Como é o marketing online para restaurantes? Depois do ano de 2020, muitos empresários tiveram que se fazer essa pergunta. Isso porque, com o surgimento do coronavírus, a maioria dos restaurantes teve que se voltar para o marketing digital para promover serviços de delivery.
Esse cenário se mantém no ano de 2021, tornando o conhecimento sobre técnicas de marketing online mais importante do que nunca. Por isso, neste artigo, vamos explicar como esse estilo de publicidade funciona para restaurantes. Continue com a leitura para saber mais!
Como é o marketing online para restaurantes
O marketing digital é um campo muito amplo. A tecnologia do século XXI, no contexto da internet, oferece inúmeras ferramentas que podem servir para promover uma empresa ou marca. Sendo assim, o potencial de sucesso de uma estratégia de marketing online é imenso.
Mas é preciso tomar cuidado com uma coisa: diferentes tipos de empresa requerem diferentes estratégias de marketing digital. Afinal, promover uma loja de roupas, por exemplo, é muito diferente de promover uma clínica de procedimentos estéticos.
Devido a isso, para o profissional que queira investir em marketing digital, é necessário entender como a ferramenta se adequa à sua respectiva área. Quais são as especificidades desse tipo de marketing online? Saber disso é crucial para criar uma estratégia que funcione.
Para uma pessoa que tenha um restaurante, isso vale em dobro. Um serviço de delivery depende muito do marketing digital para obter resultados. Assim, vale a pena entender como usar esse instrumento da melhor forma possível. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para fazer isso. Confira!
Crie perfis nas redes sociais
As redes sociais são aplicativos que a maioria das pessoas utiliza muitas vezes ao longo do dia. Assim, para um restaurante, é uma boa ideia estar presente nesses espaços.
Criando um perfil em sites como o Instagram ou o Facebook, por exemplo, é muito mais fácil para um usuário encontrar o restaurante em horário de refeições. Isso possibilita que mais pessoas decidam experimentar a comida do local através dos serviços de delivery, aumentando o número de clientes.
Deixe o cardápio visível
Um dos recursos mais importantes para um restaurante é o seu cardápio. Nele, os usuários podem saber que tipo de pratos estão disponíveis para pedidos.
No contexto do marketing online, é fundamental que o cardápio seja fácil de encontrar. Desse modo, se o restaurante tiver um site, por exemplo, a aba do cardápio deve estar visível, de maneira que o usuário possa encontrá-la de imediato se quiser.
Trabalhe bem com a comunicação visual
A comunicação visual é fundamental no marketing online para restaurantes. Afinal, é através de recursos gráficos que uma comida pode parecer saborosa e um ambiente pode parecer aconchegante.
Por esse motivo, procure investir em uma estratégia de comunicação visual efetiva. Isso significa usar imagens de alta qualidade. Essas imagens devem transmitir a essência do restaurante para os usuários, tornando a possibilidade de pedir a comida do local mais atraente.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você não sabe direito como funciona o marketing online para restaurantes, é melhor contar com uma equipe especializada para cuidar desse setor. Para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital.
Não sabe que agência escolher? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA oferece diversos serviços de marketing digital para empresas de qualquer área. Com ela, um restaurante pode criar uma presença online de alta qualidade, usando um plano de marketing online cuidadosamente elaborado.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para o seu restaurante!
Investir em fidelização é fundamental para a vida útil da empresa
A fidelização de um cliente é um processo complexo. Para começar, não é algo que pode ser feito com uma única estratégia ou atitude. Na verdade, é o final de uma série de etapas de iniciativas de marketing digital. E essas etapas podem levar um certo tempo. Sendo assim, é fundamental planejar o procedimento com paciência.
Tendo dito isso, mesmo sendo uma estratégia a ser pensada a longo prazo, fidelizar clientes é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, já é comprovado que ter clientes leais aumenta a lucratividade de um negócio. Essa lealdade, então, se torna um bem precioso para cultivar e estimular.
Mas como incentivar isso na prática? Felizmente, existem muitas maneiras de fidelizar clientes com o marketing digital. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Faça uma campanha de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para a fidelização de clientes. Isso porque ele é um recurso de marketing digital acessível, com ótimo nível de ROI (retorno sobre investimento).
Adicionalmente, o e-mail tem a vantagem de ser uma forma de comunicação direta que acontece em um canal privado. Sendo assim, ele carrega um caráter pessoal que outros veículos de marketing digital não possuem. Por conta disso, torna-se importante para gerar a sensação de proximidade entre cliente e marca. E essa proximidade é o primeiro passo para a fidelização.
Interaja nas redes sociais
Para socializar na internet, as melhores plataformas são locais como o Twitter, o Facebook ou o Instagram. Isso porque esses espaços permitem que uma marca interaja com os seus clientes de forma muito direta, através, de, por exemplo, uma resposta para uma mensagem ou um comentário.
Para fidelizar mais clientes, é interessante tirar vantagem do potencial oferecido por essas ferramentas. Portanto, procure sempre responder os comentários e mensagens dos clientes. Adote uma atitude cordial, chame as pessoas pelo nome e procure incentivar mais interações e conversas. Dessa maneira, aos poucos, uma relação começa a ser construída.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um recurso que faz com que os clientes mantenham vínculos extensos com uma empresa. Isso porque a disponibilização de conteúdo gratuito cria uma afeição por parte dos usuários e mantém o interesse deles na marca.
Desse modo, produzir conteúdo é uma estratégia positiva para a fidelização de clientes. Basta garantir que esse conteúdo seja informativo e de alta qualidade.