6 maneiras de otimizar o site para um melhor desempenho comercial

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
27/07/2021
Otimização de Sites (SEO)

Você sabe quais são as principais maneiras de otimizar o site para um melhor desempenho comercial? Otimização de sites é um termo muito amplo que se refere ao processo de melhoria da qualidade, usabilidade e desempenho de uma página da web.

Os web designers implementam essas ideias para converter melhor os resultados da pesquisa orgânica, gerar mais leads e vendas, aumentar a qualidade do atendimento ao cliente online ou aumentar o conhecimento da marca.

6 maneiras de otimizar o site para um melhor desempenho comercial

Fonte: Freepik

Ou seja, podemos entender como otimização de sites o processo de maximizar a taxa de conversão por meio das páginas da web. Isso inclui otimizar seu site para classificação em mecanismos de pesquisa e torná-lo mais amigável.

Dessa maneira, a otimização de sites é um processo que envolve muitos fatores diferentes para garantir a melhor experiência possível para os usuários em seu site. Esses fatores incluem conteúdo, design e marketing.

Por que otimizar seu site é importante?

Otimizar o seu site é importante porque determina o número de visitantes e clientes que você terá. Se o seu site não tiver uma boa classificação nos motores de busca, as pessoas não conseguirão descobrir mais sobre o site, o que significa menos tráfego.

Essa estratégia também permite que as empresas aumentem sua classificação de palavras-chave nas SERPs (Search Engine Result Pages). Dessa forma, as pessoas poderão encontrar o site da empresa por meio do Google ou de outros mecanismos de busca.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Assim, a importância de otimizar seu site é colocá-lo em uma posição para obter classificações mais altas nos motores de busca. Isso ocorre porque quanto mais alta a classificação do seu site, mais fácil será para as pessoas encontrarem você.

Otimizar o seu site também o ajudará a obter mais tráfego, como já mencionamos. A maneira como isso funciona é que quando as pessoas pesquisarem por algo e você estiver na primeira página de resultados, elas clicarão no seu site em vez de rolar por todas as páginas procurando o que desejam.

Ou seja, investir na otimização de sites ajuda a sua empresa, melhorando sua classificação no Google e gerando mais tráfego, o que leva a um aumento nas vendas. Por isso é importante entender as principais maneiras de otimizar o site para um melhor desempenho comercial.

As principais dicas de SEO

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6 maneiras de otimizar o site para um melhor desempenho comercial

Existem algumas coisas que você pode fazer para otimizar seu site e começar a gerar mais leads. Algumas das maneiras mais comuns de otimizar um site para um melhor desempenho comercial incluem o uso do logotipo da marca, esquemas de cores, dando às pessoas a opção de preencher formulários e criando formulários de captura de leads com caixas de opt-in.

Não conseguiu entender? A gente separou 6 das principais maneiras de otimizar o site para um melhor desempenho comercial. Então confira a nossa lista com as explicações de cada tópico:

Use palavras-chave e frases no corpo do texto e títulos

É importante usar palavras-chave e frases no corpo do texto e nos títulos. Isso ajuda no SEO, os motores de busca classificam seu conteúdo mais alto devido à densidade de palavras-chave. Isso garante que, quando alguém pesquisar um tópico, ele seja encontrado no Google.

Dicas de SEO para novos sites

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Domine os fundamentos da otimização de mecanismos de pesquisa

A otimização de mecanismos de busca é uma habilidade muito importante que sempre deve ser dominada. Existem muitas técnicas e estratégias diferentes que podemos usar para obter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do motor de pesquisa e incluem:

  • Pesquisa de palavra-chave;
  • Otimização na página;
  • Otimização fora da página;
  • Otimização de mídia social;
  • Edifício da ligação.
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Inclua informações vitais na página inicial

Uma homepage deve ser a melhor representação da empresa. Deve ser fácil de navegar, ter uma frase de chamariz clara e destacar as últimas notícias da empresa.

É importante simplificar ao máximo os visitantes. Por exemplo, se você oferece muitos produtos ou serviços que não estão relacionados entre si, faria sentido dividi-los em páginas separadas. Se você não sabe quais informações são relevantes para sua página inicial, pense no que seu cliente deseja apenas olhando para elas.

Inclua informações vitais na página inicial

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Concentre-se em elementos de design que agregam valor à experiência do usuário

No paradigma do design de experiência, a jornada do usuário é considerada uma série de momentos interligados. Os designers devem fornecer aos usuários relevância, capacidade de resposta e consistência para criar uma experiência de usuário envolvente.

Site com design responsivo

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Use a mídia social para envolver seu público e espalhar a palavra-chave

A mídia social é uma ótima plataforma para marketing de conteúdo, mas não é a única. Como você deve ter notado, existem canais para todos os nichos e públicos. O fato é que nem todos os canais se destinam a todo tipo de marketing.

Por exemplo, se você deseja vender sorvete nas redes sociais, é melhor usar o Instagram ou o Pinterest. Mas se você quer vender um celular nas redes sociais, o Twitter ou o Facebook seriam mais adequados. Portanto, a melhor maneira de descobrir qual canal é mais adequado para seu produto ou serviço é pesquisar seu público-alvo e ver onde ele passa o tempo online.

Tenha presença nas redes sociais

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Pense além da sua estratégia de marketing atual

As estratégias de marketing estão sempre mudando e é importante acompanhar as últimas tendências. Existem muitos novos canais de marketing surgindo dos quais você pode não estar ciente.

A importância dos canais de marketing mudou nos últimos anos. Hoje em dia, a maioria das empresas conta com um único canal ou plataforma. No entanto, isso não é mais suficiente, pois os clientes têm várias opções de escolha e escolherão aquela que melhor se adapte a eles, dependendo de suas necessidades no momento.

Os profissionais de marketing devem pensar além de sua estratégia de marketing atual para acompanhar as mudanças dos tempos e permanecer competitivos no mercado.

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Otimize seu site com a ajuda de uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, oferece uma ampla gama de serviços, de SEO a direitos autorais e marketing de conteúdo, que podem ajudá-lo a otimizar seu site. Nós somos responsáveis por verificar se o seu site está em conformidade com os padrões mais recentes da indústria.

Além disso, nós somos especialistas em diversos serviços digitais. Portanto, podemos fornecer qualquer serviço de que você precisa para o seu site, como SEO, por exemplo. Entre em contato com a gente e faça já o seu orçamento.

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