Como aplicar essa promover uma loja online? Para ajudar você a encontrar a resposta para esse dilema, vamos explicar, neste artigo, o que você precisa ter em mente quando estiver fazendo marketing para e-commerce.
As lojas virtuais são um fenômeno de popularidade mundial. No ano de 2020, no Brasil, o comércio online teve um crescimento de 47%, a maior alta em 20 anos. E a tendência em 2023 continuou a crescer. Mas, para uma marca com uma loja virtual, não basta ter o recurso para fazer vendas online, é preciso também promovê-lo através do marketing digital. Continue com a leitura para saber mais!
Fazendo marketing para e-commerce: O que você precisa saber
Existem muitas formas de fazer marketing digital. E, dependendo do veículo, as estratégias empregadas podem ser muito diferentes. Por isso é importante saber o que se encaixa melhor em cada tipo de cenário.
No caso de uma loja virtual, é crucial pensar em formas de ganhar alcance e de conquistar a confiança dos usuários. Afinal, esses são pontos fundamentais para o sucesso de qualquer e-commerce.
Mas esses são os objetivos finais. Como, na prática, o marketing online pode ajudar na promoção de uma loja virtual? A seguir, vamos dar algumas dicas que podem servir de resposta para essa pergunta. Confira!
A otimização é essencial
Todo site de marca deve ser otimizado de acordo com as normas de SEO. Essas são as técnicas de search engine optimization. Tratam-se de técnicas que tornam um site mais atraente para os mecanismos de busca como o Google.
Para uma loja virtual, as normas de SEO são ainda mais importantes. Isso porque muitas pessoas pesquisam no Google quando precisam saber uma compra online. Sendo assim, é muito positivo para uma loja obter um dos primeiros posicionamentos nas páginas de resultados de busca.
Para fazer isso, é necessário incluir palavras-chave relevantes em cada página do site. Outra boa ideia é fazer o site acessível para dispositivos móveis através de técnicas de design responsivo.
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As redes sociais são espaços para a promoção
Não há lugar melhor para divulgar algo na internet do que as redes sociais. Para uma loja virtual, isso é especialmente verdadeiro, pois sites como o Facebook, por exemplo, disponibilizam até grupos onde pode ser fácil encontrar o público-alvo do seu e-commerce.
Devido a isso, divulgar a sua loja virtual nas redes sociais é uma estratégia que pode ser explorada. Mas isso deve ser feito de forma natural, sempre respeitando as regras dos espaços em questão.
Ter um blog pode ajudar muito
O marketing de conteúdo também pode servir para promover uma loja virtual. Isso porque pessoas que procuram por conteúdo podem encontrar o e-commerce por consequência, e, no futuro, converterem-se em clientes.
Por esse motivo, vale a pena criar um blog para promover a loja online da sua marca. Poste conteúdos informativos e de alta qualidade. Procure também abordar assuntos que possam interessar a audiência que você busca atingir.
Contratar uma agência de marketing digital faz a diferença
Uma das principais coisas que você deve ter em mente quando estiver fazendo marketing para e-commerce é: Não é necessário fazer tudo por conta própria. Na verdade, ter ajuda especializada pode ser o fator determinante para o sucesso de uma estratégia.
Desse modo, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital para divulgar o seu e-commerce na internet. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. E aí, tem interesse? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!
Descubra quais são as 5 principais táticas para aumentar vendas com o marketing digital
O marketing digital é um campo vasto. Como tal, oferece muitas possibilidades de ferramentas que podem ser usadas a favor de uma marca.
No entanto, diferentes recursos servem a diferentes propósitos. Assim, se o objetivo de uma marca é aumentar as vendas, é preciso prosseguir de acordo. O plano de marketing digital deve ser feito com isso em mente, adotando as melhores táticas para alcançar essa meta.
Mas que táticas são essas? A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Aumente o alcance com o SEO
Para vender mais através da internet, os usuários precisam conseguir achar a página da marca com facilidade. E isso só pode ser feito através do SEO, ou search engine optimization.
O SEO é um conjunto de técnicas que melhora o posicionamento de um site ou um conteúdo nas páginas de resultados do Google. Devido a isso, o alcance da página em questão se torna muito maior.
Fica claro, então, que as técnicas de SEO podem contribuir positivamente para as vendas online de uma empresa. Portanto, vale a pena explorar essa estratégia.
Crie um blog para a sua loja virtual
O marketing de conteúdo é uma tática de marketing digital extremamente eficiente. Isso não muda no caso de uma loja virtual, que pode se beneficiar muito da presença de um blog.
Mas quais são as vantagens de combinar um blog e um e-commerce? A resposta tem a ver com a questão do alcance de uma loja online. A criação e postagem constantes de conteúdo garantem que usuários novos estejam regularmente acessando a página da marca. Isso aumenta as chances de mais pessoas descobrirem a loja, o que, por consequência, é positivo para as vendas.
Melhore a velocidade de carregamento do seu e-commerce
Um dos principais fatores que influenciam no sucesso de uma loja virtual é a sua velocidade de carregamento. Isso porque, para um usuário, é desagradável ter que esperar muito para que uma página carregue. Desse modo, se um e-commerce tem um carregamento lento, ele arrisca perder muitos clientes.
É aí que entra a importância de garantir uma alta velocidade de carregamento para o e-commerce da marca. O ideal é que um usuário não precise esperar mais de 3 segundos em nenhum momento ao navegar pelo site da empresa. Assim, ele poderá fazer compras sem problemas.
Faça um link patrocinado
Um link patrocinado é um anúncio no Google que faz com que uma página ganhe uma posição de destaque nos resultados. Devido a isso, é uma forma de aumentar o alcance de um site.
Para uma loja online, esse tipo de anúncio é muito benéfico. No entanto, ele deve ser usado como uma estratégia de crescimento a curto prazo. A ideia, portanto, é que o anúncio sirva como um impulso para dar início a um processo de melhoria de alcance mais longo.