O Instagram é uma das redes sociais mais populares do Brasil. A plataforma conta com mais de 66 milhões de usuários brasileiros, tornando-se, portanto, um espaço com grande potencial para o marketing digital. Mas essa vantagem também pode ser uma desvantagem. Afinal, são muitas empresas usando o site e brigando pela atenção dos usuários.
Sendo assim, como se destacar? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos apresentar as 5 maneiras de melhorar o desempenho no Instagram. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Descubra quais são as 5 maneiras de melhorar o desempenho no Instagram
Crescer no Instagram é uma tarefa mais difícil do que pode parecer à primeira vista. Como são muitas as marcas que querem usar a plataforma para se promover, é necessário aderir a técnicas cada vez mais sofisticadas de marketing de redes sociais para obter destaque.
Mas isso não deve ser motivo para desistir. Ao contrário: Saber mais sobre maneiras de melhorar o desempenho da sua marca no Instagram só funciona a seu favor. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Use o recurso das stories
As stories são uma ferramenta do Instagram que permite que você faça posts efêmeros que só ficam no ar por 24 horas. Por conta dessa natureza, esses posts costumam ser muito mais casuais e diretos do que, por exemplo, uma publicação no seu feed. Por isso, não é estranho postar diversos stories ao longo do dia.
E a grande vantagem desse recurso é que ele permite um contato mais frequente com os seguidores do perfil. Isso porque, ao postar muitas vezes durante o dia, o seu perfil se torna uma parte do cotidiano dos seus seguidores. Desse modo, há uma sensação de aproximação que é muito positiva para a imagem da marca.
Além disso, os stories são fundamentais para que a empresa possa fazer uma análise de popularidade e, além disso, para que possa ser feita uma breve pesquisa de satisfação com relação aos seus produtos, serviços ou campanha.
Essa análise pode ser feita por meio das enquetes, ferramenta que pode ser utilizada nos stories. Com elas, além de melhorar o engajamento, você pode fazer perguntas referentes ao seu produto ou serviço e ver, em porcentagem, qual resultado dará. Com isso, é possível ver se as pessoas aprovam ou não um produto ou identificar falhas de comunicação.
Identificando esses erros por meio do engajamento com o cliente e se preocupando em corrigi-los é fundamental para melhorar ainda mais a imagem da marca. Isso porque, uma empresa que se dedica a melhorar e ouvir os clientes ganha mais relevância no mercado. Dessa forma, é importante fazer com que os clientes se sintam ouvidos.
Crie um perfil comercial
Quando você criar um perfil para a sua empresa no Instagram, é necessário mudar o perfil para um comercial. Você pode fazer isso indo em “configurações” e alterando o tipo do perfil.
Dessa maneira, você obtém acesso Instagram Business. O Instagram Business é um recurso do Instagram feito para empresas. Ele apresenta uma de ferramentas que podem ser usadas para medir o seu sucesso na plataforma. Assim, vale a pena fazer uso desse recurso.
Com o Instagram Business, você pode ter acesso a algumas ferramentas que ajudam no levantamento de dados para a medição do sucesso de comunicação na plataforma. Ou seja, você pode ver quantas pessoas você alcançou em um determinado tempo, quantas pessoas interagiram com determinada postagem, quantas curtidas você tem em média, entre outros resultados.
Esses dados são fundamentais para que você identifique a melhor maneira de se comunicar na plataforma e quais são os tipos de publicações que não dão muito engajamento. Assim, você consegue melhorar o desempenho da sua empresa no Instagram.
Invista na criação de uma estética coerente
O Instagram é um espaço feito para o compartilhamento de conteúdo visual. Por conta disso, para melhorar o seu desempenho no site, é uma boa ideia elevar o nível do seu conteúdo.
Para uma empresa, isso não significa apenas postar imagens de alta qualidade. É, também, preciso criar uma estética para a página, que seja coerente com a identidade visual da marca. Dessa maneira, o seu perfil vai se tornar muito mais atraente e atrair um número significativamente maior de seguidores.
Por isso, é fundamental investir em profissionais qualificados para a criação de artes para as redes sociais. Contar com designers gráficos, por exemplo, é uma ótima forma de garantir que os posts serão bem montados e de acordo com a estética da empresa, determinada pela identidade visual da mesma.
Mantendo essa estética coerente, é possível fazer com que a sua arte fique conectada na cabeça do internauta. Ou seja, mantendo uma identidade bem montada, quando a pessoa olhar a postagem, perceberá logo que é da sua empresa.
Faça vídeos
Imagens não são a única possibilidade de conteúdo para ser postado no Instagram. Vídeos são uma boa ideia para diversificar um pouco o seu feed. Esse formato é mais dinâmico, o que pode ser interessante para uma audiência mais ampla. O IGTV é um recurso que permite a postagem de vídeos mais longos, possibilidade que também deve ser explorada.
Recursos de vídeo são ótimos, principalmente porque um dos conselhos do marketing digital é produzir conteúdos em vários formatos. Neste caso, o vídeo é mais um formato que abre a possibilidade para o investimento em engajamento. No entanto, é importante destacar que a estratégia de comunicação e a linguagem utilizada deve ser diferente em casa canal, de acordo com as características do meio de informações.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você quer conhecer maneiras de melhorar o desempenho no Instagram, é uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais sobre nossa gestão de mídias sociais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!