5 dicas para melhorar o alcance orgânico do site

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
19/04/2022
Otimização de Sites (SEO)

Você sabe como melhorar o alcance orgânico do site? O alcance orgânico é uma das métricas mais importantes para qualquer empresa. É importante porque ajuda na descoberta, reconhecimento da marca e compartilhamentos nas mídias sociais.

É uma métrica importante para o marketing digital, pois mede o quão bem uma empresa pode atrair clientes sem gastar dinheiro em publicidade.

Também ajuda as empresas a entender que tipo de conteúdo seus clientes estão procurando e o que eles querem ver mais deles.

5 dicas para melhorar o alcance orgânico do site

Fonte: Envato

Nesse sentido, o site desempenha um papel fundamental no aumento do alcance orgânico, fornecendo conteúdo que interessa às pessoas.

As empresas também devem se concentrar na criação de conteúdo exclusivo que não é visto em nenhum outro lugar da web.

5 dicas para melhorar o alcance orgânico do site

Os mecanismos de pesquisa são a maneira mais comum de as pessoas encontrarem sites. Para ser encontrado pelo maior número de pessoas possível, seu site precisa ser rastreado e indexado por mecanismos de busca como Google e Bing. Isso é o que se chama de alcance orgânico.

Veja a seguir cinco dicas para melhorar o alcance orgânico do seu site.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Otimize seu conteúdo para SEO

SEO é a prática de otimizar um site ou página da web para ter uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Ele pode ser usado para aumentar o número de visitantes de um site, aumentar a classificação do mecanismo de pesquisa e melhorar o tráfego de um site.

Como saber o que atrapalhou o sucesso do SEO?

Fonte: Envato

Para que seu conteúdo tenha uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa como Google e Yahoo, você precisa garantir que ele seja otimizado para palavras-chave que as pessoas usam ao pesquisar coisas nesses sites.

Palavras-chave são palavras ou frases que as pessoas usam ao pesquisar informações online, por exemplo: “seguro de carro barato” seria uma palavra-chave enquanto “cotações de seguro” seria outra palavra-chave.

Use plataformas de mídia social para compartilhar seu conteúdo

As plataformas de mídia social tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Com a ajuda dessas plataformas de mídia social, os criadores de conteúdo podem compartilhar seu conteúdo e obter alcance orgânico.

Alcance orgânico é um termo usado para descrever o número de pessoas que viram seu conteúdo nas redes sociais sem pagar por isso.

É importante entender que o alcance orgânico não é apenas sobre o número de seguidores que você tem, mas também sobre a qualidade do seu conteúdo que está sendo compartilhado por esses seguidores.

Estratégias para fazer campanhas nas redes sociais

Fonte: Pexels

As mídias sociais se tornaram uma importante ferramenta para os criadores de conteúdo compartilharem seu trabalho e ganharem alcance orgânico.

Os usuários passam muito tempo nas plataformas de mídia social, por isso é importante integrá-las à sua estratégia de conteúdo.

Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn: essas são apenas algumas das plataformas de mídia social que você pode usar para melhorar ainda mais seu alcance orgânico.

Certifique-se de ter um URL exclusivo

Um URL é um endereço exclusivo para o seu site. É o endereço que aparecerá nos resultados do mecanismo de pesquisa e no seu nome de domínio. Isso significa que é importante garantir que você tenha um URL exclusivo para seu site.

Pode ser difícil criar um URL exclusivo, especialmente quando você tem vários domínios ou subdomínios. Mesmo assim, ainda há muitas maneiras de gerar um URL, como usar o nome de domínio como parte do URL, usar palavras-chave no nome de domínio ou usar um endereço IP como parte do URL.

Aprenda a otimizar a url do seu site

Fonte: Freepik

Inclua meta tags em seu conteúdo

Meta tags são as tags que descrevem seu conteúdo. Eles são visíveis nos mecanismos de pesquisa e ajudam você a ter uma classificação mais alta do que outros sites que não possuem meta tags.

Meta tags são importantes porque aumentam o alcance orgânico do seu site e criam uma melhor experiência de usuário para os usuários.

Se você usar essas tags corretamente, poderá aumentar a visibilidade do seu conteúdo nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Inclua palavras-chave na meta tag de descrição e na tag de título para um melhor SEO.

Como usar as hashtags do Instagram a seu favor

Fonte: Envato

É importante criar conteúdos direcionados para o público-alvo

É importante criar conteúdo direcionado ao público-alvo. O conteúdo deve ser relevante e deve ter um apelo claro à ação no final. Também é importante que o escritor entenda seu público e seus objetivos.

Ao escrever para um público específico, é importante entender quem eles são e o que gostam ou não, para que você possa criar algo que ressoe com eles e lhes dê valor em troca.

Muitas pessoas pensam nas mídias sociais como uma maneira eficaz de atingir um público, mas pode ser difícil encontrar a pessoa certa nesse grande grupo de pessoas.

A evolução da persona no marketing digital

Fonte: Envato

Por que a gestão de site é tão importante para manter um bom tráfego?

O tráfego da Web é o número de pessoas que visitam um site. É também o número de pessoas que estão interessadas em um site específico e estão dispostas a gastar tempo nele.

Um site com alto tráfego geralmente tem mais engajamento de visitantes, maiores chances de vendas e mais receita do que sites com baixo tráfego.

O gerenciamento de sites é importante para manter um bom tráfego, pois ajuda as empresas a aumentar sua visibilidade, gerar leads e melhorar as taxas de conversão.

Principais métodos para criar uma persona eficaz no marketing

Fonte: Envato

Se um site não for gerenciado adequadamente, isso pode levar à perda de tráfego, diminuição da receita e mau atendimento ao cliente.

O sucesso de qualquer negócio depende do desempenho do seu site. E o sucesso de qualquer site depende de seu conteúdo, design e usabilidade.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Contrate uma agência de marketing digital para administrar sua produção de conteúdo

Agora que você já sabe como melhorar o alcance orgânico do site, é hora de colocar esse conhecimento em prática com ajuda especializada.

E, para isso, vale a pena contratar uma empresa que trabalhe na área do marketing online, como uma agência de marketing digital.

Não sabe qual agência contratar? A Agência IMMA é uma excelente opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada, com experiência na produção de conteúdo.

Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também