O marketing com influenciadores digitais é uma estratégia que pode ser muito útil para uma empresa. Isso porque, no marketing online, a figura do influenciador digital passou a se tornar cada vez mais presente: ser influenciador já é uma carreira para muitos, sendo extremamente lucrativa para os mais populares.
Mas como a popularidade de uma pessoa nas redes sociais pode ser benéfica para a sua marca? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o que é o marketing com influenciadores digitais e por que usá-lo no seu plano de marketing online. Continue com a leitura para saber mais!
Entenda o que é o marketing com influenciadores digitais
Hoje em dia, é difícil abrir sites como o Instagram ou o Youtube e não se deparar com algum criador de conteúdo fazendo propaganda para alguma marca. A verdade é que, na era da internet, os influenciadores digitais são como celebridades, e, tal como músicos e atores, sua associação a uma determinada marca ou produto pode ser muito positiva para as vendas.
Mas como definir o que é um influenciador digital? Um influenciador, ou influencer, é uma pessoa que cria conteúdo na internet e acumula seguidores por conta dessa produção. Desse modo, eles têm uma determinada influência que pode ser usada em parcerias com marcas.
Neste ponto, uma parceria com um influenciador pode ser ainda mais útil do que uma com uma celebridade “tradicional”. Isso porque influenciadores tendem a atuar em nichos específicos – maquiagem, cabelo, games, filmes, etc. Sendo assim, os seguidores de um influenciador são um público que têm interesse no nicho em questão. Ou seja, é um público que pode realmente consumir os produtos promovidos pré-selecionado.
Fica claro, então, o que é o marketing com influenciadores digitais e por que vale a pena apostar nessa estratégia. Mas como selecionar um influenciador para fazer uma parceria com a sua marca?
O primeiro passo é entender que não é uma boa ideia focar apenas no número de seguidores. É claro que você quer uma parceria com alguém que tenha algum alcance, mas o mais importante é o nicho de atuação do influenciador.
Não adianta você investir profundamente em uma parceria com um influenciador de games, por exemplo, se o seu produto é para jardinagem. O ideal é buscar pessoas que abordem assuntos que tenham a ver com a área da sua empresa.
Além disso, é interessante estudar o histórico da pessoa na internet. Às vezes, fazer uma parceria com um influenciador que tenha um histórico de fazer comentários controversos, por exemplo, pode ser muito prejudicial para a sua marca.
Por isso, é crucial conhecer bem o influenciador em questão antes de abordar a pessoa com uma proposta. Faça uma pesquisa cuidadosa para encontrar alguém que realmente seja adequado para a sua marca.
Finalmente, é possível pesquisar sobre a sua marca nas redes sociais para ver se algum influenciador mencionou ela de alguma forma. Às vezes, você pode descobrir que alguém já mostrou apreciação pelos seus produtos e serviços. A partir daí, é muito mais fácil construir uma parceria.
Cuidado ao traçar estratégias de marketing com influenciadores digitais
Apesar de ser uma estratégia muito boa e funcional para as empresas, principalmente com a ascensão das redes sociais e o fenômeno dos influenciadores, é importante destacar que esta é uma estratégia um tanto quanto perigosa, principalmente para a empresa.
Isso porque se trata de trabalhar com pessoas, pessoas que são suscetíveis a erros e acertos e a pessoas que também tem uma determinada imagem no ambiente digital.
Dessa forma, torna-se fundamental que se escolha com muito cuidado a influenciador que terá ligações com a empresa, afinal, ele será um representante dela nas redes sociais.
Assim, busque sempre, primeiro, entender mais sobre a sua própria empresa. Isso significa que entendendo sobre a marca, principalmente sobre a moral e ética dela, você conseguirá identificar qual é o influenciador ideal de acordo com essas normas éticas seguidas pela empresa.
Com isso, as chances de a parceria dar certo são enormes, além de ajudar na manutenção da imagem da empresa e do próprio influenciador.
É muito comum ver empresas falindo ou caindo no desgosto do público por conta de parcerias com influenciadores que não seguiam o código de ética da empresa ou que não tinham uma boa reputação, por isso sempre recomendamos que se verifique a reputação do influenciador.
Pessoas muito criticadas ou que estão sempre se metendo em fofocas não são ideais para representar uma empresa, por maior que seja a sua fama nas redes. Na verdade, quanto maior o número de seguidores esse influenciador sem reputação tem, maior será o estrago na imagem da marca.
De acordo com o Google de 2016, 70% dos jovens de hoje confiam mais nos influenciadores digitais do que nas celebridades tradicionais. Isso mostra o tamanho do impacto que os influenciadores têm atualmente.
Além disso, reforçando os dados, o estudo Influenciadores Digitais, da Qualibest (2018), apontou que 86% dos seguidores confirmaram que descobriram produtos por meio dos influenciadores digitais. Além disso, 55% pesquisam a opinião de um influenciador antes de finalizar uma compra.
O levantamento da mesma empresa, intitulado “O poder dos influenciadores digitais”, acrescenta que 71% das pessoas seguem algum influenciador digital. Os influenciadores são a segunda fonte de informação decisiva na tomada de decisão para a compra de um produto (49% dos respondentes), perdendo apenas para amigos ou parentes.
Contrate uma agência de marketing digital
Diante disso, é evidente que o marketing com influenciadores digitais é um recurso que vale a pena explorar para a sua empresa. E o melhor é contar com ajuda especializada para fazer isso.
Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção para ajudar a sua marca a encontrar o influenciador ideal para uma parceria. Somos especializados em marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais e soluções em Inbound Marketing para ajudar a fazer a sua empresa crescer. Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento para saber mais!