A importância do Marketing de Conteúdo no planejamento de vendas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/06/2021
Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é conhecido, por muitas pessoas, como o carro chefe do marketing digital, tendo uma importância incrível no planejamento de comunicação de qualquer empresa, seja grande ou pequena. Entender como trabalhar de maneira assertiva e a importância do Marketing de Conteúdo no planejamento de vendas é essencial para quem deseja desempenhar um bom trabalho e ampliar a relevância da marca.

É claro que, por ser um tema extremamente importante, também acaba sendo algo muito complexo, tendo relação direta com inúmeros conceitos diferentes. Por isso, neste artigo, vamos explicar melhor como funciona o Marketing de Conteúdo, sua relação com a Fórmula de Lançamento e como este trabalho é essencial para o crescimento de uma empresa no ambiente virtual. Quer entender melhor sobre o tema? Confira!

A importância do Marketing de Conteúdo no planejamento de vendas

Fonte: Freepik

O que é Marketing de Conteúdo

Podemos entender que o Marketing de Conteúdo é o conjunto de técnicas de criação de conteúdo virtual, direcionando este conteúdo produzido para um determinado público-alvo afim de captar leads, melhorar o engajamento, promover a empresa ou qualquer outro objetivo que conste no planejamento de marketing digital de uma empresa.

Basta analisarmos o próprio nome que chegaremos na conclusão de que o Marketing de Conteúdo trata-se de fazer marketing por meio da criação de conteúdo no ambiente digital. Mas, é claro que este conceito é bem resumido, isso porque, por se tratar da criação de conteúdo, este conceito abre o leque para diversas outras explicações ligadas a cada formato de conteúdo que será criado.

É claro que, por se tratar de ambiente virtual, existe uma incrível variedade de plataformas e formatos diferentes para a criação deste conteúdo, o que diversifica ainda mais as possibilidades de comunicação, captação de leads e fidelização de clientes. Cada um desses formatos tem suas próprias características de acordo com os objetivos da criação do conteúdo em questão.

Por isso, torna-se essencial que você entenda bem quais são seus objetivos para, com isso, poder criar o seu conteúdo bem direcionado. Além disso, também é essencial entender as características de cada plataforma e como abordar o conteúdo em cada formato diferente, já que os formatos não são exatamente iguais em sua maneira de abordar as informações.

Deste modo, o Marketing de Conteúdo tem o papel de um imã para a captação de leads, público-alvo e, além disso, ajuda a educar o público, gerando autoridade para a marca e estruturando relacionamentos sólidos entre a empresa e seus leads. Mas, para isso, é necessário entender como abordar o conteúdo e torná-lo relevante ao público destinado.

No entanto, além da produção de conteúdo, essa estratégia também se baseia na escolha das plataformas para divulgação, como já mencionamos anteriormente. É claro que, pensando em criação de conteúdo, pensamos logo no blog, mas é muito comum encontrar conteúdos em redes sociais, plataformas streaming, e-books, e-mail, entre outros formatos.

Como usar o marketing de conteúdo a favor da sua marca

Fonte: Freepik

A importância do Marketing de Conteúdo no planejamento de vendas e a Fórmula de Lançamento

Como já mencionamos, a criação de conteúdo precisa entender bem como criar conteúdos que sejam relevantes para que tenha, de fato, um bom resultado da maneira mais assertiva. Mas como criar estes conteúdos relevantes? O primeiro passo é entender bem sobre sua empresa e destacar, assim, o segmento de mercado em que atua.

Com isso, é possível destacar, nesta análise, quem é o público-alvo e, assim, estudar melhor sobre este público. A partir disso, você será capaz de compreender qual tipo de conteúdo pode ser relevante para ele de acordo com seus desejos e necessidade e, também, saber exatamente onde achar este público.

Esta criação direcionada por meio de análises e estudos do mercado é essencial para o seu resultado final. Isso, inclusive, é muito comentado por Érico Rocha no seu programa “Fórmula de Lançamento”. Este é uma espécie de programa de treinamento baseado em estratégias digitais para aumentar as venda, lançar um produto ou uma empresa na internet.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Sua promessa é fazer 6 em 7, ou seja, receber 6 dígitos em 7 dias, chegando a 100 mil de faturamento. Neste caso, Érico destaca o uso de inúmeras estratégias de marketing que te ajudam a chegar neste resultado esperado e, uma delas é o Marketing de Conteúdo, sendo um dos destaques na lista.

Pensando nisso, elaboramos uma explicação melhor, neste artigo, sobre o conceito e características de 4 tipos de conteúdos especiais para seu blog. Quer entender melhor sobre esses tipos de conteúdo? Então confira. O importante é entender cada um deles e compreender qual é a melhor opção para chegar ao seu público.

Tipos de texto para o seu blog

Texto científico

Um texto científico se diferencia de outros tipos de texto por conta de seu embasamento. Ao contrário de outros textos, ele é baseado em fontes confiáveis que contêm números ou dados.

No marketing digital, não é preciso usar uma linguagem muito complexa e rebuscada para fazer um texto com teor científico. Ao invés disso, é melhor focar em conseguir fontes que tenham credibilidade. Com isso, ao incluir estatísticas legítimas, você pode conferir autoridade ao argumento central apresentado no texto.

4 dicas criativas de marketing de conteúdo que você precisa conhecer

Fonte: Freepik

Texto instrutivo

Como o próprio nome já sugere, um texto instrutivo é um texto que busca ensinar algo ao usuário de forma bem direta, como um manual de instruções. Ele normalmente cobre o passo a passo de algum processo, explicando, de maneira detalhada, tudo que o usuário precisa saber.

No marketing de conteúdo, esse é um dos tipos de texto mais populares. Isso porque o conteúdo que uma empresa entrega deve ter o objetivo de ajudar o usuário de alguma forma, coisa que o texto instrutivo faz com perfeição. Trata-se, portanto, de um formato muito eficaz para utilizar.

Como administrar melhor a sua empresa

Fonte: freepik.

Texto descritivo

O texto descritivo descreve algo para o leitor. Esse algo pode ser um procedimento, um lugar, um objeto, um serviço… A lista de possibilidades é longa, e todas elas podem funcionar no contexto do marketing de conteúdo.

Esse tipo de texto também é muito comum em lojas virtuais. Isso porque, para vender um produto no mundo online, normalmente é necessário descrevê-lo de alguma maneira. Desse modo, vale a pena criar descrições bem escritas, que vendem o produto em questão para o usuário.

Como administrar uma empresa em home office

Fonte: Freepik

Texto narrativo

O texto narrativo é um texto que narra uma história. No marketing online, esse tipo de texto costuma ser usado para o storytelling, ou seja, um marketing que foca na narração de histórias específicas para os clientes.

Essas histórias podem ser, por exemplo, cases de sucesso da empresa que está sendo promovida. Os cases ilustram para o usuário como os serviços ou produtos da marca podem ser benéficos.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital para produzir o conteúdo da sua marca

Agora que você já conhece os principais tipos de texto para usar no Marketing de Conteúdo e qual a importância do Marketing de Conteúdo no planejamento de vendas, é hora de colocar esse conhecimento em prática com a sua própria estratégia. Mas, para montar um plano de conteúdo para a sua marca, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada, como uma agência de marketing de conteúdo.

A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento!

Veja também