5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing no Instagram

Uma média de 80 milhões de fotos são carregadas no Instagram todos os dias. E só isso já cria algumas preocupações para quem deseja se destacar na plataforma. Se você também compartilha desta preocupação, confira 5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing no Instagram.

5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing no Instagram

Fonte: Pixabay.

Com o crescimento cada vez maior do número de usuário e as altas taxas de engajamento da plataforma, é claro que o Instagram está se tornando uma rede social cada vez mais valiosa para comerciantes de todas as indústrias. E, neste sentido, não ter uma estratégia de marketing ou mesmo não se preocupar em melhorar o que está sendo feito pode ser um erro grave.

Veja 5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing no Instagram e comece a colocá-las em prática já!

1. Defina seu estilo visual: como o Instagram é a rede social mais visual, a primeira coisa em que devemos pensar quando se trata de melhorar sua estratégia é atualizar suas imagens. Toda imagem que você carrega deve fazer parte de uma experiência visual coesa. A consistência é criada não apenas pelo conteúdo que você publica, mas em como esse conteúdo é visualmente, da composição à cor.

Marketing Digital

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Se a personalidade da sua marca é jovem, ousada, atrativa e ligada a atividades saudáveis ou ao ar livre, ter um estilo visual condizente com esta atitude é fundamental para transmitir quem você é como empresa e o que você representa.

Suas imagens do Instagram devem se alinhar com sua marca de uma forma geral e isso também se aplica as fontes usadas. Se você vai escrever algo dentro da imagem, procure usar a fonte da própria marca ou uma que combine muito bem com ela. Esse tipo de consistência garante que, quando sua foto aparece no feed do usuário, haja um reconhecimento instantâneo da marca.

2. Prepare-se para satisfazer altas expectativas: dê uma olhada em qualquer conta famosa do Instagram, seja de uma marca grande, de uma celebridade ou mesmo de um influenciador, e você verá as imagens são sempre maravilhosas. Com 80 bilhões de imagens para olhar por dia, ninguém quer ver uma foto granulada, tremida ou escura.

Instagram

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Saiba que você precisará sim investir em imagens de alta qualidade, mas isso não significa que seja preciso gastar com uma sessão de fotos profissionais para cada publicação do Instagram. Contatar um fotógrafo para fazer diversas imagens relacionadas a sua marca de uma só vez pode produzir material suficiente para meses de publicações.

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Outra saída comum é buscar por bancos de imagens, o que a princípio pode funcionar muito bem. Porém, conforme o tempo passar, você verá que seu público irá solicitar, cada vez mais, imagens personalizadas. E este será o momento em que você terá que optar por trabalhar com fotógrafos e designers profissionais, pelo menos esporadicamente.

3. Aperfeiçoe a mistura de conteúdo: mantenha seus fãs e seguidores envolvidos com uma mistura de conteúdo variada. Uma maneira fácil de fazer isso é dividir o seu calendário editorial encaixando nele diferentes temas que atendem bem ao seu nicho.

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Uma empresa de marketing digital que se envolve com seu público no Instagram pode, por exemplo, compartilhar imagens que remetam ao trabalho realizado na agência, mas não só isso. Fotos de workshop, bastidores da equipe trabalhando e até uma imagem de uma xícara de café com um texto engraçado certamente atrairão ainda mais o público.

4. Usar (ou não) hashtags: para muitos, o exagero na utilização das hashtags é semelhante as práticas de black hat usadas em SEO: podem deixar a reputação do perfil manchada pois um aglomerado de hashtags é uma maneira infalível de parecer spam. As hashtags são uma parte importante do Instagram e servem para que seja mais fácil de encontrar conteúdos que são do interesse do usuário, o que pode levar qualquer um a encontrar seu conteúdo mais rapidamente.

As hashtags podem ajudar a construir sua comunidade, aumentar o engajamento e o número de seguidores. O Instagram permite até 30 hashtags por publicação, mas preencher todas elas pode não ser a melhor ideia: um estudo determinou que sete hashtags é o “número ótimo”. Mas encontrar o equilíbrio certo entre certo e errado depende também da voz, do conteúdo e da sua audiência.

Marketing no Instagram

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Quando se trata de usar hashtags para atrair novos seguidores e colocar suas imagens na frente de novos olhos, é preciso ter um pensamento estratégico. Enquanto você não deve evitar o uso de hashtags populares, o fluxo de informações derivado desse tipo de hashtag é tão gigantesco que sua imagem pode ser rapidamente empurrada para o final de uma coleção que só aumenta.

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E é aqui que as hashtags de nicho, que são específicas e relevantes para a sua imagem, devem entrar. Marcas famosas têm o costume de misturar hashtags super populares com outras mais personalizadas, o que geralmente garante que seus posts sejam incluídos tanto em coleções de hashtags muito populares quanto em coleções menores e mais criativas, onde elas têm uma chance maior de se destacar.

5. Aproveite o poder da hashtag de marca: em 2015, 70% das hashtags mais utilizadas entre 100 empresas famosas foram de marca. As hashtags de marca podem ajudar a criar uma comunidade entre seus fãs, além de serem a maneira perfeita de incentivar e consolidar o conteúdo gerado pelo usuário.

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As hashtags de marca não precisam ser limitadas à forma tradicional do nome da marca ou seu slogan. Ao criar hashtags originais e relevantes e relacioná-las a imagens mais interessantes, com cenários diferenciados, as marcas podem atrair um público mais amplo e ainda exibir o estilo de vida que o produto proporciona.

Mas lembre-se quando estiver criando sua hashtag de marca que ela deve ser curta e simples, o que a torna mais fácil de ler e compreender. Hashtags muito longas, além de serem difíceis de entender, também são chatas de digitar, o que faz com que as pessoas não as utilizem.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.