O poder da comunicação visual para as empresas

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
22/03/2022
Design Gráfico

Qual o poder da comunicação visual para as empresas? A comunicação visual é o aspecto de crescimento mais rápido do marketing e do crescimento dos negócios. O uso da comunicação visual tem crescido exponencialmente nos últimos anos, com o surgimento de plataformas de mídia social e dispositivos móveis, o que torna o conteúdo visual mais popular, sendo mais fácil de entender e digerir.

Os visuais são fáceis de entender porque vêm em uma forma que podemos ver, o que significa que podemos processá-los mais rapidamente do que as informações que vêm em outras formas, como texto ou áudio. Eles também têm um impacto maior em nossas emoções porque são mais propensos a desencadear uma resposta emocional do que apenas texto.

O poder da comunicação visual para as empresas

Fonte: Freepik

O uso da comunicação visual vem aumentando nos últimos anos, à medida que mais e mais pessoas confiam nos recursos visuais para se comunicarem. Espera-se que esta tendência continue à medida que o mundo se torna mais orientado visualmente.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor qual é o poder da comunicação visual para as empresas. Quer entender melhor este conceito e se preparar para adotar as melhores estratégias de marketing visual? Então confira nosso conteúdo exclusivo.

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O poder da comunicação visual para as empresas

A comunicação visual existe há muito tempo, mas nunca foi tão poderosa. Ela pode representar uma ótima maneira de estabelecer conexões e construir confiança.

Hoje, este conceito tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing. Ajuda a criar interesse e atenção por um produto ou serviço, e é por isso que eles são tão importantes para as empresas usarem em seus esforços de promoção e marca.

As empresas usam recursos visuais porque são mais facilmente compreendidos do que o conteúdo baseado em texto e permitem que as pessoas formem uma opinião sobre produtos ou serviços sem precisar ler nenhum texto.

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Fonte: Envato

Essas imagens podem ser usadas em anúncios, postagens de mídia social, sites, apresentações, vídeos; praticamente em qualquer lugar em que as empresas desejam que sua mensagem alcance um público.

Uma imagem vale mais que mil palavras e todos sabemos que ela pode transmitir uma mensagem muito mais rápido do que um texto simples.

  • O conteúdo visual aumenta o reconhecimento da marca em 80%;

  • Pode aumentar as taxas de conversão em até 96%;

  • O conteúdo visualmente atraente é compartilhado nas mídias sociais três vezes mais do que o conteúdo apenas de texto.

A comunicação visual está mudando a maneira como as estratégias de marketing são criadas

A comunicação visual é a nova tendência do marketing e está mudando rapidamente a maneira como os profissionais de marketing criam suas estratégias.

Como já mencionamos, o conteúdo visual é mais fácil de consumir e tem um impacto maior nos consumidores. Também ajuda os profissionais de marketing a alcançarem um público mais amplo usando diferentes canais, como mídias sociais, blogs, e-mail marketing e muito mais.

Os profissionais de marketing podem personalizar seu conteúdo para obter melhores resultados. Eles podem personalizar seu conteúdo para públicos específicos, como faixa etária ou sexo, usando recursos visuais diferentes para cada grupo.

Quais são os principais componentes de uma comunicação visual para empresas de sucesso?

A comunicação visual é uma parte crucial da estratégia de toda empresa de sucesso. Pode ser qualquer coisa, desde o logotipo, o design do site e até os produtos. A comunicação visual ajuda uma organização a transmitir sua mensagem de maneira mais eficaz.

Os principais componentes da comunicação visual são cores, fontes, fotografia e ilustrações. Todos eles são importantes por diferentes motivos e todos têm seu próprio propósito na estratégia de comunicação visual da empresa.

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Fonte: Freepik

Ainda assim, podemos destacar mais três componentes principais da comunicação visual. O primeiro componente é o tipo de mídia utilizada, que inclui pôsteres, imagens digitais, vídeos e apresentações de slides.

O segundo componente é o que você está comunicando por meio de recursos visuais, como o logotipo da sua empresa ou um produto que você está vendendo. O terceiro componente é como você projeta seus visuais, incluindo esquemas de cores ou layouts.

Como criar uma estratégia de marketing eficaz com foco no design visual

Toda estratégia de marketing deve ter um componente visual. Uma identidade de marca clara e coesa é a chave para o sucesso em qualquer negócio.

O design visual pode ser usado para comunicar sua mensagem, criar confiança e credibilidade, aumentar as taxas de conversão e direcionar o tráfego. Aqui estão algumas dicas para criar uma estratégia de marketing eficaz com foco no design visual:

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Fonte: Freepik

Conheça seu público-alvo: o design visual é uma parte importante da estratégia de marketing. Compreender o público-alvo, o que eles valorizam e o que é único neles ajudará você a criar uma campanha de marketing bem-sucedida.

Criar uma identidade de marca coesa: todos os aspectos da marca, do logotipo ao slogan, devem ser unificados e transmitidos em todas as mensagens de marketing.

Use recursos visuais atraentes: um bom design visual pode não apenas atrair mais varejistas, mas também criar uma experiência memorável para os clientes.

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Fonte: Freepik

Use cores contrastantes: as campanhas de marketing modernas usam muitas fontes, cores e elementos de design para atrair a atenção de clientes em potencial.

O objetivo é atrair o olhar do público e fazer uma mensagem impactante. Existem muitas escolas de pensamento diferentes quando se trata de quais cores devem ser usadas, quais fontes devem ser escolhidas e quanto design deve ser usado em uma campanha.

Assim, podemos concluir que existe uma série de fatores que impactam uma boa estratégia de comunicação visual. Neste caso, o importante é estar atento a todas elas e contar com a ajuda de especialistas.

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Se você não sabe como usar a comunicação visual no marketing de conteúdo, o ideal é contar com ajuda especializada. Por isso, uma possibilidade a ser considerada é contratar uma agência de marketing digital.

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