6 mitos sobre desenvolvimento de site

Se você deseja ter um site ou já tem um e deseja reformulá-lo, já deve ter pesquisado sobre o assunto e visto que não é fácil desenvolver e configurar um. No entanto, há quem se prenda a determinadas informações equivocadas que tornam este trabalho ainda mais árduo. Veja 6 mitos sobre desenvolvimento de site para parar de acreditar.

Mitos sobre desenvolvimento de sites

Fonte: Freepik.

6 mitos sobre desenvolvimento de site:

1. Você pode economizar dinheiro construindo seu próprio site: se você acha que construir seu próprio site pode ajudar a economizar muito dinheiro, pense novamente. Seu site será sempre mais profissional e terá um impacto maior nos visitantes se ele for feito por um bom desenvolvedor. Provavelmente, também será mais fácil obter um ROI melhor a longo prazo com um site profissional.

Acredite, o dinheiro investido para se obter um site configurado por um profissional, em última análise, gerará mais receita e menos estresse do que qualquer tentativa de desenvolver você mesmo. A construção de sites requer um forte conhecimento nas práticas atuais de desenvolvimento de sites, com as quais você provavelmente não está completamente familiarizado.

Deixe o trabalho técnico para quem já sabe o que fazer e concentre-se em suas funções gerenciais. Coloque a construção do seu site na mão de profissionais que você certamente não irá se arrepender.

Desenvolvimento de site

Fonte: Freepik.

2. Não é preciso otimizar para dispositivos móveis: no atual mundo em que vivemos, não é possível que alguém realmente acredite neste mito sobre desenvolvimento de site. Com os smartphones tornando a vida muito mais prática, uma grande quantidade de pessoas navega em sites usando seus celulares. Portanto, é imperativo ter um site compatível com essa tecnologia.

De acordo com um relatório da StatCounter, o uso da internet móvel ultrapassa o uso da internet no desktop desde 2016. Por isso, ninguém mais pode se dar ao luxo de acreditar que um site não precisa ser otimizado para dispositivos móveis. Isso garante aos usuários uma boa experiência, fazendo com que eles naveguem confortavelmente e passem mais tempo no seu site.

Se o seu site não responde aos dispositivos móveis, sua taxa de rejeição aumenta, levando a uma queda nos rankings dos motores de busca. Em última análise, um site que não é amigável para dispositivos móveis expulsa os clientes e faz a empresa perder sua presença online.

Gestão de sites

Fonte: Freepik.

Veja também  9 razões para ter um site responsivo para o seu negócio

3. Escrever conteúdo para o site é fácil: muitas pessoas que lançam seus sites adiam a produção de conteúdo para depois porque acham que isso será fácil ou poderá ser terceirizado por valores baixos. Mas esse é um dos maiores mitos sobre desenvolvimento de site. O conteúdo de um site é fundamental para envolver os usuários e deve sempre ser planejado junto com seu desenvolvimento.

O marketing de conteúdo produz uma forte compreensão do seu negócio para o público, levando para essas pessoas informações sobre a empresa, a marca, os produtos, etc. Um bom conteúdo é difícil de escrever e leva tempo para ser desenvolvido. E ninguém deve assumir que contratar uma pessoa especializada para escrever para sites será barato, isso é desvalorizar totalmente uma categoria.

Não subestime a importância do conteúdo para seu site. Ter um bom material pode ser a diferença entre estar nas primeiras colocações do Google ou passar completamente despercebido.

Criação de sites

Fonte: Freepik.

4. Adicionar mais recursos traz mais visualizações: muitas pessoas acreditam instalar um monte de recursos no site vai atrair mais visitantes. No entanto, esse é mais um dos mitos sobre desenvolvimento de site. Você pode acabar agredindo-os ou confundindo-os sobre quem você é ou o que tem a oferecer.

A clareza do site fica comprometida quando você adiciona recursos desnecessários. Isso, por sua vez, pode fazer com que os clientes saiam da sua página imediatamente, gerando uma enorme taxa de rejeição. E também vale lembrar que isso tende a aumentar o tempo de carregamento do site, o que também leva as pessoas a abandonarem a página mais rapidamente.

Manter seu site simples é sempre um ótimo negócio. Tenha em mente que o cliente deseja ter uma visão clara de seu produto, saber como ele funciona e como isso pode ajudá-lo. O excesso de recursos e informações polui o site, o que nunca é bom, principalmente quando nos lembramos que a maioria das pessoas vão acessá-lo a partir de dispositivos móveis.

Mitos sobre criação de sites

Fonte: Freepik.

5. Ter um site atraente já gera tráfego suficiente: muitas pessoas acham que construir um site atraente é mais que suficiente para gerar tráfego. E embora o design não seja algo prejudicial quando bem planejado, existem outros fatores que você precisa para levar em conta se deseja aumentar o tráfego e as conversões do site.

Escolher um nome de domínio forte e facilmente identificável, optar por uma boa hospedagem, observar a acessibilidade geral do site, a qualidade do conteúdo, fazer uma boa pesquisa por palavras-chave, realizar o SEO, dentre várias outras coisas, também ajuda a gerar tráfego e faz parte do trabalho de desenvolvimento de um site.

Veja também  Por que sua empresa precisa de um site

Não negligencie nenhuma decisão, seja de design ou seja de qualquer outra área. Para um site funcionar bem, se destacar nos mecanismos de busca e gerar conversões é preciso um trabalho multidisciplinar, que envolve sim um bom design, mas também produção de conteúdo, programação, SEO, etc.

6 mitos sobre desenvolvimento de site

Fonte: Freepik.

6. Depois que o site está no ar ele não precisa de mais nada: é comum que, após sua criação, um site permaneça esquecido por um longo período. Porém, é importante ter em mente que o desenvolvimento de um site é um processo contínuo.

Colocar um site no ar é só o começo do trabalho. Ele precisa ser atualizado com frequência, otimizado para SEO e passar por ajustes no conteúdo e no layout conforme o tempo for passando e a tecnologia mudando. É preciso continuar trabalhando muito mesmo depois que o site vai ao ar, ou então ele corre o risco de cair no esquecimento.

Construir um site exige pensamento estratégico e um profundo conhecimento das práticas da indústria e das tendências do mercado. Para atrair visitantes e dar ao seu negócio a maior visibilidade possível, não acredite em nenhum desses mitos sobre desenvolvimento de site. E não se esqueça que tudo está em constante mudança e evolução; logo, você precisa monitorar e mudar seu site sempre.

Agora que você já conhece alguns mitos sobre desenvolvimento de site, pare de acreditar neles e comece a criar e gerenciar seu site da maneira correta.

Veja também

Mobile First Index

Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

By | Criação de Sites, Marketing Digital, Otimização de Sites (SEO)

O crescimento do uso de dispositivos móveis para navegar na internet não é nenhuma novidade. Não possuir um site preparado para esses dispositivos é, de cara, o primeiro erro que se pode cometer. Com o Mobile First Index sua preocupação com a versão mobile do seu site deve ser duplicada!

Veja também  5 formas de promover pequenas empresas na internet
Read More
6 mitos sobre desenvolvimento de site

6 mitos sobre desenvolvimento de site

By | Criação de Sites

Se você deseja ter um site ou já tem um e deseja reformulá-lo, já deve ter pesquisado sobre o assunto e visto que não é fácil desenvolver e configurar um. No entanto, há quem se prenda a determinadas informações equivocadas que tornam este trabalho ainda mais árduo. Veja 6 mitos sobre desenvolvimento de site para parar de acreditar e comece hoje mesmo a criar um site corretamente com as dicas da Agência IMMA.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.