Na noite da última quinta-feira, dia 10 de Junho, o mLabs comunicou um problema grave com o Facebook que atingiu mais de 300 mil usuários da plataforma. De acordo com a equipe de comunicação do mLabs, o Facebook decidiu, de forma abrupta, ocultar as postagens feitas pela plataforma.
Com isso, diversos usuários teve suas postagens ocultadas da lista de publicações no feed e perfil, implicando diretamente no planejamento de comunicação de algumas empresas e na análise de métricas de campanha, já que tirou do ar absolutamente todos os posts divulgados até 18h do dia 10 de Junho.
Mlabs enfrenta problemas com o Facebook: entenda o caso
Segundo o comunicado do mLabs, o Facebook desativou o aplicativo de desenvolvimento do mLabs, o mesmo que já havia sido homologado há mais de 6 anos pela própria rede social. Além disso, também foram atingidas as páginas comerciais do mLabs no Facebook e Instagram, a comunidade fechada no Facebook e os perfis dos fundadores e administradores da plataforma com o Facebook.
Uma situação parecida chegou a acontecer no ano de 2019, como bem lembrado pelo comunicado. Neste caso, os posts dos usuários do mLabs foram ocultados das páginas recolocados após 2 dias pelo próprio Facebook. Segundo a plataforma, a rede social reconheceu a falha e que penalizou de maneira errônea o mLabs.
Por envolver o planejamento de comunicação de milhares de empresas e interferir diretamente no resultado de campanhas na rede social, o mLabs informou que já está em contato com o Facebook, fazendo o que está a alcance para poder reverter novamente a situação, como aconteceu em 2019.
Enquanto isso, os usuários ficam no aguardo de novidades e se precisarão seguir com os agendamentos manuais no Facebook. A tendência é que isso se resolva até o final dessa sexta-feira, mas nenhuma data específica foi divulgada por ambas as plataformas.
Veja um pouco do comunicado do mLabs
“Lamentamos profundamente – e novamente – pela maneira com que o Facebook agiu, punindo não apenas a mLabs em sua operação essencial, mas principalmente, as mais de 330 mil marcas que depositam sua confiança, investimentos e esforços não só em nossa plataforma mas, principalmente, nas mídias sociais do grupo Facebook.
Reforçamos nossa completa inconformação com tal medida que prejudica, além de milhares de empreendedores, um número considerável de órgãos públicos, entidades não governamentais e autônomas da sociedade civil que utilizam a mLabs para veicular conteúdos cujo propósito ultrapassa quaisquer interesses comerciais, sendo de ampla utilidade pública e social.
Acreditamos no poder das mídias sociais e na democratização do acesso a esses canais. Trabalhamos para isso desde o nascimento da mLabs, oferecendo uma plataforma facilitadora e acessível a todos (profissionais e empreendedores) e nos comprometemos a continuar lutando para garantir o direto a todos de terem seus conteúdos preservados e não violados de forma arbitrária pela rede social.
Convidamos nossa base de clientes, parceiros, seguidores e simpatizantes a, junto conosco, reforçarem a solicitação de retorno dos conteúdos às suas Fan Pages através da central de atendimento do Facebook, link“.
O que fazer nesses casos?
Enquanto o mLabs busca solucionar o problema junto ao Facebook, nós recomendamos que os agendamentos de publicações na plataforma sejam feitos de maneira manual, pela própria Ferramenta de Criação do Facebook. Se você tem posts agendados para o final de semana, também recomendamos que ele seja agendado na Ferramenta do Facebook, já que não sabemos o prazo exato para o retorno do funcionamento.
Com relação aos posts antigos que foram ocultados, ainda não é recomendável que sejam postados novamente no momento. Isso porque, como bem explica o comunicado, as publicações foram ocultadas, não excluídas. Além disso, em 2019 os posts foram recolocados após o problema ser solucionado. Por isso, o importante é estar atento às novidades e ao site oficial do mLabs para novos comunicados.
Ajuda especializada
Se você não entende como funciona este processo de agendamento em redes sociais e precisa de ajuda na gestão, conte com a ajuda de uma agência especializada em gestão de mídias sociais, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato conosco e faça seu orçamento.