Marketing digital para loja de cosméticos: o que você precisa saber

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/07/2021
Marketing Digital

Se você tem uma marca, a internet é um ambiente ideal para promovê-la e fazê-la crescer. No entanto, o marketing online é um campo altamente complexo, e a forma como ele funciona muda de acordo com a área de atuação da empresa em questão.

Por conta disso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre como funciona o marketing digital para loja de cosméticos. Continue com a leitura para aprender!

Marketing digital para loja de cosméticos: o que você precisa saber

Fonte: Envato

Marketing digital para loja de cosméticos: o que você precisa saber

Existem muitas maneiras de fazer marketing digital. Os veículos são múltiplos e têm grande potencial para o sucesso.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que o marketing online deve ser adaptado às necessidades específicas da empresa que estiver criando a estratégia. Em outras palavras: Nenhum plano de marketing digital deve ser igual ao outro.

Diante disso, para quem tem uma loja de cosméticos e quer promovê-la através do marketing online, o que pode ser feito? Felizmente, há muitas respostas para essa pergunta. A seguir, então, vamos dar algumas dicas de marketing digital para esse segmento do mercado. Confira!

Marketing Digital para loja de Cosméticos

Fonte: Envato

Crie conteúdo comparando os produtos

Uma loja de cosméticos carrega muitos produtos diferentes, que atendem a clientes com necessidades diversas. Assim, uma boa tática de marketing digital para esse tipo de loja é criar conteúdo comparando os produtos, de modo que os usuários possam saber quais são as melhores opções para seus respectivos problemas.

Isso pode ser feito nas mídias sociais. Espaços como o Facebook e o Instagram são muito úteis para informar possíveis clientes a respeito dos produtos da loja, o que permite que eles façam compras de maneira consciente e segura.

Agência de Gestão de Lojas Virtuais

Faça parcerias com influenciadores do ramo

O marketing com influenciadores é uma modalidade de publicidade que só tende a crescer cada vez mais. Isso porque, nas redes sociais, os influenciadores são presenças inegáveis, o que significa que uma boa parceria pode ajudar sua loja a alcançar um novo público.

Mas atenção: Evite escolher um influenciador apenas com base no número de seguidores. Ao invés disso, preste atenção no engajamento que as postagens da pessoa recebem. Adicionalmente, garanta que os influenciadores selecionados possuam uma audiência que combine com o público-alvo da sua loja. Dessa maneira, o marketing será muito mais eficiente.

Faça parceria com influenciadores

Fonte: Envato

Crie um site rápido para carregar

Ao criar uma loja virtual, é fundamental ter certeza de que ela tenha uma boa velocidade de carregamento. Isso porque, para fazer compras online, um usuário precisa ser capaz de navegar rapidamente pelo site. Esperar mais do que 3 segundos para uma página carregar pode afastar futuros clientes.

Por esse motivo, estude a velocidade de carregamento do seu site e busque sempre melhorá-la. Quanto mais tranquila e simples for a navegação da sua loja online de cosméticos, melhor para os usuários.

Use tutoriais para divulgar os seus produtos

Muitas pessoas têm interesse em maquiagem, mas não sabem como aplicá-la. Sendo assim, uma estratégia de marketing digital eficiente é produzir tutoriais de maquiagem que usem os produtos da sua loja. Isso ajuda a estimular o interesse dos usuários pelos produtos em questão.

Investir no relacionamento também é uma ótima opção

Para atingir o sucesso do seu planejamento de marketing para a sua loja de cosméticos, é essencial que você consiga entender bem como se relacionar com seu público, sobretudo nas redes sociais. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a atender o seu cliente nas redes sociais.

Neste caso, as redes sociais são as ferramentas de comunicação básicas dos tempos atuais. Quem nunca recebeu uma mensagem de um amigo com quem não falava há algum tempo pelo Facebook, ou teve notícias de um parente pelo Instagram? Essas plataformas se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas, o que as torna essenciais para as relações interpessoais.

Tenha presença nas redes sociais

Fonte: Freepik

Mas como isso afeta a relação de uma marca de cosméticos com os seus consumidores? Bem, para começar, é mais um canal de comunicação que deve ser explorado e utilizado da maneira correta.

Ou seja: seu cliente precisa ser bem atendido através das redes sociais, assim como ele seria bem atendido ao vivo. Felizmente, há muitas formas de garantir isso. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Tente responder rapidamente

Na internet, a velocidade é fundamental. Os usuários estão sempre recebendo dezenas de informações por segundo, o que significa que a paciência de cada pessoa diminui consideravelmente no contexto do mundo online.

Isso também vale para a comunicação com empresas. Quando um usuário manda uma mensagem para o perfil da sua marca, ele espera uma resposta rápida. Por isso, uma boa iniciativa é estabelecer um horário claro de atendimento e se manter online nesta janela de tempo. Assim, você pode responder qualquer mensagem de imediato.

Importância do feedback

Fonte: Freepik

Chame o cliente pelo nome

Assim como no atendimento do cliente ao vivo, ao atender um consumidor pelas redes sociais, é importante mostrar que você o vê como indivíduo. Ou seja, tornar a interação mais pessoal é sempre positivo.

Uma forma simples de fazer isso é chamando o cliente pelo nome. Esse pequeno detalhe pode fazer toda a diferença na comunicação, mostrando ao usuário que você está prestando atenção nele e buscando ajudá-lo da melhor forma possível.

Entenda mais sobre o Facebook Wi-Fi

Fonte: Freepik

Não fique na defensiva com reclamações

Como as redes sociais são espaços que convidam qualquer usuário a emitir qualquer tipo de opinião, é possível que a sua marca se depare com algumas reclamações ou relatos de experiências negativas. Nesses momentos, é crucial saber agir da maneira correta.

Sendo assim, evite ficar na defensiva ou, pior, ser rude com a pessoa que está reclamando. Esse tipo de atitude só prejudica mais a imagem da sua empresa.

Ao invés disso, portanto, procure entender qual é o motivo da reclamação do usuário. Descubra qual é o problema e ofereça soluções para resolver a questão. Essa postura pode até mudar uma reclamação para uma experiência positiva.

Agência de Gestão de Lojas Virtuais

Contrate uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe o básico sobre como fazer marketing digital para loja de cosméticos, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E a melhor maneira de fazer isso é com ajuda especializada de uma empresa voltada para essa área, como uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também