Dicas de marketing de conteúdo para e-commerce

O recente crescimento do e-commerce tornou este o foco de muitas startups. Um estudo verificou que as vendas de varejo no e-commerce chegaram em US$ 2,5 trilhões até o final de 2018. E, para se destacar, nada melhor do que uma boa estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce.

Quando se trata de ter sucesso na internet, e-commerce e marketing de conteúdo andam de mãos dadas. Com um bom projeto de marketing de conteúdo, as empresas de e-commerce estão adicionando o valor real a seus negócios. De acordo com a Econsultancy, 60% das empresas estão aumentando seu engajamento de conteúdo e 30% planejam investir mais na criação de conteúdo original e exclusivo.

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Esse investimento ajuda essas empresas a ficarem na frente da concorrência e também proporciona uma maneira de melhorar o SEO. O marketing de conteúdo é a espinha dorsal de empresas online em termos de dirigir o tráfego de seus sites. Os clientes sempre precisam de conteúdo autêntico e informativo enquanto navegam por um portal de e-commerce.

Confira algumas dicas de marketing de conteúdo para e-commerce

Construir um forte relacionamento com sua audiência

O conteúdo que você deseja colocar em seu site torna-se ineficaz se ele pede inscrições diretas dos visitantes. Ele deve ser feito para criar lealdade, branding e familiaridade. Conteúdos interessantes são algumas das principais razões pelas quais as pessoas seguem marcas nas mídias sociais.

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Estudos têm demonstrado que uma percentagem significativa de clientes preferem conhecer uma empresa através de artigos do que anúncios. Portanto, é sempre útil para qualquer companhia construir um forte relacionamento com seu público-alvo através do marketing de conteúdo.

Identificar necessidades em evolução

Os clientes sempre procuram coisas novas e conteúdos mais recentes, pois suas necessidades não são constantes, afinal todos mudam com o tempo. É importante ser capaz de determinar se essas mudanças atingem positiva ou negativamente o seu negócio e como você vai se adaptar a isso.

Portanto, a maneira eficaz de fazer isso é identificando as necessidades em evolução do seu público-alvo. Você pode usar várias plataformas de mídia social para interagir com eles e ter uma ideia melhor sobre essas necessidades.

Use ferramentas de gerenciamento de conteúdo

É pertinente para quem tem um e-commerce usar um sistema de gerenciamento de conteúdo. Esse tipo de ferramenta ajuda profundamente na criação de sites, colaborando com a administração do conteúdo e permitindo que os proprietários de empresas, que não costumam ter conhecimento de linguagens de programação, criem e gerenciem conteúdos com facilidade.

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Por “conteúdo”, entenda que ele não precisa ser somente textos escritos. Isso também inclui imagens, vídeos, áudios, materiais multimídias, dentre outros. Uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo voltada para a criação de conteúdos atraentes e poderosos pode ajudar um site de comércio eletrônico a vender mais.

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Empregar uma estratégia de personalização

personalização é uma estratégia eficaz que oferece mais oportunidades para os clientes terem contato com sua marca e produtos. Empresas sem rosto oferecem muito pouco para os clientes, pois eles querem algo com o qual eles se identifiquem.

Assim, a personalização permite que você dê um rosto ou voz para o seu negócio. Isso intensifica o efeito dos conteúdos criados e oferecidos e torna sua marca ainda mais identificável para os clientes.

Fazer uso do marketing de contexto

marketing de contexto é uma forma de marketing de conteúdo online que fornece publicidade direcionada com base nas informações do usuário. Ele está sendo considerado como a próxima fronteira do marketing digital.

Loja Virtual

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O contexto fornece um elemento inexplorado que leva a uma profunda compreensão dos clientes dos quais os profissionais de marketing buscam antecipar as necessidades, desejos, afinidades e expectativas. Contexto é a palavra que não apenas define quem, mas quando, onde, por que e como.

Por todas essas razões, o marketing de contexto ajuda a empresa a se conectar com sua demografia, colocando as mensagens nos lugares certos e no melhor momento da jornada do cliente.

Optar por conteúdo gerado pelo usuário

conteúdo gerado pelo usuário está sendo considerado como a próxima onda da web por especialistas da indústria. Esse tipo de material pode ser definido como qualquer formato de conteúdo criado e postado pelos usuários, tais como vídeos, blogs, posts, discussões online, imagens, etc.

O conteúdo gerado pelo usuário ajuda a empresa a se aproximar do público-alvo, o que melhora a satisfação do cliente. O benefício mais exorbitante do conteúdo gerado pelo usuário é que, como os usuários executam a criação do conteúdo, os donos do site não precisam gastar com campanhas que podem não funcionar tão bem.

Conteúdo para E-commerce

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Fazer posts como convidado de outros blogs

Essa é a chave para obter links de qualidade. Fazer post como convidado de outros blogs é uma das maneiras mais fáceis de introduzir seu negócio no mercado, construindo relacionamentos com outros blogueiros e peritos do campo.

A maior vantagem desse trabalho é o tráfego de qualidade que ele envia para o seu site. Ele efetivamente ajuda a construir seu nome e autoridade, que, por sua vez, aumenta sua influência online. Fazer posts para blogs populares é uma ótima maneira de impressionar os outros e anunciar seu negócio gratuitamente.

Ele também estabelece seu portfólio e autoridade online. Para sites de comércio eletrônico, geralmente é difícil obter links externos de qualidade, razão pela qual se torna absolutamente crucial produzir e fornecer conteúdos dignos de compartilhamento. Assim, fazer posts como convidado de outros blogs é uma estratégia ótima para construir ligações externas.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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