A relação entre marketing de conteúdo e SEO é muito citada pelos profissionais de marketing digital. Mas você sabe realmente por que esses elementos estão conectados? Se você é um empresário que ainda está ingressando no mundo do marketing online, pode ser que essa relação pareça confusa e nebulosa. Sendo assim, nesse artigo, vamos explicar o que são marketing de conteúdo e SEO e a relação entre eles. Confira!
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um tipo de marketing digital. Seu foco principal é produzir conteúdo relevante para fidelizar o cliente.
Nesse aspecto, portanto, o marketing de conteúdo é bem diferente do marketing tradicional. Afinal, o marketing tradicional tem como alvo todo o mercado. Já o marketing de conteúdo procura atingir um segmento específico. A ideia, então, é produzir conteúdo para um tipo de pessoa específico, tendo como objetivo a fidelização desse cliente.
Esse tipo de pessoa é a chamada persona de marketing, ou seja, um perfil abstrato de um cliente ideal que representa o público-alvo que a sua empresa quer atingir. Esse tipo de perfil normalmente inclui gênero, idade, localização e outros dados.
O que é SEO
SEO é uma sigla em inglês que significa “search engine optimization“. Em português, traduzido, SEO significa “otimização para mecanismo de busca”.
Mas o que isso quer dizer? Bom, tudo começa com o Google. Quando uma empresa resolve ter uma presença online, uma das primeiras coisas com que ela tem que se preocupar é estar acessível pelo Google. Ou seja, você quer que os usuários encontrem a sua marca com facilidade ao pesquisar por termos relacionados ao seu serviço.
E é quando pensamos em como conseguir isso que o SEO entra em questão. Isso porque o SEO é um conjunto de técnicas de otimização, que foca em transformar o seu conteúdo para torná-lo mais adequado aos padrões do Google. A adesão a esses padrões é o que garante uma colocação nas primeiras páginas de resultados de pesquisa.
A relação entre marketing de conteúdo e SEO
Agora que você já entendeu o que são marketing de conteúdo e SEO, resta entender qual é a relação entre eles. E você já deve ter adivinhado: o SEO é responsável por otimizar o conteúdo que você produz, garantindo, assim, que ele seja encontrado pelo Google.
Esse papel é essencial para o funcionamento do marketing de conteúdo. Afinal, não adianta nada você criar conteúdo excelente, com regularidade, se nenhum usuário conseguir encontrá-lo. É preciso seguir as normas de SEO para alcançar o sucesso com uma estratégia de conteúdo.
Por conta disso, sempre que você for criar um conteúdo, é melhor ter as regras de SEO em mente. Comece já escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, e siga as outras normas a partir daí. Lembre-se que o SEO não é um obstáculo, mas sim uma ferramenta de marketing digital que tem a função de ajudar a sua empresa. Sendo assim, aprender a usar o SEO corretamente pode ser tudo que a sua empresa precisa para crescer no mundo online.
A melhor forma de utilizar essas duas ferramentas é contratando uma agência especializada
No fim das contas, a melhor solução é contratar uma agência de marketing digital que trabalhe com marketing de conteúdo e SEO. Desse modo, você pode tirar vantagem de ambas as estratégias. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que realiza todos os tipos de serviço com excelência, elevando a sua presença online. Realizamos a produção de conteúdo de qualidade e otimizado para empresas de qualquer porte. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!