O e-mail marketing é um veículo de marketing digital muito eficiente. Trata-se de uma ferramenta simples, com um dos melhores ROIs (return on investment, ou, em português, “retorno sobre o investimento”) do mercado.
No entanto, mesmo com um grande potencial, essa ferramenta não vai ser eficiente se os e-mails não estiverem sendo entregues como devem. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para melhorar a entregabilidade do e-mail. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 4 principais dicas para melhorar a entregabilidade do e-mail
Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é entregabilidade e qual é a sua importância para uma campanha de e-mail marketing. A entregabilidade nada mais é do que a métrica que avalia quantas mensagens de e-mail atingem o seu destino final. Ou seja, é um fator que avalia quantos e-mails chegam com segurança nas caixas de mensagens dos usuários.
Por conta disso, é um fator essencial para medir o sucesso de qualquer campanha de e-mail marketing. Afinal, de nada adianta trabalhar em uma campanha muito bem pensada, com um ótimo design, e descobrir que a maioria dos e-mails nem chegou a alcançar os usuários. A entregabilidade, então, é essencial para garantir a entrega do e-mail para o seu destinatário, permitindo que a campanha de e-mail marketing cumpra com o seu objetivo.
Fica evidente, então, que, para usar o e-mail marketing com eficiência, é preciso ter uma boa taxa de entregabilidade. Mas como melhorar isso? A seguir, vamos citar algumas dicas que podem ajudar você com essa tarefa. Confira!
Evite erros ortográficos no seu e-mail
Seja no corpo ou no assunto, erros ortográficos não são bem-vindos em uma campanha de e-mail marketing. Mesmo que sejam acidentais, eles passam a impressão de falta de profissionalismo, como se a sua marca tivesse criado a campanha com desleixo. Aos olhos do usuário, então, cria-se uma péssima imagem.
Mas, em termos de entregabilidade, o problema é ainda mais grave: Erros ortográficos podem fazer com que o seu e-mail seja visto como spam. Isso pode diminuir a sua entregabilidade.
Sendo assim, o ideal é revisar os seus e-mails com cuidado antes de dispará-los. Dessa maneira, você pode evitar qualquer erro de ortografia ou de gramática.
Não use uma lista de e-mails comprada
Muitas pessoas caem na armadilha de comprar uma lista de contatos para fazer uma campanha de e-mail marketing. Essa possibilidade pode parecer sedutora no início, pois fornece um número grande de endereços com pouco esforço, mas não traz resultados positivos.
Na verdade, há muitos problemas com uma lista de contatos comprada. Para a entregabilidade dos e-mails, por exemplo, esse tipo de estratégia é péssimo, pois há uma grande chance dos endereços pertencerem a contas inativas. Além disso, alguns usuários podem marcar a sua mensagem como spam. Portanto, procure, ao invés disso, investir na construção de uma lista de contatos orgânica.
Preste atenção para o tamanho das imagens
A comunicação visual é fundamental para qualquer e-mail. Mas é preciso prestar atenção no tamanho das imagens: O tamanho máximo do seu e-mail deve ser entre 600 ou 800 pixels. Passar desse limite pode fazer com que a sua mensagem seja enviada para a caixa de spam.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas para melhorar a entregabilidade do e-mail, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima escolha, contando com uma equipe altamente qualificada que oferece esse tipo de serviço. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça um orçamento com a agência!
Cuidado para não se atrapalhar ao traçar estratégias de e-mail marketing
Antes de finalizar e concluir este artigo, é importante que a gente ressalte que uma das principais questões que podem atrapalhar a sua estratégia de e-mail marketing é simplesmente não traçar uma estratégia definitiva. Afinal, como qualquer outra ferramenta, o planejamento é fundamental para garantir o sucesso do e-mail marketing, ajudando você a colher bons resultados.
Por isso, torna-se fundamental sempre traçar uma estratégia bem planejada antes de começar a disparar os seus e-mails marketing para os contatos na lista. Assim, você pode começar a ter mais ideia do cenário e de quais são as metas que você quer atingir com essa iniciativa, já que você, agora, tem um objetivo em mente.
No entanto, vale a gente ressaltar que mesmo com uma estratégia detalhada, o e-mail não parece funcionar. Assim, é preciso pensar nas coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing. Um exemplo dessas questões é, justamente, a sua lista de e-mails.
Se essa sua lista for comprada, é bem provável que muitos dos usuários que estão recebendo seus e-mails sejam o que chamamos de fantasmas, ou pessoas que não tem o menor interesse no seu produto e que não estão dentro do seu público-alvo. Desse modo, mesmo que seja mais trabalhoso, é muito melhor montar a sua própria lista de e-mails.
O design do seu e-mail também pode atrapalhar nos resultados. Se o design do e-mail não for responsivo, essa questão pode estar atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing. Afinal, atualmente, muitas pessoas preferem olhar os e-mails no celular do que no desktop. Por isso, é essencial que seu e-mail possa ser aberto com facilidade e eficiência em qualquer dispositivo.
A falta de conteúdo e de conhecimento sobre o tema também podem ser empecilho para o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing. Usar o seu e-mail marketing para trazer conteúdo aos seus contatos é uma ótima forma de mantê-los interessados nos seus e-mails.
Por isso, evite fazer apenas e-mails que foquem em venda. Ao invés disso, promova conteúdos relevantes do seu site, mostrando ao usuário que você se importa com os interesses dele.
A falta de conhecimento sobre as ferramentas de e-mail marketing podem atrapalhar na medida em que você não entende seu funcionamento. Portanto, seria uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital para ajudar a produzir e disparar o seu e-mail, como a Agência IMMA.