Dicas para melhorar o posicionamento no Google

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
27/02/2021
Otimização de Sites (SEO)

Você sabe quais são as dicas para melhorar o posicionamento no Google? O Google é a ferramenta de buscas mais popular do mundo. Por conta disso, a maior parte dos usuários que encontra um site de forma orgânica na internet o faz através das buscas no Google.

Mas esse encontro só beneficia os sites que ocupam as primeiras páginas de resultados. Sendo assim, como garantir que o site da sua empresa esteja entre eles? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe.

Neste artigo, vamos ajudar você a respondê-la com as 5 principais dicas para melhorar o posicionamento no Google. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Melhorar o posicionamento no Google

Otimização é a chave

O posicionamento no Google é fundamental para qualquer empresa em diversos aspectos, e nós vamos provar para você neste artigo. O primeiro ponto que podemos destacar é que se posicionar bem garante uma visibilidade e alcance muito maiores para qualquer conteúdo de qualquer marca.

Ou seja, estar posicionado entre as primeiras buscas do Google é essencial para que o público possa ter acesso ao seu conteúdo de maneira mais orgânica, aumentando a taxa de captação de leads para a sua marca e, consequentemente, aumentando a vida útil da mesma com mais clientes.

Assim, de nada adianta investir em criação de conteúdo com um material bem montado e super informativo se, mesmo com toda a sua relevância, ele não tiver alcance. Dessa forma, a otimização entra como um reforço para garantir o alcance ideal para qualquer conteúdo.

Entenda o que é o SEO

Dessa maneira, todos os artigos e conteúdos de empresas na internet tendem a ser otimizados buscando o melhor posicionamento da empresa nos sites de busca. Até porque, você conhece alguém que vai além da primeira página do Google para procurar alguma coisa? Não, né?!

Outro fator importante é a relevância da empresa. Normalmente, a gente dá mais relevância aos conteúdos de acordo com o seu posicionamento no Google, mesmo sem perceber. Afinal, você confia mais em uma informação de um site que estava na primeira página do Google ou em uma que estava na terceira? É um preconceito indireto, que pensamos sem perceber.

Por isso, é essencial que cada empresa saiba trabalhar diretamente com a otimização e todas as métricas de SEO, já que essas métricas garantem o bom posicionamento por meio de uma pontuação interna da própria plataforma.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Assim, torna-se fundamental saber escolher palavra-chave bem definida (objetiva, mas não ampla). Ou seja, a palavra-chave não pode ser vaga, podendo a empresa competir com inúmeros conteúdos. Logo, o fundamental é escolher algo que resuma o conteúdo de maneira completa como, por exemplo neste artigo: “dicas para melhorar o posicionamento no Google”.

Outro passo importante é saber como otimizar imagens para que as mesmas possam ter a palavra-chave e apareçam no Google Imagens, o que aumenta as possibilidades de interação do público com o conteúdo. A otimização de imagens é um passo importante que ensinaremos abaixo no texto.

Por fim, saiba como fazer conteúdos direcionados e bem relevantes para o público com temas que possam gerar interesse no seu lead e, com o decorrer do texto, use links externos e internos para tornar ainda mais rico e relevante.

Divulgar sua marca no Google

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 5 principais dicas para melhorar o posicionamento no Google

Em primeiro lugar, é preciso explicar como o rankeamento de sites no Google funciona. E não há uma resposta única: Os critérios do Google não são de conhecimento público. No entanto, é possível partir de alguns princípios para fazer certas conclusões que ajudem na criação de uma estratégia.

O primeiro ponto que deve se ressaltar é que o Google ordena os resultados de acordo com a sua relevância aparente para a busca do usuário. Afinal, se alguém pesquisa um determinado assunto, esse usuário quer ver buscas que tratem desse tópico de alguma forma.

Mas a seleção não para por aí: Também é preciso oferecer uma boa experiência para o usuário. Sendo assim, fatores como o tempo médio de permanência dos usuários em um site também influenciam os resultados.

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

Fonte: Freepik

Para trabalhar com essas bases da melhor forma possível, o ideal é utilizar técnicas de SEO. SEO é uma sigla que significa search engine optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca. Assim, essas técnicas otimizam sites para torná-los mais atraentes para o Google, melhorando seu posicionamento.

Mas como usar SEO para aprimorar o seu site? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar com essa tarefa. Confira!

Use URLs legíveis

As URLs do seu site devem ser legíveis. Isso significa que elas não devem ter números ou símbolos. Na verdade, elas devem ser URLs amigáveis, ou seja, fáceis de ler. Também é recomendável que elas contenham as palavras-chave de suas páginas.

Otimize as imagens do seu site

O Google tem um recurso de busca por imagens que deve ser aproveitado. Por isso, otimize também as imagens do seu site. Você pode fazer isso mudando o nome do arquivo da imagem e o seu atributo alt, garantindo que eles contenham a palavra-chave da página em questão.

Entenda a importância da análise dos resultados para o marketing digital

Fonte: Freepik

Melhore a sua velocidade de carregamento

Como foi dito anteriormente, o tempo que um usuário fica no seu site influencia o seu posicionamento nas buscas. Portanto, é melhor que os usuários possam navegar pelo seu site com tranquilidade, sem precisar esperar muito. Assim, é uma boa ideia investir em formas de melhorar a velocidade de carregamento do site da sua marca.

Use o design responsivo

O design responsivo é uma modalidade de design que faz com que um site se adapte a telas de qualquer tamanho. Desse modo, usuários de dispositivos móveis podem navegar pelo site sem problemas. Para o Google, isso é muito positivo, e influencia no rankeamento dos resultados de busca. Por isso, vale a pena apostar nessa técnica.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para melhorar o posicionamento no Google, talvez o ideal seja recorrer a uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também