Índice
Você já ouviu falar de um conceito chamado Omnichannel? O nome pode parecer intimidante, mas na verdade essa é uma tática de relacionamento com o cliente que está sendo usada por muitas companhias. Por isso, ela pode ser muito benéfica para a sua marca também.
Mas o que é a estratégia omnichannel e como usá-la? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e ajudar você a entender mais sobre o assunto. Confira!

Fonte: freepik.
O que é a estratégia omnichannel e como usá-la
O termo omnichannel é formado pelo prefixo “omni”, que vem do Latim e significa “tudo” e “inteiro”, e a palavra “channel”, que vem do Inglês e significa “canal”. Sendo assim, omnichannel se refere a “todos os canais”.
Mas o que isso significa na prática? Bem, o objetivo da estratégia omnichannel é estreitar a relação entre uma empresa e o seu cliente. E, isso acontece através da disponibilização de múltiplos canais de comunicação. Ela foca principalmente em diminuir as barreiras entre o mundo offline e o mundo online.
Nesse ponto, é importante fazer a distinção entre omnichannel e multichannel ou crosschannel. Uma estratégia multichannel foca em múltiplos canais, mas, diferente de uma estratégia omnichannel, esses canais não estão necessariamente conectados entre si. Já uma estratégia crosschannel, por sua vez, refere-se a canais que se cruzam, tendo funções complementares.
Diante disso, é possível observar que a estratégia omnichannel é singular por seu foco na combinação de fatores offline e online.
Como esse tipo de estratégia funciona na prática
Uma coisa é entender o conceito de uma estratégia omnichannel, e outra, bem diferente, é entender como colocá-lo em prática. Para isso, é melhor usar um exemplo para ilustrar o funcionamento da estratégia.
Imagine, por exemplo, ir a uma loja física. Nessa loja, você pode usar um aplicativo para verificar o estoque e descobrir se o produto que você deseja está disponível ou não. Se o produto não estiver disponível na loja física, você pode encontrá-lo pelo aplicativo e fazer uma encomenda com o vendedor para recebê-lo, depois, em casa.

Fonte: freepik.
Esse é um exemplo de uma estratégia omnichannel colocada em prática. Fica claro que, no cenário acima, as barreiras entre o comércio físico e o virtual se tornam muito pequenas, quase inexistentes, e o consumidor interage com ambos os mundos ao realizar a sua compra.
É preciso destacar, ainda no mesmo exemplo, a praticidade dessa interação. Ou seja, a experiência que a estratégia omnichannel oferece ao consumidor não é apenas única, mas também facilita muito a interação dele com a empresa.
Usando a estratégia omnichannel no seu negócio
Agora que você já entende o que é uma estratégia omnichannel, resta saber como aplicar essa tática para o seu negócio. E a primeira coisa que você deve fazer é conhecer o seu consumidor. Afinal, se você vai modificar a experiência do cliente com a sua marca, é necessário saber como essa experiência já se dá no momento presente.
Depois, o foco passa a ser em integrar os canais da sua empresa. Personalize-os e alinhe-os de modo a evitar lacunas, e sempre focando em oferecer uma experiência prática e eficiente.
Finalmente, é preciso testar a sua nova estratégia. Somente assim você saberá se o modelo omnichannel funciona para a sua marca.

Fonte: freepik.
Aplique novas estratégias de relacionamento com o cliente com ajuda profissional
Para aplicar novas estratégias de relacionamento com o cliente, como a estratégia omnichannel, é uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital que possa ajudar você nessa tarefa. A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo diversos serviços de alta qualidade. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para a sua empresa!

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.