Facebook Pixel

5 oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real

Facebook
Twitter
LinkedIn

Muitas empresas estão nas mídias sociais só porque seus concorrentes estão. Porém, as redes sociais geram muitas possibilidades de marketing, vendas e relações públicas, principalmente quando observamos discussões online. Confira 5 oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real.

5 oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real Fonte: Freepik.

5 oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real:

1. Monitorar feedbacks negativos para gerenciamento de reputação: os clientes reclamam nas mídias sociais porque querem ser ouvidos. Eles querem uma explicação, se não uma solução; caso contrário, essas pessoas teriam escrito suas queixas em seus diários.

Pode ser assustador enfrentar clientes insatisfeitos, especialmente em mídias sociais, onde cada movimento está sob escrutínio público. Mas não responder faz com que os clientes sintam como se não fossem importantes, o que faz com que eles também parem de se importar. E nada mata um negócio mais rápido do que a apatia.

Claro que você não pode responder a comentários negativos se você nem mesmo sabe o que está acontecendo. Então, a primeira coisa que precisa ser feita é configurar alertas para sua marca, para que você será notificado de tais discussões, mesmo quando as pessoas não estão marcando sua marca.

5 oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real Fonte: Freepik.

Uma boa ideia é configurar alertas para o nome do produto junto de palavras-chave como “problemas”, “defeitos” ou “falhas”. Se você recebe muitas menções no Instagram, por exemplo, (e isso nem sempre é bom), filtre-as por sentimento e concentre-se nos clientes frustrados em primeiro lugar.

2. Monitorar de feedback do cliente para melhoria de produtos: pedir desculpas é o primeiro passo, mas melhorias reais devem seguir dessas desculpas. Depois de acalmar os ânimos e “salvar” a empresa, busque realmente tentar resolver o problema. É possível, por exemplo, fazer um registro para saber qual o recurso mais solicitado para orientar seu roteiro de desenvolvimento de produtos.

Os clientes sabem o que querem e precisam, então quanto mais você levar em consideração as opiniões de seus clientes, maiores chances de sucesso você terá para o seu produto. Configure alertas para o nome do produto junto a palavras como “se apenas”, “desejo” ou “melhorar” para encontrar este tipo de ocorrência.

3. Monitorar oportunidades para se gabar: não é legal parecer convencido ou petulante, mas é importante saber quando sua empresa é elogiada, principalmente se comparada a um concorrente. Isso permite não só interações, como também respostas inteligentes e espirituosas, que é algo que os usuários das redes sociais adoram e acaba gerando muito buzz.

Marketing em mídia social Fonte: Freepik.

Obviamente, você não pode vencer a concorrência se você não sabe o que eles estão fazendo, então não basta monitorar as mídias sociais em tempo real, monitore também os seus concorrentes. Ouça o que seus clientes pensam sobre eles e procure oportunidades de se autopromover.

4. Monitorar sua indústria para geração de leads: responder quando sua marca é mencionada é algo óbvio, mas ouvir e responder, mesmo quando seu nome não é mencionado, pode ser algo muito mais incrível. Imagine que um usuário fala sobre um problema e logo você oferece uma solução viável? Essa pessoa será conquistada, com toda certeza.

Dessa forma, você estabelecerá sua marca nas mídias sociais ainda mais rapidamente, o que, provavelmente, significará mais dinheiro em longo prazo.

5. Monitorar discussões para encontrar influenciadores: algumas pessoas têm opiniões de peso, pois são influenciadoras. No mundo da mídia social, é preciso saber quem são essas pessoas para aproveitar todas as oportunidades de realizar marketing com influenciadores.

Redes sociais Fonte: Freepik.

Se você estiver usando uma ferramenta de monitoramento, será notificado quando alguém menciona sua marca, mas também se pode filtrar as menções para priorizar influenciadores. Assim, se você quiser lançar uma campanha de marketing com influenciadores, poderá facilmente encontrar essas pessoas influentes que já falam sobre você ou sua indústria com muita facilidade.

Lembre-se que todo mundo está nas mídias sociais, mas a maioria não está usando-as direito. Depois de ver todas as oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real, é possível tirar o máximo proveito delas, mesmo quando as pessoas não estão falando, necessariamente, sobre você.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?