Como usar o marketing de guerrilha na empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/11/2021
Marketing Digital

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia de marketing que usa métodos não convencionais para comercializar um produto ou serviço. A estratégia pode ser utilizada por empresas de qualquer porte ou tipo com recursos limitados.

Nesta técnica, normalmente se enfatiza a criatividade, muitas vezes à custa de recursos financeiros. Em contraste com as atividades de marketing tradicionais, que geralmente são altamente regulamentadas por lei e exigem investidores, o marketing de guerrilha é capaz de usar táticas criativas sem o ônus de seguir as diretrizes regulamentares.

Uma característica fundamental do marketing de guerrilha é sua capacidade de criar consciência de marca em um curto período de tempo por meio de táticas altamente direcionadas com recursos limitados.

Como usar o marketing de guerrilha na empresa

Fonte: Envato

Como tal, depende fortemente de fortes métodos de comunicação baseados na Internet, como e-mail, mensagens de texto e mídia social, a fim de disseminar materiais publicitários e rastrear os resultados em tempo real.

Quer saber um pouco mais sobre esta técnica e quais são seus benefícios para a sua empresa? Então não perca nosso conteúdo exclusivo abaixo e entenda tudo sobre marketing de guerrilha.

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Como usar o marketing de guerrilha na empresa

Como usar o marketing de guerrilha é uma das principais dúvidas sobre o assunto. Muitas vezes, é usado para estabelecer ou restabelecer rapidamente uma empresa em um novo mercado, produto ou serviço. Com a natureza caótica do marketing de guerrilha, ele pode ajudar a desestabilizar os concorrentes e chamar a atenção para o seu negócio.

Muitos acreditam que o marketing de guerrilha funciona melhor quando se concentra em gerar buzz entre os consumidores, em vez de gastar dinheiro em métodos de publicidade tradicionais que são mais regulamentados e competitivos.

O primeiro passo para montar uma campanha de marketing de guerrilha é encontrar uma causa relevante. Deve ser algo com que as pessoas se importem e se sintam bem. Depois de ter a causa, a próxima etapa é esboçar seu plano e implantá-lo.

Entenda mais sobre Marketing de Guerrilha

Fonte: Envato

O marketing de guerrilha pode ser usado para qualquer negócio ou empresa que esteja tentando aumentar o conhecimento da marca. É melhor para empresas que desejam se estabelecer ou para aquelas que desejam se tornar viral online ou offline.

A ideia por trás dele é simples: leve sua mensagem a qualquer lugar e compartilhe-a com qualquer pessoa que encontrar, mas não se limita a: internet, mídia social, espaços físicos como placas de rua e anúncios e eventos.

Quais são os benefícios do marketing de guerrilha?

Os benefícios incluem aumento nas vendas, maior conhecimento, maior envolvimento na mídia social e melhor reputação da marca.

Além disso, ele é econômico, especialmente quando comparado aos métodos tradicionais de publicidade, como televisão ou outdoors e pode ajudá-lo a alcançar públicos que você não conseguiria acessar de outra forma.

O que é Marketing de Guerrilha

Fonte: Envato

Também pode ajudá-lo a estabelecer a identidade e a marca da sua empresa e a criar conexões emocionais com o seu público-alvo.

No mundo dos mercados digitais de hoje, onde os clientes têm acesso a uma riqueza de informações sobre produtos de várias fontes, a abordagem tradicional de marketing que muitas empresas têm seguido foi considerada insuficiente.

Não mudou muito nos últimos anos, se os clientes quiserem ouvir sobre sua empresa ou produto de você – eles perguntarão a você! Portanto, é hora de os profissionais de marketing realmente colocarem seus esforços em estratégias inovadoras que possam fazer com que sejam notados por seu público-alvo.

Os fundamentos do marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é uma forma de marketing que emprega táticas não convencionais e de baixo custo para promover um negócio ou marca.

Essas táticas não são necessariamente ilegais, mas muitas vezes são desaprovadas. A ideia por trás do marketing de guerrilha é ser criativo e inovador sem seguir muitas regras.

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Fonte: Envato

Como já abordamos, o objetivo do marketing de guerrilha é fazer um apelo à ação, que pode ser algo tão simples como pedir aos clientes que partilhem um artigo ou vídeo nas redes sociais. Ele é comumente usado para duas finalidades:

  • Tentando ser notado pelos consumidores;
  • Fazer uma declaração sobre a empresa / serviço.

A maneira comum de fazer isso é por meio de táticas de guerrilha, usando métodos não convencionais para criar publicidade. Isso inclui coisas como publicidade em lugares incomuns, distribuição de brindes e cupons e criação de vídeos virais que alcançam um público amplo.

Os fundamentos do marketing de guerrilha

Fonte: Envato

Como estar atento para as novidades do marketing?

A melhor maneira de se manter atualizado com as notícias de marketing é entrar nas redes sociais. Existem muitos canais que fornecem conteúdo de marketing e esses canais, como Facebook e Twitter, fornecem as fontes mais confiáveis de informações.

Se você quiser usar outros métodos, usar mecanismos de pesquisa é uma boa ideia. A busca por palavras-chave relacionadas ao assunto ajudará você a descobrir se houve alguma mudança importante no mercado ou não.

Até porque, as notícias são uma fonte valiosa de informação. Ele nos informa sobre o que aconteceu no mundo e nos mantém atualizados sobre tudo o que está acontecendo.

Como estar atento para as novidades do marketing?

Fonte: Envato

Informações de marketing de conteúdo são uma forma de os profissionais de marketing se manterem informados sobre o que está acontecendo no setor e tornar seu conteúdo mais relevante.

Nos últimos tempos, os meios de comunicação têm oferecido cada vez mais notícias fáceis de ler para os consumidores, o que fez aumentar o número de pessoas que lêem essas manchetes.

Para acompanhar essa tendência, você precisa estar ciente das notícias de marketing, especialmente atualizações de canais de marketing de conteúdo e como isso afeta seus negócios.

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Alguns benefícios de investir em marketing digital são que ele fornece uma vantagem competitiva para as empresas. Também ajuda a estabelecer uma conexão genuína com o cliente, o que é crucial ao lidar com clientes online.

Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, pode alcançar seus clientes por meio de canais de marketing digital facilmente acessíveis por meio de diferentes dispositivos. Ainda podemos obter visibilidade online sem a necessidade de gastar em campanhas de publicidade ou pagar por publicidade tradicional, por exemplo.

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