Há muitas formas de fazer link building para melhorar a sua presença online. Mas você sabe no que consiste essa prática? O que é o link building e como usá-lo? Nesse artigo, vamos explicar como empregar essa estratégia da melhor maneira possível.
O que é o link building
Para entender o que é o link building, é preciso antes compreender o que é SEO. E SEO é uma sigla que significa search engine optimization, ou, em português, otimização para mecanismo de busca. Desse modo, esse é o conjunto de técnicas que busca adaptar um conteúdo para torná-lo mais atraente ao algoritmo do Google, melhorando seu rankeamento nos resultados de busca.
É aí que entra o link building. Isso porque o link building é uma estratégia de SEO que consiste em obter links em outros sites.
Essa questão envolve a forma com que o Google analisa o conteúdo. E é bem simples: quanto mais links o seu site tiver em outras páginas, mais o Google vai considerar que você é uma autoridade no assunto. Isso, no ponto de vista do algoritmo, faz com que o seu conteúdo se torne mais relevante, o que garante um melhor rankeamento.
Desse modo, pôr em prática algumas formas de fazer link building pode ser muito positivo para o posicionamento do seu site nos resultados de busca. Isso aumenta o seu alcance entre os usuários, possibilitando um aumento de tráfego.
Conheça as melhores formas de fazer link building
Diante de tudo isso, podemos concluir que conhecer as melhores formas de fazer link building é uma maneira de melhorar o SEO da sua página. Vejamos, então, alguns dos caminhos mais efetivos para aplicar essa técnica.
Fazer um guest post
A prática de fazer guest posts consiste em escrever um post e publicar em outro blog, a pedido do autor. Nesse texto, você pode incluir um link para a sua página.
Para conseguir a oportunidade de fazer um guest post, você precisa ter paciência. O ideal é que você pesquise sites que possam achar o seu conteúdo relevante e entre em contato com os proprietários com uma proposta. Seja sempre educado e dê prioridade aos melhores domínios. Pode ser que você precisa de algumas tentativas até que algum blog aceite, mas é preciso se manter firme e não desanimar. Lembre-se que, uma vez que você já tiver feito seu primeiro guest post em algum lugar, você pode usar aquele texto como exemplo para convencer futuros proprietários de outros sites.
Busque links dos seus clientes
Muitas vezes, proprietários de blogs falarão dos serviços ou produtos que consomem em seus textos. Nesses casos, não é difícil encontrar um cliente que possa inserir um link para a sua página.
Mas atenção: é preciso checar as métricas dos domínios para avaliar quais blogs você realmente quer que o seu link esteja presente. O Bulk Trust Flow e o Citation Flow são boas ferramentas para você avaliar essas questões.
Uma vez que você tenha isso resolvido, basta prosseguir da mesma forma como ofereceria um guest post: entre em contato de maneira educada. Se você souber onde conseguir links dos seus clientes, essa pode ser uma das melhores formas de fazer link building para o seu site.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital pode ser muito útil para ajudar a fazer um bom trabalho de SEO para a sua página. Afinal, ninguém conhece melhorar as principais formas de fazer link building do que um profissional na área. Por isso, considere a possibilidade de contratar esse serviço com uma empresa confiável, como a Agência IMMA. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!