O tipo de publicidade que mais cresce no século XXI, na chamada era digital, é o marketing digital. Afinal, hoje em dia a tecnologia faz parte de nossas vidas diárias, influenciando diretamente em todas as relações entre um empresário e os seus clientes. No entanto, se você não é um especialista no assunto, talvez falar sobre esse tópico possa parecer um tanto confuso ou até intimidante.
Como, então, funciona o marketing digital para iniciantes? Neste artigo, vamos tentar responder essa pergunta e dar algumas dicas que possam ajudar você a aplicar essa estratégia na prática. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Marketing digital para iniciantes: O que você precisa saber
Pare e pense: Quando você precisa consumir alguma coisa, seja lá o que for, qual é o primeiro passo que você toma? Muito provavelmente, a resposta é “procurar no Google”.
E, nesse aspecto, você não é diferente da maioria da população. Um estudo de 2018 demonstrou que 87% dos consumidores começam as suas buscas por produtos online.
Fica claro, então, que muitas pessoas estão usando a internet para comprar. Sendo assim, por que não usar a internet para vender?
É aí que entra a importância do marketing digital. O mundo online é um universo muito vasto, com milhares de empresas de todas as áreas. Então, se você tem a intenção de se destacar nesse cenário, é crucial investir em boas estratégias para promover a sua marca nesse ambiente.
A lógica do marketing digital, portanto, não é tão diferente da do marketing tradicional. Embora eles utilizem diferentes abordagens e ferramentas, ambos possuem o mesmo objetivo final: aumentar as vendas de uma empresa através de um contato com o público consumidor.
Diante disso, é possível observar que o marketing digital possui um imenso potencial para alavancar o crescimento de um negócio. Mas como colocá-lo em prática? Como fazer marketing digital para iniciantes? A seguir, vamos citar algumas táticas que podem ser úteis nessa tarefa.
Otimização de Site
O SEO é um fator fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Essa sigla se refere ao conjunto de técnicas voltado para a otimização para mecanismos de busca, ou seja, técnicas de otimização que buscam tornar um conteúdo ou uma página mais atraentes para o Google.
Essa estratégia é muito importante para aumentar o alcance do seu conteúdo. Afinal, ao agradar o algoritmo do Google, o seu site obtém um posicionamento melhor nas páginas de resultados de busca, ganhando mais visibilidade.
Gestão de Mídias Sociais
A administração das redes sociais para fazer marketing digital é um assunto sério. Por isso, ao criar perfis nesses espaços para a sua marca, lembre-se que você está representando a sua empresa, e por isso deve se comportar com profissionalismo.
Mas atenção: Isso não significa que você não possa adotar uma linguagem leve e descontraída. Na verdade, as mídias sociais são excelentes ferramentas para interagir com o público consumidor e fazê-lo se afeiçoar à marca.
Criação de Conteúdo
O conteúdo é um dos carros-chefe do marketing digital. Assim, é uma boa ideia aderir ao marketing de conteúdo, disponibilizando conteúdo gratuito, informativo e de qualidade para atrair os usuários. Essa estratégia ainda contribui também para aumentar a credibilidade e a autoridade da sua empresa.
Faça marketing digital com ajuda especializada
Agora que você já sabe como funciona o marketing digital para iniciantes, é hora de buscar uma empresa que possa ajudar você a colocar essas dicas em prática. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, oferecendo diversos serviços voltados para promover empresas no mundo online. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!