A última tendência no marketing digital são os micro influenciadores, pessoas que produzem conteúdos únicos e relevantes, dialogando diretamente com pequenos nichos. Eles possuem um número expressivo de seguidores altamente envolvidos, que buscam sempre novidades ou debater ideias. Mas por que os micro influenciadores importam tanto?
Embora seus fãs cheguem, talvez, a centenas ou milhares, esses criadores de conteúdo injetam um ar de autenticidade em suas publicações e promovem o envolvimento entre seus seguidores. Os micro influenciadores criam uma comunidade através de um relacionamento íntimo e bastante autêntico com seu público, algo único e que nem sempre pode ser medido de forma tangível.
Um micro influenciador é definido como alguém que possui entre 2 mil e 50 mil seguidores. Enquanto uma celebridade oferece um alcance de massa, os micro influenciadores oferecem um ótimo envolvimento, representado por curtidas e comentários. Eles atingem um nível mais profundo de interação com o público, o que se reflete num grande número de comentários, compartilhamentos, posts salvos no Instagram, imagens pinadas no Pinterest e até vendas.
Por que os micro influenciadores importam tanto
Tanto para uma marca quanto para um micro influenciador, não há nada melhor do que buscar por uma parceria que seja mutuamente benéfica. O primeiro passo para isso é identificar os micro influenciadores que já gostam da sua marca ou publicam conteúdos que possuem a mesma estética ou valores que você para criar e cultivar uma relação orgânica.
Os seguidores desse micro influenciador já confiam em seu julgamento e experiência, então o engajamento em relação a sua marca tende a ocorrer naturalmente. Aproveite para também se envolver esses usuários, oferecendo conteúdos exclusivos ou até cupons de desconto. Trabalhar com micro influenciadores tende a ser simples, mas exige sim um pouco de esforço.
Com o Facebook e o Instagram sempre mudando seus algoritmos de visibilidade, é importante estar sempre repensando suas parcerias. Quando se trabalha com uma celebridade, pode-se ter a impressão de estar alcançando toda a sua rede de contatos. No entanto, este não é o caso. Ao longo do tempo, o Facebook reduziu bastante seu algoritmo de visibilidade, assim como o Instagram.
E, para obter um ótimo alcance, as marcas não só precisam pagar a celebridade, como também ativar uma campanha de publicidade social para ampliar o conteúdo. Como tanto o Facebook quanto o Instagram priorizam usuários autênticos e altamente envolvidos, o conteúdo de micro influenciadores tornou-se mais visível, deixando os conteúdos promovidos para trás nesta corrida.
Isso não quer dizer que as marcas devem evitar celebridades ou pessoas muito populares nas redes sociais. Muitas colaborações de marcas com esses tipos de influenciadores foram extremamente bem-sucedidas. Quando a celebridade se mostra realmente interessada e envolvida em todos os aspectos com um produto, pode ser uma enorme vitória para as marcas investir neste tipo de publicidade.
As campanhas mais bem-sucedidas geralmente envolvem celebridades ou pessoas muito influentes por um longo período, o que também costuma transmitir autenticidade, ativando comunidades e gerando vendas. Mas vale lembrar que o investimento para esse tipo de campanha costuma ser enorme e pode nem sempre obter os resultados esperados.
Para a maioria das marcas emergentes, esse orçamento exorbitante necessário para trabalhar com grandes celebridades ou pessoas influentes é algo completamente fora da realidade. Mas trabalhar com um grupo seleto de micro influenciadores é uma maneira eficiente e econômica de obter engajamento e ainda criar um relacionamento.
Atualmente, as estratégias de marketing digital que dão certo não são apenas as maiores e mais caras, mas as que despertam o público e criam envolvimento. É hora de repensar as abordagens do marketing social e mudar essa mentalidade focada em “estrelas” para se engajar junto a defensores da marca que promovem a autenticidade e confiança, como é o caso dos micro influenciadores.
Como fazer marketing com influenciadores
Um influenciador é alguém que tem um grande número de seguidores online que confia nas opiniões ou recomendações dessa pessoa sobre vários produtos ou serviços. Os influenciadores são importantes porque é mais fácil para eles alcançar novos públicos do que para profissionais de marketing não tão conhecidos. Além disso, algumas pessoas acreditam que são mais propensas a comprar algo se viram um influenciador falando sobre isso.
O marketing com influenciadores é uma forma de promover marcas mais pessoal. Ele fornece um indivíduo que pode ajudar a atingir um público-alvo sem gastar muito tempo e dinheiro em campanhas de marketing. A melhor maneira de fazer marketing com influenciadores é encontrar a pessoa ou empresa certa. Você deve certificar-se de que eles estão alinhados com a imagem de sua marca, têm o público-alvo certo, não têm preços excessivos e são fáceis de trabalhar.
Eles podem ser usados para todos os tipos de campanhas – desde a criação de conteúdo de mídia social até a produção de vídeo para canais do YouTube. O mais importante é que sejam autênticos em seu trabalho, pois já estão conectados com seus seguidores.
Marketing com influenciadores dá retorno positivo?
A resposta a esta pergunta não é simples. Depende do tipo de influenciador, da natureza do produto e do público-alvo. Os influenciadores podem ser categorizados em diferentes tipos – micro influenciadores, influenciadores de mídia social e celebridades tradicionais.
As características de cada tipo são diferentes. Os influenciadores das redes sociais são mais acessíveis do que as celebridades porque estão mais próximos de seus seguidores. Se você deseja atingir seu público-alvo nesta categoria, é possível que haja um influenciador com 2 a 3 milhões de seguidores.
Micro influenciadores também podem ser uma boa escolha se seu produto for algo que atraia pessoas que gostam de compartilhar suas experiências de vida online ou que gostam de seguir blogueiros com interesses semelhantes. As taxas de engajamento de micro influenciadores em cerca de 4%, enquanto os influenciadores de mídia social.
Ou seja, os influenciadores têm sido um tema quente no mundo do marketing há algum tempo. Mas eles realmente funcionam? Uma das coisas mais importantes a se ter em mente é que os influenciadores não são uma solução fácil para seus problemas de negócios. Eles levam tempo e esforço para encontrar e desenvolver relacionamentos com; mas eles podem fornecer valor real se feitos corretamente e podem ser mais eficazes do que os anúncios tradicionais.
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O marketing é uma forma eficaz de promover uma empresa e seus produtos / serviços. É o processo de aumentar a visibilidade de uma marca ou produto, que pode ser feito por meio de diferentes ferramentas de marketing. Uma a agência de marketing digital, como a Agência IMMA, pode ser uma das melhores opções para empresas que desejam aumentar a visibilidade de sua marca. As agências digitais são especializadas em marketing online e podem ajudá-lo em tudo, desde a criação de seu perfil de negócios online até o design de seu website.