5 dicas simples para melhorar o desempenho do seu conteúdo em vídeo

Atualmente, o vídeo é considerado a forma mais atraente de conteúdo digital pelos usuários. Mas, muita gente acaba não obtendo os resultados que gostaria de seus posts de vídeo porque não prestam atenção em alguns detalhes e elementos funcionais. Como pequenos ajustes podem produzir melhorias dramáticas, confira 5 dicas simples para melhorar o desempenho do seu conteúdo em vídeo.

5 dicas simples para melhorar o desempenho do seu conteúdo em vídeo

Fonte: Freepik.

5 dicas simples para melhorar o desempenho do seu conteúdo em vídeo:

1. Incluir legendas ou textos explicativos nos vídeos: no momento, os vídeos do Facebook são reproduzidos com som automaticamente à medida que você rola o feed de notícias com som. Porém, nas configurações, os usuários podem manter os vídeos silenciados, o que pode se tornar o padrão.

Por isso, para garantir que os seus vídeos não perdem o impacto, independente de o som estar ligado ou desligado, adicione legendas e um texto explicativo aos seus vídeos para se certificar de que o conteúdo continua a comunicar sua mensagem. Estudos têm mostrado que os anúncios de vídeo com legendas aumentam o tempo de exibição em 12%.

Além disso, adicionando legendas, você não está apenas atingindo pessoas que podem estar assistindo com o som, mas também usuários com deficiência auditiva que estão interessados na sua mensagem.

Vídeo

Fonte: Freepik.

2. Crie miniaturas de vídeo convincentes: alguns usuários do Facebook desativam a reprodução automática, de modo que a única maneira de capturar sua atenção é com a imagem de miniatura. Definitivamente, o vídeo em si deve provocar o interesse dos telespectadores, mas também é importante contar com uma miniatura envolvente para atrair ainda mais atenção.

Quando estiver postando um vídeo, separe um momento para considerar como sua imagem em miniatura aparece e se é um bom reflexo do seu conteúdo. Você clicaria nessa miniatura? Existe uma imagem que você pode usar para maximizar o interesse? Não ignore o valor das miniaturas no seu processo de criação de vídeo.

3. Realizar testes A/B para melhorar o ROI: testes e ajustes conduzem a anúncios de vídeo mais bem-sucedidos. Os testes A/B (também conhecidos como testes divididos) oferecem aos profissionais de marketing a oportunidade de experimentar pelo menos duas versões de um vídeo para saber qual delas fornece os melhores resultados.

4. Personalizar arquivos de vídeo para a plataforma: lembre-se de que diferentes formatos de vídeo funcionam melhor para diferentes plataformas. Você pode encontrar sugestões de formato nas seções de ajuda de vários sites sociais, mas, em geral, um anúncio móvel do Facebook, Twitter, Snapchat ou Instagram fica melhor quando exibido em quadros quadrados ou verticais.

Veja também  6 razões para fazer marketing com vídeo em 2017

Conteúdo visual

Fonte: Freepik.

Por outro lado, você provavelmente quer quadros horizontais para vídeos no YouTube ou na versão desktop ou laptop do seu site. Seu vídeo não ficará profissional se não se encaixar corretamente nas plataformas.

5. Ativar a reprodução automática apenas para conexões Wi-Fi: se as pessoas estiverem conectadas via rede 3G ou 4G, o vídeo pode não oferecer a melhor experiência. E depois de ter investido na produção de um vídeo, a última coisa que você quer fazer é irritar os usuários. Neste caso, ativar a reprodução automática pode ser uma má ideia.

No Facebook, você pode optar por ativar apenas a reprodução automática quando os espectadores estiverem conectados ao Wi-Fi. Basta marcar a caixa ao lado de “Somente quando conectado ao Wi-Fi” ao editar as configurações de veiculação de publicidade no Facebook.

Como acontece com todos os tipos de marketing, considere sempre o seu público-alvo quando você criar um anúncio de vídeo social. Quando você pensa sobre a forma como as pessoas consomem vídeos em diferentes plataformas e dispositivos, normalmente encontra maneiras de melhorar o desempenho de seus conteúdos e formatos.

YouTube

Fonte: Freepik.

Se você não tiver certeza se uma alteração ajudará a aumentar as visualizações e as conversões, experimente dividir o público e realizar testes de diferentes versões do seu vídeo. A maioria dos anúncios verdadeiramente bem-sucedidos possuem uma combinação de inspiração, pesquisa, testes e ajustes que realmente impressionam.

Veja também

10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

By | Design Gráfico, Otimização de Sites (SEO)

Existem grandes designers e há grandes especialistas em SEO, mas é incomum encontrar uma pessoa ou equipe que possua ambos os conjuntos de habilidades. É por isso que você precisa ter cuidado com quem controla todo o resultado do seu site. Confira 10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio.

Veja também  Por que redatores e designers gráficos devem trabalhar juntos
Read More
5 aplicativos de edição de vídeo para ajudar na sua estratégia de marketing digital

5 aplicativos de edição de vídeo para ajudar na sua estratégia de marketing digital

By | Design Gráfico

Os vídeos nunca foram tão essenciais para o marketing digital. Eles são mais envolventes e dinâmicos do que as mensagens de texto simples ou mesmo posts com imagens, o que significa que podem captar com mais facilidade a atenção dos usuários. Confira, então, estes 5 aplicativos de edição de vídeo para ajudar na sua estratégia de marketing digital.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK