Facebook Pixel

O que é brand awareness

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você já ouviu falar do termo brand awareness? Embora o termo venha do inglês, seu conceito é muito relevante para empresários de qualquer nacionalidade, inclusive os brasileiros. Por isso, separamos esse artigo para falar um pouco sobre o assunto e explicar o que é brand awareness e por que esse conceito importa para a sua empresa. Confira!

O que é brand awareness Fonte: freepik.

Entendendo o que é brand awareness

Brand awareness, em português, significa consciência de marca. É uma métrica que tem como função definir o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores.

Ela serve, portanto, para avaliar o quanto os consumidores relacionam um determinado produto a uma empresa. O fato de falarmos Gilette ao invés de lâmina de barbear, por exemplo, é uma demonstração de grande brand awareness, pois associamos o produto mais à empresa do que ao nome do produto em si.

Por conta disso, a consciência de marca está muito ligada ao branding. Não é difícil entender por que: ambos, afinal, dizem respeito à identidade da marca e à forma como ela é percebida pelos consumidores.

É daí que vem, portanto, a importância de brand awareness. Um bom trabalho de consciência de marca faz com que a sua empresa se eleve no mercado, destacando-se da sua concorrência. A marca se torna, então, memorável aos olhos do consumidor, tornando-se parte integral da experiência do consumo de um determinado produto.

Como aumentar a brand awareness da sua marca

Como aumentar a brand awareness da sua marca Fonte: freepik.

Uma vez que você entende o que é consciência de marca, fica claro o quanto ela é importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, surge a questão de como aumentar a brand awareness da sua marca.

Há muitas estratégias que podem ajudar você nessa tarefa. Vejamos, então, algumas das principais delas.

Crie uma personalidade para a sua marca

Brand awareness tem a ver com identidade. A ideia é que a sua marca pareça única, tal como uma pessoa. E, para isso, nada melhor do que criar uma personalidade que os consumidores possam associar à sua empresa.

Um bom case de sucesso desse tipo de brand awareness é a Nubank. A startup brasileira, focada em serviços financeiros, tem uma “personalidade” clara que se demonstra em pequenos detalhes, tais como a linguagem usada no seu aplicativo ou no seu site, que é sempre informal e descontraída. Desse modo, a empresa consegue passar uma imagem jovem e moderna, criando uma personalidade muito atraente.

Crie uma identidade visual

Crie uma identidade visual Fonte: freepik.

Uma identidade visual é tão importante quanto uma personalidade. Afinal, empresas marcantes costumam ter logos marcantes, característicos, que qualquer pessoa pode lembrar.

Sendo assim, é importante investir em um bom design para tudo que for relacionado à sua empresa, mantendo sempre uma coerência. Uma paleta de cores bem definida, por exemplo, pode ser um ótimo primeiro passo para criar uma identidade visual memorável.

Crie conteúdo para seus clientes

O marketing de conteúdo ajuda a construir uma imagem positiva da sua empresa, o que é fundamental para brand awareness. Através de uma produção de conteúdo relevante, os usuários passam a criar afeição pela sua empresa, que está disponibilizando informações úteis para eles.

Contrate uma equipe profissional

Uma agência de marketing digital pode ajudar muito no trabalho de brand awareness da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, oferece uma série de serviços de marketing online que podem contribuir para a formação de uma imagem marcante, tanto no quesito da identidade visual como na questão do conteúdo. A equipe da agência é formada por profissionais da área que sabem o que você precisa fazer para impulsionar o seu negócio. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento para a sua marca!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?