Quais são as melhores estratégias de marketing para e-commerce

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/07/2022
Lojas Virtuais

Quando se trata de marketing para e-commerce, você deve se concentrar em gerar tráfego e impulsionar o crescimento de sua marca. Sua estratégia de marketing provavelmente seria focada em vendas ou exposição da marca. Afinal, muitas das buscas que as pessoas fazem na internet têm intenção de compra.

Mas você sabe quais são as melhores estratégias de marketing para e-commerce? É o que explicaremos neste artigo. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Quais são as melhores estratégias de marketing para e-commerce

Fonte: freepik.

Quais são as melhores estratégias de marketing para e-commerce

O marketing de e-commerce percorreu um longo caminho nos últimos anos. Tornou-se uma parte essencial do marketing digital, e não apenas para grandes empresas. O mais importante a ter em mente é que isso deve ser feito estrategicamente, com o objetivo de aumentar as conversões, gerar receita e criar reconhecimento da marca.

Existem muitos tipos diferentes de estratégias de marketing de e-commerce que podem ser usadas dependendo do que sua empresa precisa. A seguir, listamos algumas estratégias para o seu negócio. Confira:

Aposte em inbound marketing

O inbound marketing tem tudo a ver com atrair e converter visitantes em leads e leads em clientes. O cenário do marketing digital mudou significativamente nos últimos anos, com o surgimento das mídias sociais e dispositivos móveis.

Nesse cenário de mudanças, é importante ter uma compreensão clara do seu público-alvo, o que eles estão procurando e como eles encontram você. A melhor maneira de fazer isso é investir em soluções de inbound marketing que podem ajudá-lo a identificar seu público, bem como fornecer conteúdo que ressoe com eles.

Portanto, o inbound marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias que as empresas usam para atrair e converter clientes em potencial. Também é conhecido como marketing de atração, pois envolve vários canais diferentes, incluindo criação de conteúdo, gerenciamento de mídia social e SEO.

As estratégias de marketing mudam para funcionar da maneira mais eficaz para um negócio. Em vez de interromper seu cliente com anúncios, o Inbound Marketing chega ao cliente de forma orgânica, ou seja, por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes direcionados para as suas personas.

Invista nas redes sociais

Se você está começando agora, é importante investir na construção de relevância nas redes sociais para que seu conteúdo alcance mais pessoas com quem você poderá se conectar no futuro.

Facebook e Instagram são as redes sociais mais populares avenda, dependendo do seu nicho. Se você estiver interessado em outras opções, LinkedIn, Pinterest e Twitter também podem ser interessantes para explorar.

As melhores estratégias de marketing para e-commerce

Fonte: freepik.

Aposte em marketing de influência

Neste  contexto, a estratégia é baseada no uso de influenciadores digitais para atrair novos clientes. Dessa forma, você deve ter em mente que conectar a marca com pessoas relevantes traz autoridade e, consequentemente, ampliação das vendas.

Faça anúncios

Confiar no alcance orgânico limita quantas pessoas verão sua empresa e sua capacidade. Dessa forma, o uso de anúncios nas mídias sociais é vantajoso para obtenção de leads em uma mesma publicação. Você obtém uma estratégia eficaz quando utiliza frases impactantes e imagens que despertem o interesse da audiência.

Crie campanhas remarketing

O objetivo da campanha de remarketing é aumentar o número de visitantes do site que se convertem em leads. A melhor maneira de fazer isso é segmentar clientes em potencial que visitaram seu site no passado e mostrar um conteúdo adaptado aos interesses deles. Isso pode ser feito por meio de várias técnicas, mas as mais eficazes são listas de remarketing, pixels de retargeting e mensagens personalizadas.

Agência de Gestão de Lojas Virtuais
Utilize e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes e mantê-los engajados. É também uma ótima maneira de gerar mais leads e vendas. A seguir estão algumas das maneiras que você pode usar o e-mail marketing em seu negócio:

  • Envie um boletim informativo por e-mail toda semana ou mês que destaque produtos e serviços recentes. Isso ajudará você a aumentar sua lista, manter o cliente atualizado e fornecer informações oportunas;
  • Crie uma oferta especial para clientes que eles só podem acessar se inscrevendo na sua lista de e-mail. Isso ajudará você a aumentar sua lista, além de fornecer gratificação instantânea para quem se inscrever;
  • Use e-mails para enviar uma recapitulação semanal do que aconteceu.

Invista em SEO

SEO é uma parte importante da estratégia de marketing de uma empresa. Ajuda as empresas a alcançar seu público-alvo e aumentar sua visibilidade em mecanismos de busca.

A importância do SEO não pode ser negada, pois é um fator crucial para direcionar o tráfego para o seu site. No mundo digital de hoje, onde todos se comunicam on-line, as pessoas geralmente procuram informações sobre tópicos específicos por meio de mecanismos de pesquisa.

Se você não estiver visível na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa, sua empresa corre o risco de perder clientes em potencial.

Melhores estratégias de marketing para e-commerce: quais são

Use mídia paga

Para aumentar o alcance do seu e-commerce e atingir mais consumidores, você também pode investir em mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.

Para alcançar os melhores resultados com a estratégia de mídia paga, é fundamental segmentar bem seu público-alvo, atingindo seus consumidores ideais e gerando tráfego qualificado para sua loja.

Contrate uma agência de marketing digital para promover o seu e-commerce

Agora que você conhece estratégias de marketing para e-commerce, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada na área, como uma agência de criação de lojas virtuais.

Não sabe qual agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada que tem o que é preciso para gerar sucesso para o seu e-commerce na internet.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

 

Veja também