Marketing Digital no esporte: qual é a relação?

Com 22 anos e formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
30/09/2021
Marketing Digital

O marketing digital no esporte é, de fato, um conceito muito promissor. As estratégias de marketing que eram usadas no passado não são mais tão bem-sucedidas, principalmente quando falamos do marketing offline. Isso ocorre porque a forma como as pessoas consomem conteúdo e consomem bens mudou.

As empresas precisam usar estratégias de marketing digital para que sua marca permaneça viva. Assim, o marketing digital no esporte é uma indústria relativamente nova que vem crescendo rapidamente nos últimos anos. É uma extensão de marketing e publicidade que ocorre online e se concentra no uso de mídia social, aplicativos móveis e outros canais online para atingir públicos esportivos.

Marketing Digital no esporte: qual é a relação?

Fonte: Envato

Esta modalidade inclui publicidade em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter etc. Também inclui postagens patrocinadas por marcas que desejam se promover ao mesmo tempo em que apoiam uma equipe esportiva ou atleta individual.

Por isso, veja mais sobre o marketing digital no esporte e como essa relação vem fazendo com que os clubes batam cada vez mais recordes de engajamento nas redes sociais. Quer saber mais sobre o conteúdo? Então confira abaixo.

Marketing digital no esporte: entenda a relação e os benefícios

No passado, os eventos esportivos eram comercializados principalmente por meio da TV e da mídia impressa. Hoje em dia, o marketing digital é um aspecto fundamental do desta comercialização e captação de público.

Os profissionais de marketing digital podem usar vários canais para promover os produtos e serviços de seus clientes, incluindo mídia social, campanhas de e-mail e aplicativos móveis.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Muitas marcas esportivas têm seguidores consideráveis em plataformas de mídia social, como Facebook ou Instagram. As equipes esportivas também têm seus próprios aplicativos, que oferecem aos fãs conteúdo exclusivo dos jogadores ou da comissão técnica.

Além disso, as equipes esportivas costumam usar publicidade online em sites como o Google Adwords para atingir públicos específicos com suas mensagens, por exemplo, para pessoas que estão interessadas em basquete ou futebol.

Hoje em dia, a melhor forma de demonstrar o poder da torcida e captar ainda mais fanáticos é sendo uma equipe mais engajada e investindo e interação nas redes sociais, papel muito bem trabalhado pelos 4 grandes times de futebol do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

Flamengo nas Redes Sociais

Fonte: Divulgação (Instagram/@flamengo)

Como os times de futebol usam as redes sociais interagir com os torcedores

A mídia social é uma ferramenta importante que os clubes usam para interagir com seus fãs. Eles viram isso como uma forma de se promoverem e de seus jogadores, além de se envolverem com seus fãs em um nível pessoal.

A plataforma de mídia social Instagram é o canal mais popular para os clubes de futebol interagirem com seus fãs. Lá, os clubes compartilham chamadas para entrevistas, comercializam ingressos e até mesmo fazem propagandas para venda de camisas.

A taxa de engajamento, ainda, é muito utilizada por empresas para avaliar o alcance do clube antes mesmo de definir um possível patrocínio. Assim, o clube que tenha mais engajamento receberá mais para expor uma marca nas redes sociais.

Botafogo nas Redes Sociais

Fonte: Divulgação (Instagram/@botafogo)

De acordo com o IBOPE Repucom, os clubes de futebol somam 5,5 milhões de seguidores nas redes sociais no primeiro semestre de 2021. Este, é o melhor resultado para o período dos últimos 5 anos. Além disso, o TikTok foi a plataforma que mais cresceu, anotando um aumento de 46% no período da pesquisa.

O Flamengo é o líder do ranking, com uma taxa de engajamento de mais de 40 milhões, quase o dobro do segundo colocado Corinthians. Entre os times do Rio de Janeiro, Vasco está na 8ª colocação, Fluminense na 12ª e Botafogo na 14ª posição.

Fluminense nas Redes Sociais

Fonte: Divulgação (Instagram/@fluminensefc)

Como o marketing digital mudou os negócios esportivos

O marketing digital mudou a paisagem dos esportes. Tem sido uma parte importante do crescimento de muitas organizações esportivas. Ele é estrategicamente mais poderoso do que a publicidade tradicional e não vai a lugar nenhum tão cedo.

Existem várias práticas recomendadas que uma empresa de esportes deve ter em mente ao implementar estratégias de marketing digital. O primeiro é desenvolver uma estratégia digital forte que ajudará a aumentar o reconhecimento da marca e atingir seu público-alvo, bem como rastrear seu ROI.

Vasco nas Redes Sociais

Fonte: Divulgação (Instagram/@vascodagama)

A segunda melhor prática é desenvolver uma experiência digital interativa para os fãs que lhes permite se envolver com o seu esporte nas redes sociais sem nunca sair do seu site ou aplicativo, assim como está acontecendo com o Nike Soccer agora.

A terceira prática recomendada é investir em ferramentas de análise de dados que permitirão que você personalize os anúncios com base nas informações colhidas junto ao público que se destina a mensagem da marca.

Como será o futuro do marketing digital nos esportes

O futuro do marketing digital no esporte é uma questão muito ampla. Na maioria dos casos, o marketing de conteúdo esportivo será o mesmo que é agora, com algumas alterações.

Será sobre construir relacionamentos de longo prazo com fãs e jogadores. Mas com o surgimento de novas tecnologias, como RA e VR, podemos esperar ver essas plataformas sendo usadas para marketing digital em esportes com mais frequência no futuro.

Tenha presença nas redes sociais

Fonte: Freepik

Como as redes sociais mudaram o engajamento dos clubes esportivos

É claro que a mídia social teve um grande impacto na forma como os clubes esportivos se relacionam com suas comunidades. Ele deu ao público acesso sem precedentes a times e jogadores, algo inédito até uma década atrás.

Agora podemos ver filmagens dos bastidores, entrevistas, sessões de treinamento e muito mais que nos dá uma visão sobre a vida desses atletas. Esse nível de transparência é algo que nunca foi possível antes da mídia social entrar em cena.

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É difícil estabelecer uma estratégia de marketing para sua empresa sem ter uma agência de marketing digital experiente em sua equipe. Uma agência de marketing digital o ajudará a identificar o público-alvo ideal, estabelecer os canais de marketing certos e criar conteúdo envolvente.

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