O recente crescimento do e-commerce tornou este o foco de muitas startups. Um estudo verificou que as vendas de varejo no e-commerce chegaram em US$ 2,5 trilhões até o final de 2018. E, para se destacar, nada melhor do que uma boa estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce.
Quando se trata de ter sucesso na internet, e-commerce e marketing de conteúdo andam de mãos dadas. Com um bom projeto de marketing de conteúdo, as empresas de e-commerce estão adicionando o valor real a seus negócios. De acordo com a Econsultancy, 60% das empresas estão aumentando seu engajamento de conteúdo e 30% planejam investir mais na criação de conteúdo original e exclusivo.
Esse investimento ajuda essas empresas a ficarem na frente da concorrência e também proporciona uma maneira de melhorar o SEO. O marketing de conteúdo é a espinha dorsal de empresas online em termos de dirigir o tráfego de seus sites. Os clientes sempre precisam de conteúdo autêntico e informativo enquanto navegam por um portal de e-commerce.
Confira algumas dicas de marketing de conteúdo para e-commerce
Construir um forte relacionamento com sua audiência
O conteúdo que você deseja colocar em seu site torna-se ineficaz se ele pede inscrições diretas dos visitantes. Ele deve ser feito para criar lealdade, branding e familiaridade. Conteúdos interessantes são algumas das principais razões pelas quais as pessoas seguem marcas nas mídias sociais.
Estudos têm demonstrado que uma percentagem significativa de clientes preferem conhecer uma empresa através de artigos do que anúncios. Portanto, é sempre útil para qualquer companhia construir um forte relacionamento com seu público-alvo através do marketing de conteúdo.
Identificar necessidades em evolução
Os clientes sempre procuram coisas novas e conteúdos mais recentes, pois suas necessidades não são constantes, afinal todos mudam com o tempo. É importante ser capaz de determinar se essas mudanças atingem positiva ou negativamente o seu negócio e como você vai se adaptar a isso.
Portanto, a maneira eficaz de fazer isso é identificando as necessidades em evolução do seu público-alvo. Você pode usar várias plataformas de mídia social para interagir com eles e ter uma ideia melhor sobre essas necessidades.
Use ferramentas de gerenciamento de conteúdo
É pertinente para quem tem um e-commerce usar um sistema de gerenciamento de conteúdo. Esse tipo de ferramenta ajuda profundamente na criação de sites, colaborando com a administração do conteúdo e permitindo que os proprietários de empresas, que não costumam ter conhecimento de linguagens de programação, criem e gerenciem conteúdos com facilidade. Essa é uma forma de fazer marketing de conteúdo para e-commerce.
Por “conteúdo”, entenda que ele não precisa ser somente textos escritos. Isso também inclui imagens, vídeos, áudios, materiais multimídias, dentre outros. Uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo voltada para a criação de conteúdos atraentes e poderosos pode ajudar um site de comércio eletrônico a vender mais.
Empregar uma estratégia de personalização
A personalização é uma estratégia eficaz que oferece mais oportunidades para os clientes terem contato com sua marca e produtos. Empresas sem rosto oferecem muito pouco para os clientes, pois eles querem algo com o qual eles se identifiquem.
Assim, a personalização permite que você dê um rosto ou voz para o seu negócio. Isso intensifica o efeito dos conteúdos criados e oferecidos e torna sua marca ainda mais identificável para os clientes.
Fazer uso do marketing de contexto
O marketing de contexto é uma forma de marketing de conteúdo online que fornece publicidade direcionada com base nas informações do usuário. Ele está sendo considerado como a próxima fronteira do marketing digital.
O contexto fornece um elemento inexplorado que leva a uma profunda compreensão dos clientes dos quais os profissionais de marketing buscam antecipar as necessidades, desejos, afinidades e expectativas. Contexto é a palavra que não apenas define quem, mas quando, onde, por que e como.
Por todas essas razões, o marketing de contexto ajuda a empresa a se conectar com sua demografia, colocando as mensagens nos lugares certos e no melhor momento da jornada do cliente. Essa é outra maneira de fazer marketing de conteúdo para e-commerce.
Optar por conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário está sendo considerado como a próxima onda da web por especialistas da indústria. Esse tipo de material pode ser definido como qualquer formato de conteúdo criado e postado pelos usuários, tais como vídeos, blogs, posts, discussões online, imagens, etc.
O conteúdo gerado pelo usuário ajuda a empresa a se aproximar do público-alvo, o que melhora a satisfação do cliente. O benefício mais exorbitante do conteúdo gerado pelo usuário é que, como os usuários executam a criação do conteúdo, os donos do site não precisam gastar com campanhas que podem não funcionar tão bem.
Fazer posts como convidado de outros blogs
Essa é a chave para obter links de qualidade. Fazer post como convidado de outros blogs é uma das maneiras mais fáceis de introduzir seu negócio no mercado, construindo relacionamentos com outros blogueiros e peritos do campo e fazer marketing de conteúdo para e-commerce.
A maior vantagem desse trabalho é o tráfego de qualidade que ele envia para o seu site. Ele efetivamente ajuda a construir seu nome e autoridade, que, por sua vez, aumenta sua influência online. Fazer posts para blogs populares é uma ótima maneira de impressionar os outros e anunciar seu negócio gratuitamente.
Ele também estabelece seu portfólio e autoridade online. Para sites de comércio eletrônico, geralmente é difícil obter links externos de qualidade, razão pela qual se torna absolutamente crucial produzir e fornecer conteúdos dignos de compartilhamento. Assim, fazer posts como convidado de outros blogs é uma estratégia ótima para construir ligações externas.
Agora que você já conhece algumas dicas de marketing de conteúdo para e-commerce, é hora de começar a planejar a sua estratégia online. E, para isso, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing na internet, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!