uma boa aposta para atrair os leads.
- Usar técnicas de SEO: A SEO torna o seu conteúdo mais acessível através do Google, aumentando o seu alcance. Isso ajuda a criar mais leads.
- Faça um teste A/B: O teste A/B consiste em experimentar duas opções de materiais diferentes e avaliar qual tem a maior taxa de conversão. Por isso, não tenha medo de tentar coisas novas no seu conteúdo.
- Invista na capacitação de seus profissionais de venda: A atuação do time de vendas é crucial para o andamento do processo de conversão. Sendo assim, tenha certeza de que seu time é qualificado e preparado para agradar o cliente.
Agora você já tem uma noção de como a conversão de leads funciona. Quer saber mais? A Agência IMMA é uma agência de marketing digital com diversos serviços, preparada para auxiliar sua empresa. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!