Se você já tentou vender alguma coisa pela internet, então com certeza já entrou em contato com algum tipo de marketplace. Esses espaços estão cada vez mais populares tanto entre pessoas que querem desapegar de coisas que não usam mais e fazer uma renda extra quanto entre vendedores que querem começar uma loja virtual. Mas como funciona o marketing para marketplace? Nesse artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que é marketplace
Antes de mais nada, é preciso definir o que é marketplace. E a melhor definição é que se trata de uma espécie de shopping virtual.
O que isso significa? Significa que um marketplace é uma plataforma virtual onde existem diversos vendedores vendendo coisas de todos os tipos. Então, em um mesmo espaço, haverão pessoas vendendo roupas, móveis, livros, dispositivos eletrônicos… A lista é longa, e sua extensão é um dos grandes atrativos do marketplace: como há poucas restrições para o que pode ser vendido, qualquer pessoa pode anunciar praticamente qualquer coisa.
Desse modo, existe no marketplace uma facilidade aparente que atrai muito vendedores iniciantes. Afinal de contas, é fácil vender em um espaço como a OLX ou o marketplace do Facebook, certo?
Errado. Justamente por esses espaços serem tão acolhedores, eles também vêm com muita concorrência. Por isso, é preciso usar táticas de marketing para marketplace para fazer os seus produtos se destacarem.
Como fazer marketing para marketplace
Uma vez que se compreende a importância do marketing para marketplace, então, é preciso pensar em estratégias para promover os seus produtos. Felizmente, existem muitas delas.
Fazer networking
Quantas pessoas você tem adicionadas no seu Facebook? E no seu Instagram?
Quando você começa um novo negócio, normalmente, seus primeiros clientes virão através de um trabalho de networking. Isso significa que, se você está vendendo alguma coisa no marketplace, é mais provável que seus amigos e seguidores sejam os primeiros a tomarem conhecimento disso.
Portanto, o ideal é que você cultive uma rede de contatos diversificada e ativa. Isso aumenta as suas possibilidades de venda desde o início.
Considere a possibilidade de fazer um anúncio pago
A maioria dos marketplaces oferece a possibilidade de você promover um anúncio para ganhar mais visibilidade. Isso pode ser muito eficaz para gerar mais interesse nos seus produtos e atrair clientes iniciais.
Contudo, esse tipo de ferramenta deve ser usado com cuidado. Antes de fazer um anúncio pago, seja um link patrocinado no Google ou promovendo produtos em marketplaces, calcule bem o seu orçamento para garantir que isso não vá lhe trazer algum tipo de prejuízo.
Descreva bem o seu produto
Ao comprar pela internet, é natural que o cliente sinta um pouco de insegurança. Por isso, você deve disponibilizar todas as informações que puder a respeito do produto. Isso mostra profissionalismo da sua parte e faz com que a pessoa se sinta mais segura na hora da compra.
Peça indicações de clientes
Depois de ter os seus primeiros clientes, peça para eles usarem as ferramentas de avaliação, disponibilizadas pela maioria dos marketplaces, para darem uma avaliação positiva para você. Desse modo, você já vai ganhando prestígio na plataforma, e clientes futuros se sentirão mais confortáveis para comprar da sua marca.
Contrate uma agência de marketing digital
Marketing para marketplace, como qualquer outro tipo de publicidade, é um assunto complexo, e por isso às vezes é melhor deixá-lo nas mãos de profissionais na área. Por isso, considere a possibilidade de contratar uma agência para cuidar do marketing dos seus produtos, como a Agência IMMA. Quer fazer o seu negócio crescer na internet? Entre em contato e faça um orçamento através do site!