Como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/01/2021
Marketing de Conteúdo

Você está sempre ligado nas estratégias de marketing de conteúdo dos concorrentes? Adotar o marketing de conteúdo como estratégia de marketing digital é uma boa ideia para qualquer marca.

Afinal, trata-se de uma ferramenta extremamente flexível, que pode ser usada para a promoção de empresas de diversas áreas diferentes. Mas, por conta disso, é também um campo que se torna cada vez mais competitivo.

Primeiramente, é importante destacarmos o que é o marketing de conteúdo. Podemos conceituá-lo como uma estratégia de marketing que se baseia na ideia de fidelizar o cliente através da criação conteúdo relevante em diversos formatos.

Como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes

Fonte: Freepik

 

Ou seja, é o tipo de estratégia de comunicação que trabalha com a segmentação do público através de personas, que representam o cliente ideal, para o qual os conteúdos são feitos e direcionados. Todo o material produzido pode ser reutilizado em diversos formatos seja online ou não.

Ou seja, o marketing digital pode fazer uso de formatos off-line como: revistas ou eventos. Mas como o marketing de conteúdo também é uma estratégia de marketing digital, ele também tem influência no mundo do marketing digital, através de vídeos, textos, e-books, podcasts, etc.

É importante deixarmos claro, ainda, que o marketing de conteúdo é o que baseia todo o planejamento de comunicação de uma marca. Ou seja, o marketing de conteúdo é fundamental no processo de atração e captação de leads, a primeira etapa do funil de vendas. Principalmente por trabalhar com conteúdos para atrair e fidelizar.

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É só a partir da produção de conteúdo e de sua disseminação que podemos fazer com que você consiga atingir, de maneira assertiva, o seu público. Indo mais além, sua marca só consegue se comunicar com o público por meio do marketing de conteúdo, seja em redes sociais, e-mails ou qualquer outro formato.

Quando se fala em parte média e final do funil de vendas, a criação de conteúdo também tem seu peso, trabalhando com já captados e transformados em clientes fixos. Isso quer dizer que, com outras técnicas de produção de conteúdo, você consegue fixar mais ainda a relação entre marca e consumidor, abrindo oportunidades de mais vendas.

Ter um fluxo constante de criação de conteúdo

Fonte: Freepik

Tendo em vista toda essa importância do marketing de conteúdo, também podemos destacar a relevância de analisar as estratégias de conteúdo da concorrência a fim de identificar erros e acertos e adotar isso para melhorar a sua própria comunicação.

Sendo assim, surge a pergunta: como ficar atento aos seus competidores para continuar elevando a eficiência e a qualidade do conteúdo da sua marca? Em outras palavras, como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes? Essa é a questão que vamos responder com esse artigo. Continue com a leitura para aprender a resposta!

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Entenda como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes

Produzir conteúdo é uma tarefa mais difícil do que parece. Um dos principais desafios que essa ferramenta oferece é que, atualmente, cada vez mais empresas investem na produção de conteúdo. Isso porque dados demonstram que 80% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa através de conteúdo

Fica claro, então, que aderir a essa estratégia pode ser bastante útil. Mas, para se destacar com o uso do marketing de conteúdo, é preciso que você se coloque à frente da sua concorrência. E, para fazer isso, é essencial saber analisá-la da maneira correta. Assim, a seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Descubra quem é a sua concorrência

Em primeiro lugar, é preciso determinar quem é a sua concorrência. É fácil se confundir nesta etapa, porque muitas pessoas acham que a concorrência é qualquer marca que ofereça os mesmos produtos ou serviços que a sua.

Na realidade, a questão tem muito mais a ver com a audiência ideal de uma empresa. Isso porque a sua concorrência é composta por empresas que tentam atrair o mesmo público que você. Sendo assim, é importante prestar atenção nas estratégias adotadas por uma marca para determinar quem é o seu público-alvo e se ela é uma concorrente sua.

Infográficos e elementos visuais na criação de conteúdo

Observe a frequência de postagens dos seus concorrentes

A frequência de postagens é um elemento importante de qualquer estratégia de conteúdo. E cada marca tem a sua.

Para analisar a produção de conteúdo da sua concorrência com precisão, procure observar com que frequência os seus concorrentes tendem a postar. Dessa maneira, você poderá, aos poucos, ter uma noção de como os calendários de conteúdo dessas empresas funcionam.

Verifique os canais utilizados

Os canais de comunicação usados para a postagem e a promoção do conteúdo são quase tão importantes quanto o conteúdo em si. Desse modo, é crucial estar atento para esse aspecto.

Descubra, por exemplo, quais são as redes sociais nas quais a sua concorrência é mais ativa. Obter essa informação pode ajudar a sua empresa a criar um plano de marketing nas redes sociais próprio.

Posts para fazer no Instagram da empresa

Observe quais tópicos estão sendo abordados

Entender quais tópicos estão sendo abordados com mais frequência pela sua concorrência é essencial no marketing de conteúdo. Isso porque, dessa maneira, você pode evitar assuntos já batidos. É melhor encontrar as lacunas de conteúdo e preenchê-las.

Isso pode ter uma ajuda especial, principalmente das redes sociais. Plataformas como o Twitter são essenciais para ajudar a analisar os temas mais falados e, assim, ajudando você a planejar conteúdos sobre esses temas. Isso amplia seu alcance e faz você sair na frente da concorrência.

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você quer saber como analisar o marketing de conteúdo dos concorrentes, a melhor escolha é pedir ajuda de uma empresa especializada no assunto. Uma agência de marketing digital, por exemplo, pode ser bastante útil.

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