Você sabe fazer marketing com influenciadores digitais? Fazer marketing digital é uma opção promissora para qualquer empresa. Mas, antes de colocar qualquer coisa em prática, é preciso conhecer bem as ferramentas à sua disposição. E, se você já acessou alguma rede social na sua vida, com certeza já ouviu falar dos influenciadores digitais, ou influencers.
Trata-se de pessoas que trabalham através da produção de conteúdo para a internet. Muitas vezes, elas fazem parcerias com marcas, e isso pode ser uma ótima estratégia de marketing digital. Mas como esse tipo de parceria funciona?
Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, separamos, neste artigo, as 3 principais dicas para fazer marketing com influenciadores digitais. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 3 principais dicas para fazer marketing com influenciadores digitais
Seja no Facebook, no Twitter, no Youtube ou no Instagram, uma coisa é certa: Ser um influenciador digital é, hoje em dia, uma carreira legítima e prometedora.
Há pessoas com centenas de milhões de seguidores que trabalham através da produção de conteúdo para usuários, sempre trabalhando com algum nicho específico. E o nicho pode ser qualquer um: Existem influenciadores de maquiagem, exercício, cinema, videogames, estilo, roupa… A lista de possibilidades é infinita.
E é esse grande número de possibilidades que significa que qualquer empresa pode fazer marketing com influenciadores digitais. A questão é saber fazer isso de forma eficiente. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você com esse processo. Confira!
Entenda quem é o seu público-alvo
Você sabe qual é a área de atuação da sua marca. Mas você sabe quem é seu público-alvo? Esse ponto deve ser pensado antes da contratação de qualquer influenciador.
Afinal, dois influenciadores podem trabalhar com o mesmo nicho de conteúdo – conteúdo sobre moda, por exemplo – e ter audiências completamente diferentes – meninas adolescentes ou mulheres mais velhas, por exemplo. E é importante escolher um influenciador que fale diretamente com o público-alvo da sua empresa.
Devido a isso, comece criando uma persona de marketing para a sua marca. Dessa forma, você terá um perfil do cliente ideal para a sua empresa, e será mais fácil buscar influenciadores que tenham públicos similares.
Não se guie apenas pelo número de seguidores
Às vezes, pode ser tentador ir diretamente aos maiores influenciadores, os que têm milhões de seguidores. Mas isso precisa ser repensado. Primeiro, porque esses influenciadores cobram mais caro por suas parcerias; e, segundo, que só porque uma pessoa tem muitos seguidores, não significa que ela tenha engajamento.
Ou seja, você pode acabar pagando a mais por uma parceria com um influenciador que nem tenha tanta influência assim. Desse modo, preste atenção no número de interações que a pessoa recebe por postagem.
Pesquise a reputação do profissional antes
Contratar um influenciador digital é como contratar uma marca. Como cliente, você deve fazer uma pesquisa antes para saber qual é a reputação daquela pessoa.
Essa pesquisa é fundamental para evitar fazer uma parceria que pode prejudicar a imagem da sua empresa. Existem muitos influenciadores profissionais e confiáveis, que entregam conteúdo de alta qualidade para os seus seguidores; mas também há aqueles que apostam em controvérsias constantes para receber engajamento. Sendo assim, é preciso ser cuidado para saber com que tipo de pessoa a sua marca vai se associar.
Contrate uma agência de marketing digital para a sua marca
Se você precisa de dicas para fazer marketing com influenciadores digitais, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada na área, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!