3 motivos para terceirizar o marketing digital da empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/07/2021
Marketing Digital

Atualmente, para qualquer empresa, o marketing digital é uma ferramenta crucial para alcançar o sucesso. Afinal, vivemos na era digital (ou era da informação), onde a internet é parte do dia a dia de grande parte da população mundial.

Mas, como o marketing online é um campo muito vasto e complexo, é natural também que surja a dúvida: Vale a pena cuidar desse setor por conta própria? Ou é melhor contar com a ajuda de uma empresa especializada na área?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos apresentar os 3 principais motivos para terceirizar o marketing digital da empresa. Continue com a leitura para descobrir que motivos são esses!

3 motivos para terceirizar o marketing digital da empresa

Fonte: Envato

Descubra quais são os 3 principais motivos para terceirizar o marketing digital da empresa

Investir em marketing digital pode fazer a diferença para qualquer empresa. São muitas as oportunidades para o crescimento oferecidas por esse campo.

No entanto, é preciso tomar cuidado e não ver o marketing online como uma ferramenta mágica que garante o sucesso instantâneo. Trata-se de uma área da publicidade muito complicada, com diversas variáveis que podem afetar os resultados de uma estratégia.

Diante disso, muitas pessoas optam por terceirizar o marketing digital. Mas será que essa é mesmo a melhor escolha? A seguir, vamos citar alguns motivos que depõem a favor desta decisão. Confira!

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Mais eficiência

O marketing online oferece uma variedade de ferramentas que podem ser usadas para o crescimento online de uma empresa. No entanto, cada um desses recursos precisa ser empregado da maneira correta para ter boas performances.

Sendo assim, o ideal é poder deixar com que pessoas especializadas no assunto cuidem das estratégias de marketing digital de uma marca. Desse modo, ao investir em veículos como o e-mail marketing ou o marketing de conteúdo, por exemplo, a empresa pode realizar essas táticas da melhor maneira possível.

Invista em campanhas de E-mail Marketing

Fonte: Freepik

A análise dos resultados é mais fácil

Uma das partes mais importantes do marketing digital é a análise dos resultados. Afinal, quanto mais dados disponíveis, mais fácil é planejar estratégias futuras.

Para obter esses dados, entretanto, a melhor opção é ter a ajuda de uma empresa de marketing digital. Dessa maneira, você pode ter acesso a dados concretos que avaliem a performance de cada estratégia utilizada pela empresa. Isso permite que você descubra quais ferramentas funcionam bem e quais táticas precisam ser modificadas para trazerem mais frutos.

Análise dos resultados

Fonte: Envato

A equipe pode focar no core business

Quando a equipe de uma empresa tem que administrar o core business da marca e o marketing digital, o tempo pode ficar muito apertado. Isso pode prejudicar a produtividade dos funcionários.

Por esse motivo, terceirizar o marketing online é uma boa opção para permitir que o tempo da sua equipe se torne mais útil. Isso porque cada funcionário pode focar em sua respectiva especialidade, o que torna o funcionamento interno da marca muito mais eficiente. E a melhor parte é que o marketing não para de funcionar, pois estará em mãos mais competentes para administrá-lo.

Qual o retorno do investimento em marketing digital e em uma agência?

Para entender como se dá o retorno de investimento em uma agência de marketing digital, é preciso, antes, compreender o que é o retorno de investimento em si. O que engloba esse conceito?

O retorno de investimento, também conhecido como ROI ou return on investment, é um conceito que vem do inglês e que é essencial para medir o sucesso de uma estratégia de marketing online. Trata-se da taxa de retorno, ou seja, o que é ganho com uma iniciativa em comparação com o que foi gasto para colocá-la em prática.

Existem muitas formas de calcular o ROI de uma estratégia. A mais comum, no entanto, é também bastante simples: (ROI = Lucro – Custo / Custo).

Entenda mais sobre o Tip Jar

Fonte: Freepik

Como isso funciona na prática? Vamos ilustrar com um exemplo. Se uma pessoa gasta, por exemplo, 2.000 reais em uma campanha para uma data comemorativa, e obtém como lucro 5.000 reais, o ROI será calculado dessa maneira: 5.000-2.000 = 3.000, que será então colocado sobre 2.000. Assim, divide-se 3.000 por 2.000, obtendo o resultado de 1,5. A conclusão, portanto, é que o ROI dessa campanha é de 1,5.

No caso do marketing digital, o cálculo do ROI fica mais complicado porque o marketing online não é uma estratégia singular. Na verdade, ele é a soma de diferentes ferramentas e diferentes iniciativas, que, combinadas em um plano geral, compõem o marketing digital de uma empresa.

Por esse motivo, não dá para calcular um único retorno de investimento sobre o marketing online. Esse tipo de cálculo exigiria que muitas variáveis fossem ignoradas, o que prejudicaria a efetividade dos seus resultados.

O que é ROI

Fonte: freepik.

Mas atenção: isso não significa que o retorno de investimento precisa ser esquecido por completo. Afinal, ainda se trata de uma métrica que pode ser muito útil para o planejamento de estratégias futuras.

No entanto, para usar o ROI no contexto do marketing digital, é necessário ter em mente duas coisas. A primeira delas é que o tempo de retorno, no marketing online, pode ser mais demorado que em outros campos. Isso porque algumas táticas produzem resultados a longo prazo, ponto que deve ser levado em conta antes de avaliar seus resultados.

A segunda coisa é que cada iniciativa precisa ser avaliada individualmente. Uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, deve ser examinada dentro dos parâmetros desse veículo. Já um anúncio pago feito nas redes sociais, por sua vez, precisa ser avaliado dentro de expectativas condizentes com as plataformas utilizadas. Ou seja: Os resultados obtidos devem ser examinados com um olhar realista.

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Contrate uma agência de marketing digital de alta qualidade

Agora que você já sabe quais são os principais motivos para terceirizar o marketing digital da empresa, é hora de colocar isso em prática através da contratação de uma agência de marketing digital. Basta escolher uma que seja bem estabelecida no mercado e que atende a empresas de todos os portes, como, por exemplo, a Agência IMMA.

A IMMA oferece diversos serviços de marketing online que podem ser usados para impulsionar o crescimento da sua marca. Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento!

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