Você está sempre ligado nas estratégias de marketing de conteúdo dos concorrentes? Adotar o marketing de conteúdo como estratégia de marketing digital é uma boa ideia para qualquer marca.
Afinal, trata-se de uma ferramenta extremamente flexível, que pode ser usada para a promoção de empresas de diversas áreas diferentes. Mas, por conta disso, é também um campo que se torna cada vez mais competitivo.
Primeiramente, é importante destacarmos o que é o marketing de conteúdo. Podemos conceituá-lo como uma estratégia de marketing que se baseia na ideia de fidelizar o cliente através da criação conteúdo relevante em diversos formatos.

Fonte: Freepik
Ou seja, é o tipo de estratégia de comunicação que trabalha com a segmentação do público através de personas, que representam o cliente ideal, para o qual os conteúdos são feitos e direcionados. Todo o material produzido pode ser reutilizado em diversos formatos seja online ou não.
Ou seja, o marketing digital pode fazer uso de formatos off-line como: revistas ou eventos. Mas como o marketing de conteúdo também é uma estratégia de marketing digital, ele também tem influência no mundo do marketing digital, através de vídeos, textos, e-books, podcasts, etc.
É importante deixarmos claro, ainda, que o marketing de conteúdo é o que baseia todo o planejamento de comunicação de uma marca. Ou seja, o marketing de conteúdo é fundamental no processo de atração e captação de leads, a primeira etapa do funil de vendas. Principalmente por trabalhar com conteúdos para atrair e fidelizar.

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É só a partir da produção de conteúdo e de sua disseminação que podemos fazer com que você consiga atingir, de maneira assertiva, o seu público. Indo mais além, sua marca só consegue se comunicar com o público por meio do marketing de conteúdo, seja em redes sociais, e-mails ou qualquer outro formato.
Quando se fala em parte média e final do funil de vendas, a criação de conteúdo também tem seu peso, trabalhando com já captados e transformados em clientes fixos. Isso quer dizer que, com outras técnicas de produção de conteúdo, você consegue fixar mais ainda a relação entre marca e consumidor, abrindo oportunidades de mais vendas.

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Tendo em vista toda essa importância do marketing de conteúdo, também podemos destacar a relevância de analisar as estratégias de conteúdo da concorrência a fim de identificar erros e acertos e adotar isso para melhorar a sua própria comunicação.
Sendo assim, surge a pergunta: como ficar atento aos seus competidores para continuar elevando a eficiência e a qualidade do conteúdo da sua marca? Em outras palavras, como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes? Essa é a questão que vamos responder com esse artigo. Continue com a leitura para aprender a resposta!
Entenda como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes
Produzir conteúdo é uma tarefa mais difícil do que parece. Um dos principais desafios que essa ferramenta oferece é que, atualmente, cada vez mais empresas investem na produção de conteúdo. Isso porque dados demonstram que 80% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa através de conteúdo.
Fica claro, então, que aderir a essa estratégia pode ser bastante útil. Mas, para se destacar com o uso do marketing de conteúdo, é preciso que você se coloque à frente da sua concorrência. E, para fazer isso, é essencial saber analisá-la da maneira correta. Assim, a seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Descubra quem é a sua concorrência
Em primeiro lugar, é preciso determinar quem é a sua concorrência. É fácil se confundir nesta etapa, porque muitas pessoas acham que a concorrência é qualquer marca que ofereça os mesmos produtos ou serviços que a sua.
Na realidade, a questão tem muito mais a ver com a audiência ideal de uma empresa. Isso porque a sua concorrência é composta por empresas que tentam atrair o mesmo público que você. Sendo assim, é importante prestar atenção nas estratégias adotadas por uma marca para determinar quem é o seu público-alvo e se ela é uma concorrente sua.
Observe a frequência de postagens dos seus concorrentes
A frequência de postagens é um elemento importante de qualquer estratégia de conteúdo. E cada marca tem a sua.
Para analisar a produção de conteúdo da sua concorrência com precisão, procure observar com que frequência os seus concorrentes tendem a postar. Dessa maneira, você poderá, aos poucos, ter uma noção de como os calendários de conteúdo dessas empresas funcionam.
Verifique os canais utilizados
Os canais de comunicação usados para a postagem e a promoção do conteúdo são quase tão importantes quanto o conteúdo em si. Desse modo, é crucial estar atento para esse aspecto.
Descubra, por exemplo, quais são as redes sociais nas quais a sua concorrência é mais ativa. Obter essa informação pode ajudar a sua empresa a criar um plano de marketing nas redes sociais próprio.
Observe quais tópicos estão sendo abordados
Entender quais tópicos estão sendo abordados com mais frequência pela sua concorrência é essencial no marketing de conteúdo. Isso porque, dessa maneira, você pode evitar assuntos já batidos. É melhor encontrar as lacunas de conteúdo e preenchê-las.
Isso pode ter uma ajuda especial, principalmente das redes sociais. Plataformas como o Twitter são essenciais para ajudar a analisar os temas mais falados e, assim, ajudando você a planejar conteúdos sobre esses temas. Isso amplia seu alcance e faz você sair na frente da concorrência.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você quer saber como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes, a melhor escolha é pedir ajuda de uma empresa especializada no assunto. Uma agência de marketing digital, por exemplo, pode ser bastante útil.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA oferece diversos serviços voltados para o marketing online que podem ajudar a sua marca a crescer.
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