Você sabe o que é calendário editorial? Talvez você já tenha ouvido falar neste termo antes, e associe-o a um conceito empregado por revistas ou portais de notícia. No entanto, se você é um empresário e já criou um blog para a sua empresa para explorar uma estratégia de marketing digital, esse conceito pode ser muito relevante para você.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é um calendário editorial e por que ele importa para a sua estratégia de conteúdo. Continue com a leitura para entender melhor sobre esse assunto!
Entenda o que é calendário editorial
Um calendário editorial nada mais é do que um documento que inclui todo o planejamento da sua estratégia de conteúdo. Ou seja, trata-se de uma ferramenta de mapeamento que determina quais conteúdos a sua empresa vai lançar e quando.
Mas não é apenas uma questão de datas: O seu calendário editorial pode contar uma série de outros elementos fundamentais para criar uma estratégia de conteúdo efetiva. Ele é, afinal, um compilado de dados que ajudam a administrar melhor as táticas adotadas pela sua marca. Sendo assim, pode incluir informações como:
- As palavras-chave que forem utilizadas em cada um dos seus conteúdos;
- Os temas de cada conteúdo;
- Os formatos em que cada conteúdo for publicado;
- Datas de postagens no blog da sua empresa;
- Datas de promoções em redes sociais como o Facebook ou o Instagram;
- Datas de inícios de campanhas em mídias sociais;
- As personas para as quais cada conteúdo é direcionado;
- A etapa da jornada do consumidor para qual cada conteúdo é criado;
E muitos outros elementos que são cruciais para ter sucesso com o marketing de conteúdo. Mas será que é realmente necessário utilizar um calendário para monitorar esses elementos?
Saiba por que ter um calendário editorial é importante para a sua estratégia de conteúdo
Mesmo que você já saiba o que é um calendário editorial, talvez você não entenda bem por que é preciso ter um para a sua estratégia de conteúdo. Por isso, a seguir, vamos citar algumas das principais vantagens que ter um calendário editorial oferece para a sua empresa. Confira!
Mais organização
Ter os detalhes da sua estratégia de conteúdo mapeados permite que você aja com mais organização. Isso evita que o seu time perca tempo tendo que buscar informações específicas a respeito de conteúdos antigos, por exemplo, quando esses dados forem necessários. É uma forma de poupar o tempo da sua equipe.
Melhor monitoramento de resultados
Uma das principais vantagens oferecidas pelo uso de um calendário editorial para a sua estratégia de conteúdo é que, com esse tipo de ferramenta, fica muito mais fácil monitorar os seus resultados. Afinal, basta uma consulta rápida para entender quando uma determinada iniciativa começou, qual era seu alvo, como ela funcionava e qual era seu objetivo final. A avaliação dos resultados, então, se torna apenas uma questão de comparação, facilitando um processo que poderia ser muito mais trabalhoso e complexo.
Mais ideias para futuras iniciativas
Se você se encontra sem inspiração para futuros conteúdos, uma olhada para o seu calendário editorial pode ser bem útil. Com isso, você pode ver quais conteúdos você já abordou antes, o que pode ajudá-lo a ter novas ideias.
Contrate uma agência de marketing digital para criar a sua estratégia de conteúdo
Agora que você já sabe o que é um calendário editorial e como ele pode ajudar no seu marketing de conteúdo, é hora de deixar a criação dele nas mãos de uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a da Agência IMMA. Quer saber mais? Não perca tempo. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!